Tadej Pogacar conquistou a sua segunda Liège-Bastogne-Liège, o que eleva para seis o registo pessoal de vitórias em ‘monumentos (três Volta à Lombardia, dois Liège-Bastogne-Liège e uma Volta a Flandres).

PUB
Specialized Levo

Replicando a estratégia ganhadora de Remco Evenepoel nos últimos dois anos, o esloveno da UAE Emirates fez o ataque decisivo na Côte de La Redoute, a mais de 34 quilómetros da chegada. Um ataque irresistível, que lhe permitiu ganhar uma boa vantagem no topo desta subida célebre da La Doyenne. Mas fez mais: Pogi bateu o recorde da ascensão!

PUB
Orbea Genius Dealers

Até agora, o KOM (Strava) da subida pertencia ao jovem Jarno Widar, da Lotto Dstny Development Team, que, aos 17 anos, registou 4.04 minutos durante um treino de outubro de 2023. Em competição, a melhor marca pertencia a Remco Evenepoel, com 4.13 m na edição de 2023.

Tadej Pogacar estabeleceu um novo recorde absoluto da La Redoute na recente edição de 2024, com 4.03 minutos, ou seja, baixando em 10 segundos o tempo do belga da Soudal Quick-Step e até mesmo o de Jarno Widar, por um segundo.

O esloveno fez os 1,54 quilómetros a 9,9% da subida a uma média de 22,9 km/h, em comparação com os 22 km/h de Evenepoel no ano passado. Mas mais do que os tempos, os desempenhos do esloveno e o do belga são ainda mais impressionantes, por terem sido efetuados com mais de 200 quilómetros de corrida nas pernas.


Créditos da imagem: UAE Emirates Twitter – https://twitter.com/opaisdociclismo/status/1782067742159319464/photo/1

Também vais gostar destes!