Estão a ser dados passos de gigante na qualidade do material desta marca, pelo que temos experienciado através dos conjuntos que a Spiuk nos tem enviado para teste. E este equipamento Spiuk mais virado para o tempo frio, o kit Profit Cold&Rain (composto por jersey, calças, meias e luvas), é um bom exemplo disso.

PUB
Novidades Trek 2024

São os modelos que este fabricante aponta ao inverno, ao “combate” à chuva e ao frio que muitas vezes nos irritam neste altura do ano. Um jersey de manga comprida, neste caso em tons de verde, as calças também da gama Profit e ainda um par de luvas. Tudo destinado a um uso em bicicletas de estrada, mas, verdade seja dita, nada impede que utilizemos estes equipamentos em gravel ou BTT.

Jersey Spiuk Profit Cold&Rain – 129 euros (97 em promoção)

Esta é a “jóia da coroa” desta coleção de vestuário técnico de ciclismo. De aparência muito simples, esta jersey é bastante leve (é efetivamente um jersey e não um colete ou casaco, atenção) e também cómoda. O tamanho que estamos a usar é um S, sendo que ainda fica com espaço para levar uma camisola interior de aquecimento por baixo, por exemplo.

Há pormenores de qualidade: o forro interior tem um acabamento bastante agradável e o tecido bielástico ThermoRoubaix, combinado com a tecnologia DWR (Durable Water Repellency), promete um isolamento térmico eficaz.

Relembramos que se trata de uma jersey de ciclismo e não de um casaco, perfeita para as voltas em que saímos com algum frio e tempo “duvidoso”, precavendo a situação caso comece a chover ligeiramente. Por isto, é boa opção para o outono e para os dias menos agradáveis da primavera, também.

PUB
Novidades Trek 2024

Se estiver bastante frio, levar um casaco por cima é recomendado. Se chover um pouco, a Cold&Rain “aguenta-se” bem; se chover muito, não há “milagre”: vamos ficar molhados, certamente. Resiste bem à água, mas não é um impermeável. Respiração em bom plano.

Disponível em seis tamanhos e duas cores, esta jersey conta com três bolsos traseiros que têm um sistema que impede que a água afete o que segue no interior dos mesmos.

PUB
KTM

Calças Spiuk Profit Cold&Rain – 149 euros (112 euros em promoção)

Falemos agora das calças Profit Cold&Rain que também fazem parte desta linha de equipamento Spiuk. Tal como no caso da jersey, o material utilizado no fabrico desta peça conta com o acabamento DWR, preparado para resistir a momentos de chuva não muito intensa.

A “aperto” aplicado pelas calças parece-nos normal; experimentámos o tamanho M e não nos parece que seja maior ou mais pequeno que outras calças de outras marcas. Adaptam-se bem às pernas, talvez por causa também do recido bielástico ThermoRoubaix. Abaixo do joelho o dito “aperto” é um pouco mais justo, dificultando um pouco o momento de passar os pés a vestir.

A carneira escolhida para estas calças é uma das melhores que a Spiuk usa nos seus equipamentos: a Paris HP Hybrid Cell by Elastic Interface. Referem que proporciona conforto em voltas de até sete horas de duração. Nos nossos testes não chegámos a durações a este nível, mas em todos os momentos sentimo-nos bem a usar as calças. As voltas incluíram estrada, gravel e XC.

Há uma série de elementos refletores, para que possamos ser vistos nos dias de menos visibilidade. De uma forma geral, o acabamento está em bom nível, com costuras bem conseguidas, cinco tamanhos disponíveis e apenas uma cor.

As meias de cano médio custam pouco mais de 11 euros quando em promoção.

Luvas Spiuk Profit Cold&Rain – 39 euros (29 euros em promoção)

Gostamos muito destas luvas. E especialmente porque com uma aparência tão fina conseguem proteger muito. Não são um modelo para o frio intenso, daqueles em que até poderíamos mexer na neve com elas, mas sim umas luvas que cumprem bem a sua missão quando os dias de inverno “normais” se fazem sentir. Tal como as outras peças, são feitas com o tecido ThermoRoubaix com acabamento DWR.

As vantagens de usarmos umas luvas assim mais finas? O contacto com o guiador é muito bom, há sensibilidade em tudo o que fazemos, e isto faz com que a condução da bicicleta seja natural. A zona da palma das mãos tem uns apliques em silicone (bem conseguidos visualmente) que faz com que o guiador não “escape” ao nosso controlo quando está molhado.

PUB
Cube Stereo ONE

É fácil calçar e descalçar as luvas, o que é sempre bom, e as inserções Touchscreen nos polegares e nos indicadores fazem com que seja possível usar ecrãs táteis. Umas luvas disponíveis em seis tamanhos e numa cor apenas.

A nossa avaliação

A Spiuk melhora os seus equipamentos e acessórios a cada dia que passa e esta gama Profit Cold&Rain é a mais recente prova disso, pois dá mais um salto na qualidade face ao material da marca que já experimentámos antes. Ponto principal: a boa relação qualidade/preço dos produtos.

Nestes casos, trata-se de um conjuntos de jersey, calças, luvas e meias que se portam muito bem no tempo outonal e até nos dias em que está a chover (desde que não seja com intensidade).

O isolamento térmico está em bom nível para os dias frios (não para os dias mais gélidos!) e em termos visuais todas as peças apresentam um look bastante interessante e até um pouco exclusivo, fazendo lembrar o “toque” exclusivo que outras marcas mais caras têm nos seus equipamentos.


Mais info:


Neste teste:

  • Texto e rider em ação: José Escotto
  • Vídeo: Spiuk
  • Fotos: Samuel Iglesias e Spiuk

Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.

Também vais gostar destes!