Qual o praticante de ciclismo e bicicleta que nunca teve umas dorezinhas nos joelhos? Pois… Este artigo serve para elucidar algumas das possíveis causas e tratamentos das lesões de sobrecarga nos joelhos. Vamos a isso?

PUB
Riese & Müller Multitinker

As chamadas lesões de sobrecarga no praticante de ciclismo ou BTT são, como o próprio nome indica, de “uso a mais” da articulação. E podem ter diversas causas. São normalmente não traumáticas, mas um traumatismo no passado pode posteriormente desencadear este tipo de lesão.

As zonas mais comuns de lesões de sobrecarga em pessoas que andam de bicicleta são as seguintes, por ordem decrescente: joelho, pescoço, zona lombar, mãos, tornozelo/pé e anca. A maioria destas lesões ocorrem devido a erros de treino ou, secundariamente, a problemas de bike fit.

Cada vez mais existem praticantes desta modalidade que cometem este tipo de erros, muitos devido à inexperiência ou falta de informação. Tem vindo a aparecer cada vez mais em consulta de medicina desportiva praticantes com este tipo de lesões.

Nada como saber prevenir e preparar-se bem, não só ao nível de equipamento, bicicleta e roupa, mas também, muito importante, ao nível da posição na bicicleta (bike fit). Um plano de treino adequado, bem como fortalecimento e alongamento adequado dos membros inferiores, é vital.

Existem diversas zonas onde a pessoa pode referir dor, podendo estas ser isoladas ou aparecerem em conjunto. A localização da dor pode ser a nível anterior (parte da frente), na face interna, na face externa ou na face posterior (parte de trás).

Se há dor na face anterior do joelho:

PUB
TrekFest 2024

Podemos ter problemas ao nível da rótula (desvios/condromalácia….), do tendão quadricípital, do tendão do rotuliano ou ser síndrome de plica sinovial.

As principais causas deste problema podem ser erros de treinom bem como o rápido aumento de distância em kms. Pedalar durante muito tempo numa mudança mais alta do que o habitual ou muitos treinos em montanha podem também ter tendência para gerar dor na face anterior do joelho.

E erros comuns no bike fit podem ser: o selim demasiado baixo ou demasiadamente para a frente, o mau posicionamento do pedal de encaixe ou o próprio cranque ser grande demais.

Que problemas anatómicos tornam as pessoas propensas a este tipo de lesão? O sintoma de genos valgos (joelhos para dentro), genos varus (joelhos para fora) e a hiperpronação do pé.

O tratamento passa por rever e ajustar o plano de treinos, ajustar problemas de bike fit, corrigir os problemas anatómicos dentro das possibilidades, e fortalecer os quadricípetes.

PUB
Beeq

Se há dor na face interna do joelho:

Podemos ter problemas a nível da plica sinovial, da asa interna da rótula ou da bursa sinovial anserina (tendão do pé de pato).

As principais causas disto passam essencialmente por erros de treino ou por erros de bike fit. Por exemplo, também ter os pedais de encaixe com os dedos apontados para fora (bico do pé), ter os pés muito distantes, pedalar durante muito tempo numa mudança mais alta do que o habitual. Tudo isto pode provocar dor interna e anterior no joelho.

O tratamento passa por rever e ajustar o plano de treinos, ajustar os pedais de encaixe e fazer a reabilitação e fortalecimento do joelho.

Se há dor na face externa do joelho:

Podemos ter problemas ao nível da síndrome da banda iliotibial e da síndrome da plica sinovial. E as principais causas para estes síndromes podem ser a fricção excessiva da banda iliotibial para a frente e para trás sobre o epicôndilo femoral lateral.

Ou então a alteração da tensão das fibras anteriores e posteriores da banda iliotibial, que vão comprimir a gordura entre a banda e a bursa, criando uma inflamação. Há ainda a hipótese de isto ser causado por um Trauma prévio ou por movimentos excessivos repetitivos com alteração do eixo.

Mas a causa pode estar num bike fit mal feito, com um mau posicionamento dos pedais de encaixe. Ou no selim demasiado alto ou demasiado para trás. Quanto a problemas anatómicos, isto pode notar-se em pessoas com hiperpronação do pé e em casos de genu varos (joelhos para fora) ou da banda iliotibial muito tensa e da dismetria dos membros inferiores.

PUB
Cube Stereo ONE

Quanto a tratamento para este quadro de sintomas, devemos ajustar os pedais de encaixe, baixar um pouco o selim e ajustá-lo um pouco para a frente. Algumas ortoteses poderão trazer algum benefício, bem como alongar bem a banda iliotibial e fortalecer a zona da anca.

Se há dor na face posterior do joelho:

As queixas normalmente são nos músculos ou nos tendões do conjunto de músculos do grupo dos isquiotibiais. Podemos ter tendinopatia do bicípite femoral, tendinopatia do semimembranoso ou distensão da cápsula posterior.

As principais causas destes sintomas podem ser provocadas pelo excesso de treinos muito agressivos. Mas também podem estar em problemas de bike fit: ter o selim muito alto ou muito para a frente, bem como um mau posicionamento dos pedais de encaixe.

O tratamento passa por rever e ajustar os planos de treino, ajustar o selim e os pedais de encaixe, fortalecer os quadricípites ou fazer a reabilitação dos isquiotibiais.

Em suma…

Devemos ter especial atenção no posicionamento adequado na bicicleta. É preponderante consultar serviços especializados em bike fit, sempre!

Normalmente, os erros de treino levam a lesões. Por isso, ter noção que o descanso inadequado, o rápido aumento nas distâncias e as intensidades de treino desajustadas, bem como tensões musculares e microtraumas, levam a lesões musculares ou tendinosas com alguma frequência.

Se por acaso tens algum destes sintomas relacionados com dor ou desconforto nos joelhos, além de um bike fit bem feito, deves consultar um médico especialista nesta especialidade. Quanto mais depressa se resolverem as causas, mais depressa começas a recuperar.

Por outro lado, hoje as bicicletas híbridas elétricas permitem andar com mais conforto, bem como fazer treinos com cargas menos exigentes ao nível dos joelhos. Esta é um solução para pessoas com problemas a nível de joelho ou pessoas mais descondicionadas fisicamente.


O GoRide estabeleceu uma parceria com a GB Clinic Sports & Aesthetics, em Lisboa, uma clínica especializada na recuperação de lesões desportivas.

GB Clinic

Com o apoio dos Dr. Gonçalo e Pedro Barradas, da GB Clinic, a partir de agora e mensalmente iremos abordar as principais lesões a que os atletas ou praticantes de ciclismo estão mais expostos, de forma a prevenir e ajudar em retardar algumas sequelas que poderão resultar desta prática desportiva.

As especialidades da GB Clinic são:
Sports Medicine
  • Medicina desportiva
  • Ortopedia
  • Neurocirurgia
  • Maxilo Facial
  • Fisioterapia
  • Oesteopatia
  • Medicina Interna
  • Otimização Respiratória
  • Enfermagem
  • Endocrinologia
  • Imunoalergologia
  • Podoposturologia
  • Otimização Metabóilica do desportista
  • Nutrição
  • Massagem desportiva
Aesthetics
  • Cirurgia plástica
  • Harmonização Facial e corpo
  • Smart Aging
  • Recuperação Pós-Cirurgia
  • Análises clinicas

Contactos

  • Morada: Av Miguel Bombarda 133 A – Lisboa
  • Email: geral@gb-clinic.com
  • Contactos: 211 300 992 / 911 875 982

 Mais info:

Também vais gostar destes!