Depois de um início de semana animado, com o contrarrelógio por equipas e as ventosas etapas em linha a fustigarem o pelotão, a montanha chegou esta quinta-feira à Vuelta Feminina, ao quinto dia.

PUB
Specialized Levo

E na chegada ao Alto del Fuerte Rapitan, venceu a favorita: Demi Vollering. A neerlandesa da SD Worx – Protime sufocou literalmente as adversárias na última subida e conquistou o seu primeiro triunfo em 2024! Ao mesmo tempo, passa a envergar a camisola vermelha de líder geral.

Logo nas primeiras rampas que levaram ao Alto del Fuerte Rapitan (3,2 km a 8,1%), ficou para trás a primeira classificada à partida para a esta etapa, Marianne Vos (Visma-Lease a Bike). Demi Vollering (SD Worx – Protime) estabelece um ritmo forte e começa a eliminar as rivais, uma por uma, incluindo Katarzyna Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing), de quem se esperava uma réplica superior.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Com a campeã dos Países Baixos, à entrada do último quilómetro, permanece apenas Elisa Longo Borghini (Lidl-Trek) e Yara Kastelijn (Fenix-Deceuninck). Um nível acima da concorrência, Vollering, vencedora do último Tour de França livra-se igualmente as duas últimas adversárias.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Impressionantemente, Vollering voou para a vitória e venceu com boa margem Kastelijn (segunda classificada com mais 28 segundos) e Longo Borghini (3ª, +28 s).

“Já me sentia muito forte nesta temporada, mas ainda não tinha chegado lá… Consegui alguns pódios, mas a vitória demorou muito este ano, é o que sinto! A camisola vermelha, esta camisola de líder, é muito bonita e espero poder mantê-la até o fim”, afirmou Demi Vollering após a etapa.

Na classificação geral, Vollering tem 31 segundos de vantagem sobre Longo Borghini e 53 sobre Riejanne Markus (Visma-Lease a Bike).

Classificações

PUB
TrekFest 2024

Créditos da imagem: Vuelta Feminina Twitter Sprint Cycling – https://twitter.com/LaVueltaFem/status/1786056785318547537/photo/1

Também vais gostar destes!