São objetos de desejo só por andarem nas mãos de Tom Pidcock e Pauline Ferrand-Prévot, é certo, quando estes fortes atletas da Ineos Grenadiers se “aventuram” no BTT e no XCO. Algo mais normal para ela do que para ele, no fundo… Sim, são as bicicletas Pinarello de BTT que ficam agora disponíveis nas versões para 2025 e em dois modelos diferentes, um hardtail e um de suspensão total. E até há diferentes versões!

PUB
Riese & Müller Multitinker

Como já se viu em vários vídeo por essa Internet fora, foram eles que ajudaram a desenvolver estas bicicletas e o desenho dos quadros, algo que é sem dúvida fora do normal. Mas já lá vamos…

Primeiro devemos referir que estas novas bicicletas são quatro na verdade: as suspensões totais são os modelos Pinarello Dogma XC e Pinarello XC, enquanto as hardtail são as Pinarello Dogma XC Hardtail e Pinarello XC Hardtail. Ou seja, nos nomes não se inventou muito…

Onde se inventou foi na engenharia destes quadros em carbono, com um design aberto e triangular na parte inferior, na zona do bottom bracket, que trabalha com um sistema minimalista de pivots. Mais eficácia na transferência de potência, garante a Pinarello.

PUB
Specialized Levo

Depois, a assimetrias. As escoras e todo o triângulo traseiro das bicicletas são diferentes de um lado para o outro. E aqui a marca avança três vantagens: o aumento da reatividade da bicicleta e mais tração, dizem!), menos lama acumulada neste sector e também a possibilidade de acomodar pneus mais largos.

À frente, o cockpit integrado e de peça única também é bem agradável à vista, como mostram as imagens. Com cablagem interna e sistema que impede a rotação total do guiador e o eventual toque no quadro.

Mas não vale a pena dizer muito mais, passemos para as listas de especificações das bicicletas:

Pinarello Dogma XC

PUB
Giant TCR 2024
  • Quadro em carbono Toray M40 J
  • Transmissão Sram XX SL Eagle AXS
  • Travões Shimano XTR
  • Rodas DT XRC 1200 Spline
  • Suspensão frontal: Fox 32 Factory Kashima 100 mm
  • Amortecedor: Fox Float SL Factory Kashima 190×45
  • Espigão: Fox Transfer SL Kashima drop 100 mm
  • Cockpit Talon Ultra XC
  • Pneus Maxxis Rekon Race 29×2.35 (29×2.25 atrás)
  • Peso de 10,45 kg
  • Preço: 13.500 euros

Pinarello XC

  • Quadro em carbono Toray T900 UD
  • Transmissão Sram GX Eagle AXS
  • Travões Shimano Deore XT
  • Rodas DT XR 1700 Spline
  • Suspensão frontal Fox 32 Performance Elite SC 100 mm
  • Amortecedor Fox Float SL Performance Elite 190×45
  • Espigão Fox Transfer SL Performance Elite drop 100 mm
  • Cockpit Talon Ultra XC
  • Pneus Maxxis Rekon Race 29×2.35 (29×2.25 atrás)
  • Peso de 11,30 kg
  • Preço: 7.900 euros

Pinarello Dogma XC Hardtail

  • Quadro em carbono Toray M40 J
  • Transmissão Sram XX SL Eagle AXS
  • Travões Shimano XTR
  • Rodas DT XRC 1200 Spline
  • Suspensão frontal: Fox 32 Factory Kashima 100 mm
  • Cockpit Talon Ultra XC
  • Pneus Maxxis Rekon Race 29×2.35 (29×2.25 atrás)
  • Peso de 9,20 kg
  • Preço: 11.000 euros

Pinarello XC Hardtail

  • Quadro em carbono Toray T900 UD
  • Transmissão Sram GX Eagle AXS
  • Travões Shimano Deore XT
  • Rodas DT XR 1700 Spline
  • Suspensão frontal Fox 32 Performance Elite SC 100 mm
  • Cockpit Talon Ultra XC
  • Pneus Maxxis Rekon Race 29×2.35 (29×2.25 atrás)
  • Peso de 10,20 kg
  • Preço: 7.900 euros

Mais info:

Também vais gostar destes!