Já por aqui falámos sobre algum vestuário que a Ekoï está a fabricar com recrusos a grafeno (na linha Graphene), pois estão prometidas vantagens na dissipação do calor, mas agora o tema principal é a Ekoï Outlast, uma jersey de ciclismo que temos utilizado constantemente em várias voltas e treinos.

PUB
Selle SMP

E em destaque nesta peça está a tecnologia Outlast, que, segundo a marca, vai um pouco mais além em termos de desempenho face à gama Graphene. “A Ekoï tem aqui a primeira geração de jerseys que regula ativa e continuamente a temperatura corporal”, referem. Ou seja, quando está (muito) calor, o tecido absorve o excesso de calor e mantém-te fresco; quando está frio, o calor armazenado anteriormente na fibra é libertado e mantém-te quente”.

imagem-jersey-Ekoï-outlast

Este conceito, segundo a Ekoï, foi desenvolvido para os fatos espaciais da NASA para lidar com as variações extremas de temperatura no espaço.

E a abordagem desta jersey de ciclismo Ekoï Outlast tira proveito da amplitude térmica na utilização, prometendo ser uma solução adequada para todos os momentos. “Saídas em dias frios, com picos de calor, em subidas expostas ao vento, descidas em montanhas”, etc…

imagem-jersey-Ekoï-outlast

Na prática, podemos confirmar que existe de certa forma um efeito regulador de temperatura neste equipamento. À medida que a temperatura ambiente aumentava, não sentíamos o acumular de calor da mesma maneira que sentimos normalmente com uma jersey convencional.

PUB
Orbea Genius Dealers

Além disso, quando descíamos e a temperatura diminuía, não notávamos tanto aquela sensação de de demasiada “frescura” na zona do peito.

Este equipamento comporta-se de forma notável na gestão térmica e oferece uma sensação de conforto prolongada. No entanto, como acontece com qualquer peça técnica, a experiência pode variar de acordo com as preferências individuais e com as s condições específicas de cada volta.

Pode efetivamente existir uma sensação de termos menos frio quando a temperatura está menos positiva, diga-se assim, e deixamos o casaco em casa. Aliás, esta é uma jersey relativamente quente nesta altura. Combinada com um casaco quente ou com um corta-vento eficaz, por exemplo, está preparada para protegermos nos dias frios. O toque também é muito agradável.

PUB
KTM

Ao reduzir o aumento da temperatura corporal, o tecido com fibras Outlast pode diminuir a frequência cardíaca e otimizar o controlo da respiração. (Ekoï)

No entanto, mais atrás no tempo, no verão, as propriedades da tecnologia Outlast foram postas à prova quando o calor apertou. Sente-se um pouco mais fresca que outros modelos debaixo de sol e temperaturas altas, existindo uma regulação da transpiração, de certa forma. Em situações de sobe e desce e quando as condições oscilavam entre o sol a aparecer e momentos de nevoeiro, por exemplo, as sensações eram agradáveis. Eficaz.

 

A experiência foi bastante positiva. Podemos dizer que esta jersey funciona nesta sua função de manter o quente quando está frio e ajudar a estar com menos calor quando a temperatura sobe.

Mais: existem três bolsos traseiros abertos (com elástico) e um quarto com fecho, sendo este ideal para levar moedas documentos.

A desvantagem principal pode estar no preço, pois os cerca de 150 euros que pedem por esta peça no site do fabricante não é uma quantia reduzida. Mas há muitos modelos com preços equivalwntes e que podem não oferecer características do género.

Características do jersey de ciclismo Ekoï Outlast:

  • Tecido Outlast com cera microencapsulada;
  • Redução maciça da transpiração em 30 a 50%, garante a marca;
  • Tamanhos disponíveis: S-M-L-XL-XXL;
  • Cores disponíveis: cinco;
  • Preço: 150 euros;
  • Tecnologia aprovada pela equipe Premier-Tech de Israel.

Mais info:

Neste teste:

  • Texto e teste: José Escotto
  • Fotos e vídeo: Samuel Iglesias
  • Rider em ação: José Escotto
  • Bicicleta em ação: Orbea Orca Aero M20i LTD

Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.

PUB
Novidades Trek 2024

Também vais gostar destes!