A gama de conjuntos de transmissão Sram sem fios e eletrónica continua a ganhar força. Primeiro existia um grupo AXS eletrónico, topo de gama; depois, há pouco mais de dois anos, o sistema alastrou para a linha GX, que passou assim a ter um conjunto eletrónico AXS, incluindo até um kit de upgrade bastante fácil de instalar em casa e com um preço muito acessível. Testámo-lo em muitas bicicletas é funciona muito bem.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Há escassas semanas, o fabricante norte-americano deu outro grande “salto” na sua gama eletrónica AXS: lançou três novos conjuntos, o XX SL, o XX e o X0, dirigidos a diferentes tipos de bicicletas e usos, e deu-lhes a designação de sistema Transmission.

Há pouco tempo testámos o grupo XX SL, mais virado para as BTTs de XC, na nova Specialized Epic World Cup S-Works, e asseguramos que é fantástico a todos os níveis. Podes ver mais no hands-on e no teste completo que fizemos a esta bicicleta recentemente.

São muitas as melhorias e novidades nestes sistemas AXS de 2023 no catálogo da Sram, mas há uma delas que muda tudo, passamos a expressão: o desviador traseiro dispensa completamente o uso de dropout para a instalação no quadro, além de ser muito mais robusto. Podemos colocar-nos em pé em cima dele e nada parte. É preciso é que o quadro seja compatível com o sistema UHD da Sram, como lhe chamam.

Related Image

PUB
Riese & Müller Multitinker

E agora chega uam “continuação” muito bem-vinda: um novo conjunto Eagle GX AXS eletrónico e sem fios que vem herdar muitas características destes três novos grupos de transmissão Sram para bicicletas de montanha. Entre estas heranças está, e ainda bem, o novo formato de desviadro que dispensa o dropout e se instala diretamente no quadro, desde que este seja compatível.

GX Eagle AXS Transmission Groupset

Sram GX Eagle Transmission

A lógica do preço mais baixo também é notória, pois entre estes agora quatro novos conjuntos AXS de 2023 este é o mais barato. O grupo completo custa desde 1.300 euros, isto com um prato pedaleiro de 32 dentes, e isto garantindo um boa parte do desempenho que obtemos dos grupos mais caros…

GX Eagle Transmission E-MTB Groupset

Sram GX Eagle Transmission para e-BTTs

Podemos mesmo comparar preços. O conjunto XX SL parte dos 2.650 euros e o XX anda pelos 2.450 euros e o X0 ronda os 1.900 euros, valores “por alto”. Isto justifica-se de forma linear, é certo, pois estes grupos são bastante diferentes e as matérias primas são também diferentes. Exemplo: o desviador deste novo GX AXS de 2023 não tem a Magic Wheel que não bloqueia, por exemplo…

PUB
Cube Stereo ONE

Related Image

Por sua vez, o novo GX Eagle mostra mesmo uma novo modelo de desviador em aço que também não tem dropout e se relaciona diretamente com o quadro. A bateria é a mesma dos restantes grupos, mas muda de posição no desviador para ficar menos exposta a impactos.

GX Eagle Transmission Derailleur

Por falar nisso, este modelo RD-GX-E-B1 tem agora uma espécie de “embraiagem” que o desativa e “desprende”, por assim dizer, em caso de impacto. Uma vez ultrapassado o perigo, podemos depois colocá-lo no sítio “à mão” e fazer-lhe reset com a funcionalidade Trailside Reset, diz a marca. O preço do desviador anda pelos 480 euros e o peso será de 468 gramas (sem bateria).

São apenas mais 28 gramas que o desviador da gama Sram XX SL, o mesmo peso do do grupo XX e 30 gramas a mais face ao GX AXS anterior, que, refira-se, vai permanecer na gama.

Uma das diferenças estará no facto de em termos de upgrade ser mais complicado este novo GX ser opção, pois o quadro tem de ser compatível e ainda há poucas bicicletas com essa característica. Mas serão certamente muitas as bicicletas de 2024 a trazer este conjunto de origem…

Quanto à cassete, a CS-XS-1275-A1, apresenta a mesma estrutura de rodas dentadas dos grupos AXS mais recentes e mais acima na gama eletrónica da Sram: 10, 12, 14, 16, 18, 21, 24, 28, 32, 38, 44, 52 dentes.

GX Eagle Transmission Cassette

PUB
Specialized Levo

A construção é mais “fraca”, com quatro rodas em alumínio CNC, o resto em aço e revestimento a níquel com o propósito de haver menos ruído. O um peso é de 445 gramas e preço de 300 euros. A corrente (CN-TTYP-GX-A1) também é nova e custa 60 euros.

Depois, o pedaleiro. Em alumínio, com acabamentos muito em linha com o que vemos nas gamas superiores e com as tradicionais medidas de 165, 170 e 175 mm). O peso do prato de 32 dentes é de 744 gramas (170 mm), custando 240 euros. Sistema direct mount de oito parafusos e compatível com componentes T-Type. Podemos optar por ter uma proteção dos dentes, como vemos na imagem abaixo.

GX Eagle Crankset

GX Eagle Crankset

Ainda como parte importante do grupo completo (GS-GX-E-D1), por fim, diga-se que o comando é diferente face ao GX AXS anterior. É o mesmo AXS POD que vemos nas restantes três séries mais caras. Pode custar em separado algo como 180 euros, no mínimo.

AXS Pod Controller

Em suma, há menos fibra de carbono na construção deste novo grupo GX Eagle AXS, mas em termos de desempenho está prometido que as diferenças não sejam enormes face aos topos de gama. As diferenças de peso também não são assim tão grandes, pelo que se espera que o preço seja recompensador.

Mais info:

Lê também:

Nova transmissão Sram XX e X0 ao pormenor – Parte I: o grupo XX SL AXS [com vídeo]

Nova transmissão Sram XX e X0 ao pormenor – Parte II: o grupo X0 AXS [com vídeo]

Nova transmissão Sram XX e X0 ao pormenor – Parte III: o grupo XX AXS [com vídeo]

Também vais gostar destes!