São nove as equipas estrangeiras que estão presentes na Volta a Portugal. E se são as equipas portuguesas que vão suscitando mais curiosidado do público, também é verdade que entre as estrangeiras há muito para ficar a conhecer. Neste caso, as bicicletas. O GoRide.pt foi ver o que anda no pelotão!

PUB
Trek Fuel EX 2023

Encontramos algumas marcas bem conhecidas, como seria de esperar, mas noutros casos nem por isso. E há ainda uma bicicleta personalizada para o campeão americano, Kyle Murphy. Já a nível de escolha de grupo de transmissão, a Shimano está em maioria, tal como acontece com a opção por travões de disco, apesar de ainda se ver o sistema de pinças/calços que até recentemente dominou nas bicicletas de estrada.

Fica então a conhecer as bicicletas, com as equipas dispostas por ordem alfabética. Se quiseres ver também as bicicletas das equipas portuguesas no pelotão, segue este link, pois também já as vimos ao pormenor.

Bai-Sicasal-Petro de Luanda (Angola, escalão Continental)

A formação angolana surge com bicicletas de diferentes marcas. Segundo explicaram, não foi possível trazer todas as da marca – que também é de Angola e é a oficial da equipa: a Tchaco. Os grupos de transmissão são todos da Shimano.

Burgos-BH (Espanha, ProTeam)

A marca dá nome à equipa, pelo que estas são bem conhecidas, também pela cor que se distingue no pelotão. São modelos BH Aerolight equipados com periféricos FSA, entre outros elementos.

PUB
BH Ultimate EVO 2022

Caja Rural-Seguros RGA (Espanha, Pro Team)

Uma marca espanhola cada vez mais conhecida no nosso mercado, a MMR. Neste caso é o modelo G2 que está em ação. São estas bikes a escolha da Caja Rural-Seguros RGA, equipadas com transmissão Shimano Dura-Ace.

Electro Hiper Europa-Caldas (Colômbia, Continental)

Mais bicicletas BH no pelotão, mas outro modelo: a fantástica BH RS1. Com transmissão Shimano Ultegra, mas com pedaleiros da Rotor. Esta é uma equipa que, apesar da licença colombiana, tem base em Espanha.

Euskaltel-Euskadi (Espanha, ProTeam)

As Orbea continuam a ser as companheiras de corrida da equipa basca, que, tal como a Burgos-BH, vai estar na Volta a Espanha. São as Orbea Orca Aero, e também equipadas com Shimano Dura-Ace.

Human Powered Health (EUA, ProTeam)

A marca americana Felt mantém-se como parceira deste projeto e apresenta dois aqui modelos: a AR (nas fotos) e a FR. A primeira é mais aerodinâmica, a segunda é a eleita por alguns dos ciclistas da equipa nas etapas de montanha. O grupo de transmissão é Sram.

Temos ainda uma bicicleta personalizada e que tem chamado muito a atenção entre quem visita as equipas nas partidas, quando as bicicletas estão todas alinhadas junto aos autocarros. Falamos da Felt de Kyle Murphy, exatamente, até porque se trata do campeão nacional de estrada dos EUA.

Java Kiwi Atlántico (Venezuela, Continental)

Mais uma equipa que apesar da licença ser venezuelana também está radicada em Espanha. As bicicletas são da marca Java, modelo J.Air, e têm origem em Shenzhen (China), mas com design italiano, segundo se pode ler no site da marca. Os grupos são maioritariamente Shimano Ultegra.

Trinity Racing (Grã-Bretanha, Continental)

Eis bicicletas que não precisam de apresentação. A Specialized é parceira neste projeto de formação de ciclistas (não só de estrada) e fornece as SL7 Tarmac, com transmissão e material Sram Force.

Wildlife Generation Pro Cycling (EUA, Continental)

Mais bicicletas Specialized, mas o modelo anterior e sem travões de disco. A equipa americana, que ganhou a etapa em Elvas com Scott McGill, comanda as SL6 Tarmac, com grupo de transmissão  Shimano Dura-Ace.


Imagem principal e primeira fotografia: João Fonseca Photographer/Federação Portuguesa de Ciclismo

PUB
Specialized Enduro LTD

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Elisabete Silva
Quando uma vasta experiência em jornalismo se junta a uma paixão imensa por bicicletas, o resultado é como música para os ouvidos do mais curioso ciclista. E é isso que esta mestre da modalidade acrescenta ao projeto GoRide.

Também vais gostar destes!

Mais em Especiais