O mais recente material da iGPSport que nos tem chegado às mãos para teste tem convencido! E isto graças a boas combinações entre preço, qualidade e funcionalidades, três características que encontramos nas luzes traseiras iGPSport SRTL SR30 (luz radar) e a TL30 (luz smart) que temos andado a testar. Eis as nossas impressões.

PUB
Cube Stereo ONE

Mas vamos começar por “dividir as águas” entre estas duas opções da marca: a luz radar SR30, em nosso entender, faz mais sentido para quem passa efetivamente mais tempo em estrada ou em cenários de bikepacking, por exemplo.

Luz radar iGPSport SRTL SR30.

Por outro lado, a simples TL30 é “pau para toda a obra”, passamos a expressão; um pequeno “quadrado” vermelho que pode ser o essencial para qualquer volta de bicicleta. E é por esta que começamos…

Luz smart iGPSport TL30.

iGPSport TL30

TL30 | Smart Tail Light | Safety Guard for Cycling

Aqui não há entraves. Nem o preço, que se fixa abaixo dos 30 euros, mais precisamente nos 29,90 euros. A pequena caixa tem boa aparência e o unboxing é uma experiência tal e qual as que a iGPSport nos tem habituado: simples e direta, agradável.

PUB
Prototype

No pack encontramos a TL30, a respetiva fixação para o espigão de selim, dois elásticos de tamanhos diferentes e um cabo de carregamento.

Apesar do seu reduzido tamanho, esta pequena luz dispõe de 50 lúmens de intensidade máxima e 50 horas de autonomia, pelo que indica a marca. Da nossa experiência, a bateria nunca foi um problema!

A intensidade da luz mostrou-se competente tanto em voltas diurnas como noturnas, sempre com o ajuste e escolha do modo mais adequado.

PUB
Giant TCR 2024

Em termos de tecnologia, a TL30 possui um sistema de desaceleração que aumenta a intensidade da luz quando “sente” um abrandar da velocidade. Um pormenor útil e agradável para uma opção deste valor.

A luz desliga-se quando a bicicleta está parada e volta ao ativo quando “sente” movimento. Se tivermos um ciclocomputador iGPSport, o IGS630 ou IGS630S, por exemplo, a mesmo liga-se quando ligamos a unidade de GPS. Podemos ainda personalizar alguns modos através da app móvel, como acontece em toda a gama da marca.

Em suma, a TL30 é à prova de água, fácil de montar e utilizar, e muito competente para qualquer tipo de utilização. Na nossa opinião, o essencial!

Contudo, existe um pequeno pormenor que gostávamos de ver corrigido, que está relacionado com o suporte de fixação ao espigão. Este assume uma forma única, e no caso de espigões mais aerodinâmicos e achatados, podemos ter alguma dificuldade em centrar a luz. Mas este é apenas um pormenor!

iGPSport SRTL SR30

SR30|Radar inteligente Com Luz Traseira|Olhos de segurança para proteger seu passeio

Com a SR30 entramos noutro segmento, algo mais “sério” e seguro. E sim, esta luz faz concorrência direta à Garmin Varia, contudo o preço é muito menor, apenas 129,90 euros. Mas será igualmente boa?

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Começamos por um pormenor importante: uma luz radar não substitui a atenção redobrada que devemos ter quando circulamos de bicicleta; este é, sim, um complemento à segurança.

Na caixa encontramos a luz SR30, duas borrachas adaptadoras, três elásticos, cabo de carregamento USB-C e o manual de utilizador. Daqui partimos para a instalação, que, novamente, é simples e intuitiva.

Tivemos o feliz acaso de testar esta luz radar com o novo iGPSport IGS630S de que já falámos aqui no GoRide, e a ligação e emparelhamento dos acessórios demorou apenas alguns minutos.

No GPS, assim que ligamos a SR30, ficamos com uma barra vertical do lado direito, que posteriormente ganha a cor vermelha quando existe um veículo atrás de nós, e emite também um sinal sonoro.

A iGPSport afirma que esta SR30 é capaz de medir até 150 metros de distância, o suficiente para alertar. Reparámos que nalguns cenários (poucos, mas alguns) o sensor dava um sinal errado, talvez pelas características de estrada ou tráfego. Mas nada alarmante, de todo!

A luz, essa tem a sua presença! Um ponto positivo é que é também iluminada lateralmente, conferindo mais segurança em cruzamentos, por exemplo.

A iGPSport permite ainda que a SRTL SR30 seja compatível com outras marcas, basta que tenham Bluetooth ou ANT+. Em termos de bateria, contamos com 25 horas anunciadas e, em nossa opinião, andará perto disso. Para carregar a marca anuncia três horas.

Em suma, sendo uma luz-radar a um preço acessível, a iGPSport apresenta aqui uma boa solução. Funciona de forma simples e tem aquilo que a grande maioria dos utilizadores pretende.

Opção a ter em conta, sendo que tanto nesta e na outra luz há ainda um ligeiro caminho a percorrer no que diz respeito à robustez de construção.

Mais info:


Créditos imagens: iGPSport e GoRide

Também vais gostar destes!