As lágrimas do diretor desportivo Rúben Pereira foram um dos momentos marcantes da última Volta a Portugal. Por tão pouco, a então Efapel viu escapar-lhe a vitória que tanto procura na geral, depois de uma exibição brilhante da equipa, com seis triunfos em 11 etapas, ao que juntou ainda a classificação coletiva e a dos pontos, por intermédio de um irrepreensível Rafael Reis. Mauricio Moreira foi a figura, um uruguaio que chegou e conquistou de imediato estatuto dentro de uma estrutura com António Carvalho e Frederico Figueiredo como líderes, depois da saída de Joni Brandão. A Efapel foi fortíssima e para 2022, agora com novo nome, Glassdrive/Q8/Anicolor, o objetivo está bem delineado: terminar com sucesso o que dez segundos (e uma queda no contrarrelógio final) tiraram a Moreira.

PUB
TrekFest 2024

A mudança de patrocinadores foi um dos principais destaques do final de temporada. Terminou uma ligação que durava desde 2011, ainda que a empresa vá continuar no ciclismo, mas apoiando outra estrutura, a de José Azevedo.

Todas as imagens © João Fonseca Photographer

A Glassdrive regressou para ser patrocinador principal, depois de já ter também dado nome (o segundo) entre 2012 e 2014. Nova denominação, mas a mesma mentalidade, numa equipa que manteve a sua espinha dorsal. Têm sido anos a perseguir a rival W52-FC Porto.

E se não tem tido problemas em somar muitas vitórias em todas as épocas, é a camisola amarela da Volta a Portugal que a equipa mais quer e que não consegue desde que triunfou com David Blanco em 2012.

Depois de um início de 2021 algo discreto, numa aparente segunda linha até à Volta ao Alentejo, Mauricio Moreira é agora o ciclista para quem mais se olha. Corredor completo, fortíssimo no contrarrelógio, bom trepador, é um líder indiscutível.

PUB
Orbea Genius Dealers

Porém, António Carvalho mantém-se como uma das figuras principais e também ele aposta para grandes resultados. Frederico Figueiredo tem o eterno problema: contrarrelógio. Contudo, Rúben Pereira não o remete para gregário, sendo um ciclista importante quando o terreno inclina.

Quem também continua na equipa é Rafael Reis. Grande temporada em 2021. Só na Volta venceu três etapas, andando também de camisola amarela. A exibição valeu-lhe o regresso à seleção, indo aos Europeus e Mundiais. Após deixar a Caja Rural, pouco se tinha visto de Rafael Reis, com um ou outro bom resultado, mas longe do que já tinha mostrado.

Ei-lo de regresso à melhor forma e será de esperar que, em 2022, procurará ainda mais vitórias recriando e até ultrapassando os seus melhores tempos na W52-FC Porto.

Todas as imagens © João Fonseca Photographer

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Outro ciclista que se tornou uma referência na estrutura é Luís Mendonça. É bem conhecida a sua história, de como apostou tarde no ciclismo. Tornou-se um corredor de enorme ambição, sempre à procura de ganhar, mas com capacidade de espírito de sacrifício em prol dos companheiros. É um indiscutível nesta estrutura.

O super experiente Javier Moreno, espanhol de 37 anos (esteve na Movistar e Bahrain-Merida, por exemplo) irá completar a sua segunda época na equipa, sendo que Rúben Pereira mantém ainda a aposta na juventude.

Saíram André Domingues (jovem talento de 20 anos que a Burgos-BH veio buscar a Portugal) e Fábio Fernandes (vai para a “nova” Efapel), mas entram Afonso Eulálio (Antarte-Feirense) e Pedro Silva (Rádio Popular-Boavista). Serão atletas que terão a oportunidade de evoluir numa das melhores estruturas do ciclismo nacional.

Fábio Costa é outro jovem na equipa, que para o seu segundo ano irá procurar ter mais oportunidades de mostrar o seu valor, sendo o seu ponto forte o sprint.

Outro dos reforços é o espanhol Héctor Sáez, que chega da Caja Rural e tem tudo para ser mais um corredor para reforçar o bloco que irá atacar a Volta a Portugal.

Como tem sido habitual, não se espera outra atitude da agora Glassdrive/Q8/Anicolor que não seja perseguir vitórias durante toda a temporada. Porém, depois daquele dramático contrarrelógio final da Volta, em Viseu, será de esperar que, mais do nunca, conquistar esta corrida e quebrar a hegemonia da W52-FC Porto estará perto de ser uma obsessão.

Glassdrive/Q8/Anicolor em 2022:

Permanências: António Carvalho (32 anos), Fábio Costa (20), Frederico Figueiredo (30), Javier Moreno (37), Luís Mendonça (36), Mauricio Moreira (26) e Rafael Reis (29).

Entradas: Afonso Eulálio (Antarte-Feirense, 20), Héctor Sáez (Caja Rural, 28) e Pedro Silva (Rádio Popular-Boavista, 20).

PUB
TrekFest 2024

Saídas: André Cardoso (37, ABTF-Feirense), Karel Hník (30), Guillermo Garcia (22, Rádio Popular-Paredes-Boavista), Rafael Ferreira (23), Fábio Fernandes (19, Efapel Cycling) e André Domingues (20, Burgos-BH).

Mais info:


Todas as imagens © João Fonseca Photographer

Também vais gostar destes!

Destaque

António Morgado soma e segue

António Morgado venceu a segunda etapa da Volta às Astúrias, impondo-se, em sprint, a um pelotão restrito. Afonso Eulálio (ABTF-Feirense), sexto no primeiro ...