É (quase) tudo novo nos conjuntos de transmissão Sram Eagle para 2023, oficialmente anunciados hoje, tal como acontece com os sets de travões Level e Code da nova linha Stealth deste fabricante norte-americano. Design renovado, mais simplicidade ainda, aposta contínua nos sistemas eletrónicos sem fios, funcionalidade…

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Comecemos pelas transmissões, mais concretamente pelos conjuntos AXS, que assim se juntam aos que já conhecemos e continuam presentes nas lojas e integrados em muitas bicicletas.

São três as novidades, sendo que cada um destes três grupos apresenta também novos elementos e componentes: manípulos, cranques, cassetes, desviadores, correntes… E destinam-se, de certa forma, a diferentes vertentes do BTT.

Falamos dos grupos de transmissão Sram Eagle XX SL, XX e X0, todos eles com cassetes 10-52t, também novas, sistema AXS, manípulos mais leves e compactos, e até medidores de potência integrados nos cranques. É essencialmente nestes conjuntos que focamos atenções, visto que são constituidos pelos vários componentes que são novidade, dos desviadores aos pedaleiros.

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Sram Eagle X0

Refere a Sram que este é um grupo pensado para bicicletas de enduro e e-BTTs em geral, principalmente, com tecnologia X-Sync, cranques em alumínio, “os mais leves do mercado”, e com proteções integradas, mas amovíveis (nas medidas de 165, 170 ou 175 mm, prato 32t).

Naturalmente, este conjunto é composto, entre outros elementos, por desviador, cassete 10-52t, corrente e manípulo AXS Pod (ou Ultimate, mais caro). Tudo na linha X0 Eagle, que também está disponível em versão para e-bikes na referência GS-X0-EPA-D1.

O desviador nesta gama é o RD-X0-E-B1, com estreia da Hangerless Interface e do sistema Full Mount, elementos que dispensam o dropout e colocam o desviador montado diretamente na zona em que o quadro “abraça” o eixo da roda, com a cassete logo ao lado. Em separado custa 660 euros (sem bateria).

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Essa cassete X0 Eagle é a CS-XS-1295-A1, de acabamento Dark Polar como as outras duas e a custar 480 euros caso seja comprada em separado. Relação 10-52t e 12x, naturalmente. A corrente é a CN-TTYP-X0-A1 (120 euros em separado). 

Sram XX SL Eagle

Para bicicletas de XC, sendo a evolução do kit topo de gama XX Eagle AXS, estando incluído, neste caso, o manípulo AXS Pod Ultimate e vários outros componentes que também são novidade. Entre eles pedaleiro 34t e cranques disponíveis em 165, 170 ou 175 mm, também, com opção de medidor de potência.

Neste caso da gama XX SL, a cassete é a XS-1297 T-Type Eagle, com a mesma relação 10-52t e as mesmas 12x. Em separado, custa 660 euros.

Já o desviador é o XX SL Eagle RD-XX-SLE-B1, com Magic Wheel e as restantes tecnologias sistemas de montagem que são novidades transversais a estas gamas, e ainda mais leve, refere a marca. Custa 700 euros em separado, com o conjunto a rondar os 3.650 euros.

Nos desviadores, destaque para o facto de ter sido dispensado qualquer tipo de dropout, a ligação ao quadro é direta, por assim dizer, sendo que que nalguns modelos, este incluído, esta secção do componente é feita de carbono. Como diz a Sram e vemos novs vídeos, a robustez das ligações destes desviadores ao quadro está em níveis nunca antes vistos, conseguindo suportar o peso de um adulto.

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Sram XX AXS

Depois, o set XX Eagle AXS, a custar 1.900 euros, destinado a bicicletas de enduro e trail, ou seja, um BTT um pouco mais “arrojado”. Composto, resumidamente, por cranques de 165, 170 ou 175 mm (prato 32t), e pelo desviador RD-XX-E-B1, também T-Type e Full Mount, com Hangerless Interface (700 euros em separado).

Cassete CS-XS-1299-A1 (720 euros) com design X-Sync, com as restantes duas agora lançadas, na mesma relação 10-52t de 12x. De salientar que estes componentes podem ser combinados entre si, até porque nesta gama XX o modelo de cassete CS-XS-1297-A1, ao mesmo preço, também é opção.

É igualmente comum a todos estes grupos, algo muito importante e já aqui referido acima: os novos manípulos AXS Pod (EC-AXS-POD-B1), que é a versão normal com preço previsto de 180 euros, ou o AXS Pod Ultimate, a 240 euros. Ambos com design de dois botões e emparelhamento via Bluetooth (e configuração através da app).

É importante referir que estes conjuntos estão disponíveis com variantes para e-bike e com muitas opções ao nível de cranques e pedaleiros, alguns com medidor de potência integrado, tanto em alumínio como em carbono. Está tudo no site da marca, numa gama bastante vasta.

Novos travões Sram

Visualmente, o destaque vai quase todo para o novo design das manetes Stealth, que equipam tanto a gama Code como a Level, ambas completamente renovadas neste lançamento de 2023 para combinarem da melhor forma com os manípulos das novas transmissões AXS.

O conjunto Sram Code destaca-se nesta lançamento Stealth com a versão Ultimate. São novidade as funcionalidades Reach de aperto sem ferramentas e o sistema Contact Point Adjust. Há várias partes em carbono, o que contribiu para reduzir o peso e aumentar a resistência em caso de queda. Este conjunto tem a referência DB-CODE-ULT-C1 e o preço pode chegar aos 360 euros (sem pastilhas e/ou discos).

Já na versão Silver, estes mesmos travões (DB-CODE-SLV-C1) apresentam várias características idênticas ao modelo anterior, mas são mais baratos devido a uma qualidade de construção diferente.

A gama Level, por sua vez, também surge renovada, ainda para mais com o conjunto Level Ultimate Stealth de quatro pistãos (DB-LVL-ULT4-C1). Este kit combina as novas manetes Level Ultimate com pinças fabricadas com as bicicletas de XC em mente.

Aqui estão presentes as tecnologias Sram que referimos acima em relação aos modelos Code, sendo que a versão Silver dos Level, também com o novo design Stealth (DB-LVL-SLV4-C1) contam também com pinças de quatro pistãos.

Mais abaixo na gama, com preços mais acessíveis, estes dois conjuntos estão disponíveis também com versões com pinças de apenas dois pistãos. São os conjuntos Sram Level Ultimate Stealth (DB-LVL-ULT2-C1) e Sram Level Silver Stealth (DB-LVL-SLV2-C1).

Os preços começam nos 220 euros e chegam aos 360 euros nos conjuntos Ultimate de ambas as gamas, como já vimos.

Nota: os preços dos travões, bem como de todos os elementos das novas transmissão da Sram, podem variar de país para país. Estes são preços anunciados agora aquando do lançamento dos produtos, mas podem ser diferentes nas lojas portuguesas.

Mais info:

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