Há bicicletas que são autênticos objetos de desejo, isso é certo, ao alcance apenas de quem tem um orçamento mais abonado. Mas nem isso pode ser sinónimo de ter algo exclusivo. É por isso que várias são as marcas que permitem ao comprador fazer a personalização da bicicleta…

PUB
KTM

Exato: escolhemos o modelo que queremos comprar, a versão e patamar de material, e depois é ainda possível pedir para serem feitos ajustes especiais no quadro, que podem ir de uma pintura original a pormenores únicos. Há ainda outras marcas que permitem substituir alguns dos componentes no momento da compra online.

Ou seja, são os chamados de programas exclusivos de personalização da bicicleta, que normalmente têm um custo adicional, que, dependendo das marcas e do grau de personalização, pode variar. Tentamos aqui agrupar então todas as marcas que disponibilizam este tipo de recurso.

Personalização Berria

Esta marca espanhola não tem grande expressão em Portugal, mas sempre se destacou por oferecer um alto grau de personalização de suas bicicletas: é possível criar uma bicicleta totalmente personalizada tanto em termos de componentes como em termos de design do quadro.

A partir do site, e de uma forma muito intuitiva, refira-se, passamos por diferentes etapas à medida que selecionamos as nossas preferências e, no final, vemos o custo da nossa “criação”.

PUB
Specialized Levo

Mais info: www.berriabikes.com

BH Be Unique

O programa de personalização da BH é também ele muito fácil de usar (na verdade, como quase todos os outros) e permite configurar a bicicleta conforme as nossas preferências.

E isto acontece no que toca ao design do quadro e também escolhendo diferentes componentes: transmissão, rodas, tamanho de avanços, guiadores ou até mesmo a fita do guiador. Entre as opções disponíveis, claro.

PUB
Novidades Trek 2024
BH UNIQUE | Be You. Be Different

Mais info: www.bhbikes.com

Orbea MyO

Outro dos programas conhecidos é o da Orbea, com possibilidades de personalização que vão além do design, pois podemos efetuar pequenos (ou grandes) ajustes à configuração da bicicleta, modificando os componentes que ela traz de série.

O design do quadro é a alteração que será mais visível, certamente, com múltiplas configurações, cores exclusivas e padrões disponíveis.

Mais info: www.orbea.com

Pinarello MyWay

Se uma bicicleta da marca italiana já é exclusiva por si só, imagine-se podermos ir mais além e personalizar tudo a gosto… O programa da Pinarello chama-se MyWay e com ele podemos dar-nos ao luxo de adquirir uma bicicleta com design personalizado diretamente de fábrica.

PUB
Selle SMP

Como a marca diz, “é possível ter uma bicicleta à medida em apenas quatro passos: escolher o modelo, selecionar um esquema de design/cores, guardar a configuração e reservar o quadro no distribuidor Pinarello mais próximo”.

Recentemente foram inclusive adicionadas novas opções e cores a este programa.

Mais info: www.pinarello.com

Trek Project One

Este é também um dos programas mais conhecidos, que além de existir há muito tempo também é, provavelmente, um dos que oferece mais opções, com múltiplos designs de base especiais e que permitem criar uma Trek diferente das restantes.

Basta ir percorrendo os vários passos da personalização no site da marca, num processo muito fácil, e o resultado será certamente um design e uma personalização de bicicleta única.

Mais info: www.trekbikes.com


Conheces algum programa de personalização da bicicletas que podia estar neste artigo e que tenhamos deixado de fora? Escreve-nos e diz-nos qual, por favor, temos todo o gosto em adicioná-lo à seleção.


Artigo redigido por José Escotto e editado por Jorge Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.

Também vais gostar destes!