A terceira e última parte desta “ronda” pelos três novos sistemas de transmissão Sram eletrónica e sem fios: já vimos em pormenor o grupo X0 AXS e o grupo XX SL AXS, agora olhamos para o também recém-lançado conjunto XX AXS.

PUB
Beeq

Esta é uma opção muito semelhante ao XX SL que já vimos, mas menos apontado à competição, menos exclusiva, menos leve e, naturalmente, mais acessível em termos de preço.

Sram XX AXS

A Sram com este conjunto chegar tanto às bicicletas de XC como também a muitas outras que não sejam talhadas para as vertentes mais gravity do BTT. Para isto existe o grupo X0 AXS. Assim, este é um produto que no total pode andar entre os 1.700 e os 2.000 euros.

Sram XX AXS

E uma das principais características, tal como nos outros dois grupos novos, é o facto de o desviador ter o dropout integrado e “à prova de bala”, como podemos ver numa imagem mais abaixo e no vídeo acima.

PUB
Nova Trek Supercaliber

O peso do referido desviador é um pouco mais alto do que no caso do XX SL: este tem 450 gramas, ao passo que o do XX SL tem 440 gramas. Fará assim tanta diferença?! Estes pesos são já com a bateria instalada. O preço, esse, é o mesmo: cerca de 700 euros, dependendo dos mercados.

A roldana inferior também é a mesma do que vemos no conjunto SL e conta com a tecnologia Magic Wheel que vemos na imagem animada abaixo: o anel exterior, que tem os dentes da roldana, pode continuar a rodar mesmo que o anel interior seja bloqueado.

Related Image

Quanto à cassete, há duas opções: a XG1299, que é a versão mais leve e exclusiva (e que encontramos também no grupo XX SL AXS) e a XG1297, um pouco mais pesada, mas mais resistente. A diferença é que apenas a relação maior é feita de alumínio, as restantes são em aço.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Cassete Sram XG1297

O encadeamento de relações é o mesmo em ambas as cassetes: 10, 12, 14, 16, 18, 21, 24, 28, 32, 38, 44 e 52. O peso anunciado da XG1297 é de 385 gramas e o da XG1299 é de 350 gramas (as três relações maiores são em alumínio e as restantes em aço). Os preços andam entre os 660 e os 720 euros.

Casset Sram XG1299

Depois há três conjuntos de cranques e pedaleiro, sendo que a diferença maior é a presença ou não de potenciómetro integrado. O conjunto que tem potenciómetro é o XX-P-D1, o que não tem é o XX-D1. Há uma versão apenas para e-BTTs, o set XX-PA-D1. Os cranques são em fibra de carbono em todas as opções, com índices de rigidez mais elevados do que no grupo SL.

Cranques XX-PA-D1

O que se destina às e-BTTs, o XX-PA-D1, é compatível com eixos ISIS ye inclui um adaptador específico para motores Bosch e Brose. O conjunto não traz o prato pedaleiro e o peso é de 370 gramas, com preço desde 300 euros, aproximadamente. A Sram disponibiliza pratos com configurações específicas tanto para as marcas acima referidas como para motores Steps da Shimano.

Cranques XX-D1

Por sua vez, os outros dois conjuntos diferenciam-se pela presença do potenciómetro, como já referimos. Comparados com os SL, os platos mostram uma espécie de proteção que também serve de guia de corrente. Ambos são mais pesados: o set XX pesa 560 gramas (170 mm e prato 32t) face aos 475 gramas do conjunto SL. Preços desde 600 euros.

PUB
Orbea Genius Dealers

Cranques XX-P-D1

O modelo com potenciómetro (XX-P-D1) é em tudo semelhante ao que vem no conjunto X0. O potenciómetro tem uma margem de erro de medição de +- 3 % (+- 1,5 % no caso do SL), com um peso de 750 gramas (face aos 535 gramas do SL). Preços de 900 a 1.140 euros, dependendo dos pratos escolhidos e dos eixos.

O manípulo, esse, é o Sram AXS POD Controller, exatamente o mesmo que equipa todas as três séries desta nova transmissão Sram.

Corrente XX-A1

Quanto à corrente, é a nova Flattop com o exclusivo design plano na parte de cima, o que promete um funcionamento mais suave e maior resistência aos maus tratos. Em comparação com a corrente do grupo XX SL: por um lado, a XX-A1, menos leve e mais rígida, para uso também em bicicletas elétricas de montanha. Pesa 247 gramas e pode custar 150 euros.

Corrente XX-SL-A1

Por outro lado, o modelo XX-SL-A1, com uma construção que aparenta ser mais leve: 240 gramas, com preço previsto de algo como 180 euros.

Mais info:

Lê também:

Nova transmissão Sram XX e X0 ao pormenor – Parte I: o grupo XX SL AXS [com vídeo]

Nova transmissão Sram XX e X0 ao pormenor – Parte II: o grupo X0 AXS [com vídeo]

Eis os novos conjuntos de travões e transmissão Sram para BTT, finalmente! [com vídeo]

Também vais gostar destes!