A poucas semanas do Sea Otter Europe 2023, festival de ciclismo e bicicletas que tem lugar em Girona, em Espanha, o CEO Albert Balcells (e da Ocisports, empresa organizadora) explica um pouco da transformação que o evento tem sofrido desde a sua primeira edição, em 2017.

PUB
Giant TCR 2024

Com 95% do espaço disponível para expositores reservado desde o passado mês de junho, e apesar deste ano haver mais espaço para stands, marcas e players em geral, tal não significa que o percurso até agora tenha sido fácil. Segundo Albert Balcells, “a aceitação por parte do mercado foi muito além do esperado”. “Era evidente que o setor do ciclismo europeu há muito tempo necessitava e procurava um festival deste estilo”, refere o CEO da Ocisport. “Estamos satisfeitos com o progresso, mas ainda temos muito a fazer”.

Albert Balcells refere que “de momento, não pensam tanto na quantidade [de visitantes], mas sim na qualidade”, de forma a não quererem massificar o festival, sendo que o intuito é tornar o festival confortável para os visitantes. No entanto, nesta edição são esperadas cerca de 60.000 pessoas.

Balcells destaca a localização como fator de diferenciação do Sea Otter Europe perante outros festivais. “Girona e a sua região são únicas, um espaço e uma cidade que há muitos anos trabalham para promover o ciclismo. Muitos ciclistas e equipas profissionais têm a sua base aqui há muitos anos. A cidade é muito bonita e a região é perfeita”, garante.

“A possibilidade de experimentar bicicletas no Sea Otter Europe é uma das chaves para o sucesso do evento. O facto dos utilizadores ou potenciais compradores poderem experimentar modelos de mais de 40 marcas, de todas as vertentes, durante o festival é algo excecional… e de forma gratuita!”, explica o diretor do festival. Este é o grande fator de diferenciação do festival.

PUB
TrekFest 2024

Dentro do Sea Otter Europe acontece também o Euro Mobility Festival, que já é considerado uma referência no que diz respeito a eventos sobre mobilidade urbana e sustentável. “O Euro Mobility Festival (EMF) nasceu sob o ‘guarda-chuva’ do Sea Otter Europe para aproveitar a popularidade da marca e dos visitantes do festival”, diz Barcells. “Embora seja realizado nas mesmas datas e local, o festival tem o seu próprio espaço, imagem e comunicação, um programa próprio e testes de bicicletas diferenciados com circuitos diferentes”, explica.

Quanto ao fenómenos do cicloturismo também associado, o espanhol revela ainda que se “estão a ampliar cada vez mais o espaço dedicado a agências nacionais de turismo, territórios, agências de viagens, entre outros”.

“O Sea Otter Europe é um dos festivais de ciclismo mais importantes do continente europeu: completamente consolidado, que cresce cada vez mais em expositores internacionais em termos de espaço, marcas e também em visitantes”, ostenta Barcells. “O Sea Otter Europe é uma ótima ferramenta de comunicação e comercialização no mercado do ciclismo europeu”, conclui o CEO do festival.

Mais info:

Lê também:

Espaço do Sea Otter Europe 2023 praticamente lotado!

PUB
Nova Trek Supercaliber

Também vais gostar destes!