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Partilha!Tweet A renovação da BMC Roadmachine AMP, agora com designação X à frente, potencialidades offroad e uma relação qualidade/preço mais favorável, refere a marca helvética. Vejamos os pormenores... Foi ainda há pouco tempo que a marca suíça lançou a Roadmachine AMP, a sua bicicleta de estrada com motor e dedicada exclusivamente ao asfalto, como seria de esperar. Agora, a novidade é outra: a Roadmachine AMP X 01, em que a letra X significa que a sua utilização vai além da estrada…PUB É isso mesmo. Na apresentação oficial da bicicleta ficámos a perceber que esta Roadmachine AMP pode ser vista como uma allroad (não é uma gravel, atenção…). Ou seja, destina-se à estrada, naturalmente, mas permite andar em estradões e outros caminhos fora de estrada “ligeiros”. Para tal, os pneus da bicicleta (aqui sim um modelo para gravel…) são mais adequados a este uso que os que encontramos na Roadmachine “normal”, mais largos (35 mm) e com características que dão um pouco mais de tração fora de estrada. Durante a sessão de apresentação acabámos por colocar a questão: “Mas por que não lançar uma gravel, sendo assim?”. A resposta é que “a BMC acha mais oportuno, neste momento, introduzir uma bicicleta com estas características”. Mas não deixam de lado a ideia de mais à frente lançarem uma e-gravel. Estaremos atentos! A BMC Roadmachine 01 AMP X foi submetida a testes de impacto exigentes, para garantir tranquilidade a rodar em terrenos de gravel ‘suaves’… (BMC).PUB Vamos então por partes. O quadro, belo como sempre, existe apenas na versão feita com a mais exclusiva fibra de carbono 01 premium da BMC. Foi testado para garantir que “aguenta” a pedalada em terra batida. Está integrada uma bateria com 360 wh de capacidade. O design do quadro apresenta uma geometria que encaixa perfeitamente na categoria endurance, com medidas um pouco mais “descontraídas” para reforçar o conforto: tubo de direção de 154 mm, reach de 383 mm (tamanho 54). Aceita pneus de até 38 mm. PUB Ainda que tenha sido desenhado a pensar na presença de um motor, o conceito TCC Endurance (Tuned Compliance Concept Endurance) está presente, tentando encontrar “equilíbrio entre filtragem das vibrações/impactos e rigidez que não faça dispersar a força feita nos pedais”. “A flexão de partes como o espigão, o próprio tubo do selim e os tirantes superiores do triângulo traseiro fornecem um pouco dessa ‘absorção’ mencionada”, referem. Outro pormenores interessante no quadro que a diferencia da sua “irmã” do asfalto é a presença do avanço especial ICS MTT com suspensão (até 20 mm de curso), algo que é herdado das gravel da marca. E este elemento permite incorporar suportes no guiador para o ciclocomputador e para luzes. Motor TQ-HPR50 Este motor (que é tido como um dos mais desejados do momento pelo pouco ruído que produz…) é outra diferença face à BMC Roadmachine AMP ‘normal’, até porque esta tem instalada uma unidade Mahle X20 integrada no eixo da roda traseira. Na apresentação da bicicleta a marca referiu que este TQ-HPR50 é perfeito para esta bicicleta por uma razão muito simples… Trata-se de um motor ainda pouco conhecido, que não surge em muitos modelos, algo que se adequa bem a uma bicicleta também bastante exclusiva como esta BMC Roadmachine AMP X. O desempenho desta unidade assenta em 50 Nm. PUB Dizem os criadores deste TQ que se trata do sistema mais leve do segmento, pesando 3.900 gramas (o motor em si tem 1.850 gramas). E a sua construção com base na tecnologia Pin-Ring torna-o muito silencioso. Assim, um pouco também por causa do motor, o quadro e todos os restantes elementos da bicicleta ficam-se por 12,9 kg na versão AMP X 01 ONE e 13,3 kg no caso da TWO 13,3 kg. Relembramos que se trata de uma bicicleta elétrica. Equipamento e versões De momento surgem apenas duas versões da bicicleta, ambas com transmissão eletrónica. “Esta é a forma mais eficaz de tirar todo o potencial de um bicicleta com motor”, opina a BMC, pois o conceito eletrificado funciona melhor quando é possível controlar e configurar a transmissão. E esta nova BMC Roadmachine AMP X apresenta outros pormenores “deliciosos”. Destacamos a integração de uma luz LED no espigão de selim, por exemplo, um elemento que vai buscar energia à bateria do sistema. Por falar em integração, o uso do avanço ICS MTT “obriga” ao uso de um cockpit composto por duas partes: guiador e o referido avanço. Não é tão integrado quanto outros que sejam compostos por uma peça só, mas os cabos estão perfeitamente dissimulados na frente da bicicleta. O pequeno ecrã de controlo do sistema elétrico (com 2”) também surge integrado, neste caso no tubo superior. É aqui que aparece toda a informação relacionada com o funcionamento do motor, da bateria, dos modos de condução, etc. BMC Roadmachine AMP X 01 ONE São duas versões, como já referimos. A BMC Roadmachine AMP X 01 ONE, por 8.499 euros, é a topo de gama, com transmissão eletrónica Sram Force XPLR eTap AXS e outros componentes exclusivos como as rodas CRD em fibra de carbono, por exemplo. Está tudo detalhado no site oficial da marca. BMC Roadmachine AMP X TWO Por sua vez, a Roadmachine AMP X 01 TWO custa 7.499 euros, também conta com transmissão eletrónica (Sram Rival XPLR eTap AXS) e aqui as rodas já são em alumínio, são as XRD, com os restantes componentes a acompanharam o patamar de preço. Link abaixo. Mais info: www.bmc-switzerland.com Também vais querer ler… BMC Roadmachine AMP 2022: a estreia da BMC nas elétricas de estrada [com vídeos] Teste GoRide.pt: BMC Roadmachine 01 Two 2022 [com vídeo]
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