Hoje foi o dia! A muito aguardada cronoescalada de 18,6 kms e com pendentes nunca antes “vistas” no Giro de Itália e que efetivamente fizeram as diferenças entre os melhores. E, sim, Primoz Roglic (Jumbo-Visma) consegue dar a volta nesta última oportunidade de vitória, esmagando por completo a concorrência direta.

PUB
Suspensões Fox

A 20ª etapa, a terminar no cimo do Monte Lussari, ficou marcada pela batalha entre os três primeiros homens da geral; até à partida destes, a corrida foi animada pelo imenso público que admirava de perto os ciclistas ao longo do contrarrelógio.

Mas hoje as atenções eram mesmo para os três primeiros da classificação geral: Roglic, Geraint Thomas (Ineos-Grenadiers) e João Almeida (UAE Emirates Team), entre estes discutiu-se a etapa e a classificação geral.

PUB
Mondraker Raze Carbon

Destes três, Almeida foi o primeiro a partir e fez um tempo exemplar, incluindo uma rápida troca de bicicleta antes da subida, um dos pontos fulcrais desta etapa. O português defendeu-se muito bem, chegando mesmo a ter o tempo mais rápido.

PUB
Mondraker Raze Carbon

Atrás de si vinha o esloveno, e vinha com tudo! Primoz Roglic que vinha a ganhar algum tempo no terreno plano e entra na subida com um ritmo muito acima dos seus oponentes. E mesmo com uma falha mecânica (a corrente saltou numa irregularidade da estrada…), Roglic consegue ganhar 42 segundos a João Almeida… Impressionante.

Geraint Thomas vinha a defender-se na primeira metade do TT, perdendo apenas 16 segundos antes da troca de bicicleta. O líder da Ineos optou ainda por trocar o capacete, ao contrário de Roglic e Almeida.

O britânico, que tentava vencer este edição do Giro de Itália, fraqueja nas grandes pendentes do Monte Lussari… Ao cruzar a linha de meta, ganha 2 segundos a João Almeida, mas perde 40 segundos para Primoz Roglic.

Nesta grande festa de ciclismo, a classificação geral sofre alterações, com Primoz Roglic a envergar a maglia rosa e a assegurar mais uma grande volta no seu palmarés. Geraint Thomas termina no segundo lugar, a 14 segundos do esloveno, e João Almeida fecha o pódio a 1m15s, vencendo ainda a classificação da juventude.

Mais info:

Lê também:

19ª etapa Giro 2023: na etapa ‘rainha’, Buitrago vence e Almeida aguenta… [com vídeos]

Imagens: Twitter Giro de Itália // Twitter Eurosport

Também vais gostar destes!