As e-bike light são provavelmente a categoria com mais crescimento dentro do ciclismo neste momento… E com a evolução da tecnologia ao nível dos motores e baterias, a fasquia começa a ficar elevada. A nova Canyon Neuron:ONfly é uma belo exemplo disso mesmo. É hoje lançada pela marca germânica e destaca-se, entre outros pontos, pela presença do novo motor Performance Line SX da Bosch com 600 watts e 55 Nm!

PUB
Giant TCR 2024

Esta é também a primeira bicicleta da marca a ser inserida na categoria das e-bike light, e, como tal, a nova Canyon Neuron:ONfly situa-se entre a ‘full-power’ Neuron:ON e a opção convencional Neuron (esta sem motor).

imagem-canyon- Neuron:ONfly

O objetivo da Canyon com este modelo passa por fazer valer o tempo em cima da bicicleta. Mas a marca deixa também bem claro que “o esforço do ciclista continua a ser o factor mais valorizado”, explicam em comunicado.

A Neuron:ONfly é para quem quer ser o piloto, não o passageiro. (Canyon)

A gama tem quatro modelos, com preços que devem variar entre os 4.800 e os 8.000 euros. Confirmamos em breve o preço de todos eles para o nosso mercado, pois em Portugal a redução de IVA traz sempre valores mais acessíveis face ao que vigora noutros países da Europa, especialmente em Espanha, aqui mesmo ao lado.

imagem-canyon- Neuron:ONfly

PUB
Beeq

Motor Bosch SX

É mais pequeno que o seu “irmão” Bosch CX, mas está prometido que consegue atingir o mesmo pico de potência de 600 watts. Impressionante, se assim for! Tem 55 Nm.

E outro dos aspetos importantes que a marca sublinha é a forma como o sistema entrega a potência: de forma gradual. “Em estradas de gravilha, o apoio elétrico é confortável, como se estivesse vento pelas costas”, podemos ler no comunicado oficial da Canyon.

Quanto à bateria, trata-se de uma unidades com 400 Wh de capacidade, o que se traduz numa poupança de peso entre os 2 e os 3 kg quando em comparação com a Neuron:ON. É possível recorrer a um range extender na parte superior do tubo inferior, aumentado a autonomia e a diversão…

PUB
Specialized Levo

Design e quadro

A nova Canyon Neuron:ONfly apresenta um quadro de design apelativo e em carbono. As rodas são 29” à frente e atrás e as suspensões/amortecedor têm 140 mm de curso à frente e atrás, algo que faz com que esta e-BTT se torne “mais ágil nas descidas técnicas e mais eficiente nas subidas.”

imagem-canyon- Neuron:ONfly

O ângulo de direção é de 64,5º, uma medida que permite maior controlo em velocidades mais elevadas, diz a marca.

Quando o terreno inclina e temos de enfrentar as subidas mais inclinadas, podemos contar com uma posição “neutra” graças ao ângulo de selim de 76,5º.

App eBike Flow da Bosch

O Neuron:ONfly utiliza o ConnectModule da Bosch e a app para smartphone eBike Flow da Canyon para oferecer uma experiência ainda mais personalizada. Assim é possível configurar o output do motor, instalar atualizações e monitorizar todos os aspetos do sistema elétrico da bicicleta. Tudo isto em tempo real.

PUB
Prototype

Gama Neuron:ONfly

CF LTD

O modelo topo de gama e que vem equipado com transmissão Sram Eagle XX AXS de 12x, suspensão Fox Float Factory de 140 mm e travões Sram Code Ultimate Stealth, entre vários outros componentes. Pesa 19,1 kg.

imagem-canyon- Neuron:ONfly

CF 9

Equipada com suspensão RockShox Pike Ultimate de 140 mm e transmissão Sram Eagle XX AXS de 12 velocidades, além de outros itens que podemos ver no site da marca, nas listas de especificações completas. Pesa 19,9 kg.

CF 8

Equipa com suspensões Fox 34 Performance de 140 mm e transmissão Shimano XT, isto num conjunto de material e componentes mais “acima” na gama que as suas “irmãs” anteriores. Pesa 19,6 kg.

CF 7

Por fim, a versão mais acessível desta nova gama da Canyon, que tem transmissão Shimano Deore e travões Sram Code R. Pesa 20,4 kg.

Mais info:


Créditos imagens: Canyon

Também vais gostar destes!