António Morgado ascendeu rapidamente no panorama do ciclismo nacional e mundial. O ‘Bigode Voador Português’ já dá cartas desde o escalão de juniores, mas mais recentemente tem deixado a sua marca em provas de um dia e em várias clássicas.

PUB
Giant TCR 2024

Nascido a 28 de janeiro de 2004, 20 anos, 71 kg de peso e 1,80 metros de altura. Este é o perfil de António Morgado, atual corredor da UAE Emirates.

Os seus anos de juniores foram passados na Bairrada Cycling Team, equipa que é referência no panorama júnior nacional. Aliás, por essas alturas, quando António tinha ainda 17 anos, tivemos o prazer de o entrevistar aqui no GoRide.pt. Vale a pena recordar!

António Morgado: “Estou cada vez mais focado em ganhar”

PUB
Riese & Müller Multitinker

Pouco tempo depois, e como tem sido bastante comum para jovens ciclistas portugueses, rumou em direção à Hagens Berman Axeon, equipa de Axel Marckx, filho de Eddy Merckx.

PUB
Cube Stereo ONE

 

O destino seguinte já bem conhecemos: seguiu para a UAE Emirates, equipa que conta também com os portugueses João Almeida e gémeos Oliveira.

No seu palmarés já bastante “desenvolvido”, incluindo vitórias UCI, António Morgado, ainda em idade de junior, alcançou o 2º lugar no campeonato do mundo por duas vezes consecutivas, uma em juniores e outra em sub-23.

Em sub-23, já na Hagens Berman Axeon, António destacou-se nas etapas mais duras e de um dia só. Prova disso foi o 4º posto na Il Lombardia Under-23. Nesse mesmo ano sagrou-se campeão nacional de contrarrelógio pela quinta vez, tendo já vencido em 2019 e 2020 (cadetes), 2021 e 2022 (juniores).

Este perfil levou-o à UAE Emirates, num trajeto rápido e de crescimento acelerado rumo a uma equipa World Tour. Agora, António Morgado está a fazer um arranque de época ao mais alto nível, com resultados muito interessantes obtidos no meio dos “tubarões”.

PUB
Giant TCR 2024

Recentemente, e que aqui falámos, Morgado fechou no quinto lugar da Volta a Flandres, sendo o atleta mais jovem nos últimos 80 anos a conseguir atingir esta posição na prova belga.

Nesta época de clássicas os resultados estão a ser animadores, com destaque principal para a Le Samyn, prova onde obteve o segundo lugar… novamente por uma unha negra! Na Volta ao Algarve venceu a juventude e na Figueira Champions Classic foi 15º.

A pergunta é: onde irá parar o ‘Bigode Voador Português’? No próximo fim de semana estará no Paris-Roubaix, a mítica prova de empedrado, outro monumento do ciclismo. António Morgado, força, estamos todos a dar-te apoio!

Principais resultados:

  • 15º International Tour of Rhodes – 1º lugar à geral.
  • Le Samyn – 2º posto.
  • Campeonato do Mundo de Sub-23 – 2º posto.
  • Volta a Flandres – 5º lugar.
  • Circuito das Ardenas – 4º lugar à geral.
  • Volta ao Algarve – 10º lugar à geral.
  • Il Piccolo Lombardia – 4º lugar.

Crédito da imagem principal e restantes: Twitter UAE Emirates Team // Federação Portuguesa de Ciclismo 

Também vais gostar destes!