Durante 125 anos, a Paris-Roubaix foi corrida apenas por homens. Uma prova dura, com acidentes e quedas constantes… Até 2021, as senhoras não participavam na prova, não existia categoria feminina; nesse ano, contudo, a “igualdade” foi conquistada com a criação da Paris-Roubaix Femmes.

PUB
Giant TCR 2024

Foram 116 km de percurso, com 17 setores de calçada de pedra. E finalmente foram percorridos por mulheres. E o vídeo “Never look back: The story of the 2021 Paris-Roubaix Femmes”, da Trek Race Shop, é mais que uma explicação de como Lizzie Deignan venceu; é mais uma constatação do que esta prova significou para as senhoras que competiram nesse dia.

Os nervos e a ansiedade de estarem a fazer história, aliados a uma prova difícil e desafiante, são pontos referidos logo no início deste “documentário” pelas ciclistas. Mas o vídeo depressa canaliza o foco para a corrida e para a forma como a equipa da Trek-Segafredo lidou com ela.

Entrevistas, imagens da corrida, explicações de táticas… No fundo, uma homenagem a um feito histórico que demorou 125 anos a ser alcançado: a igualdade das ciclistas femininas numa prova que até então era apenas composta por homens.

PUB
Beeq

Mais info:


Imagens: Tim de Waele // Jojo Harper

Também vais gostar destes!