Sonhava em ser profissional, os resultados prometiam, mas uma queda mudou a vida de Ben Frederick. Hoje, continua a pedalar, mas também abraçou uma causa para consciencializar as pessoas da importância da saúde mental, depois do próprio ter enfrentado os seus monstros.

PUB
KTM

É mesmo assim que Frederick refere uma fase difícil da sua vida. Depois de em 2015 ter terminado em algumas corridas de ciclocrosse UCI no top 5, em 2016 caiu e sofreu um traumatismo craniano.

“Foi um ponto de mudança, quando tudo para o que trabalhei me foi tirado e o sonho de ser profissional foi substituído com o aprender a ser novamente um humano”, afirma Frederick, agora com 33 anos.

O corredor não esconde que sofreu de depressão e ansiedade, que o levou a ter um distúrbio alimentar. Acabou por ser hospitalizado. “A minha estrada para a recuperação e aceitação começou quando consegui olhar nos olhos os meus monstros e aprender a viver com ele”, salientou.

“O primeiro passo foi o mais assustador, mas com a ajuda dos meus amigos, família e profissionais, aprendi a viver com os monstros. A caminhar ao lado deles. Tê-los às claras e não escondê-los onde eles possam crescer e tomar conta”, disse.

PUB
TrekFest 2024

Depois de em 2021 Frederick ter angariado pouco mais de 20 mil dólares, mais ou menos o mesmo em euros, regressa este ano com o projeto de novamente ajudar através da venda de camisolas de ciclismo… com monstros.

O The Small Monsters Project (Projeto de Monstros Pequenos) pretende não só chamar a atenção para a importância da saúde mental, como ajudar quem sofreu traumatismo cranianos. Todo o dinheiro da venda das camisolas será doado à LoveYourBrain Foundation.

As camisolas são da Ornot e podem ser adquiridas em www.ornotbike.com.

PUB
Specialized Levo

Frederick competiu no ano passado em provas dos Estados Unidos de ciclocrosse e venceu o campeonato nacional de single speed (mudança única).

Esta época vai competir numa Ritchey Swiss Cross equipada com Sram AXS, usando capacete e óculos da Sweet Protection, tendo ainda como patrocinadores a Challenge Tires, a Bont Cycling e a Barras Bobo’s.

Também vais querer ler…

Cordon-Ragot não foi aos Mundiais devido a um AVC

Fotografias: Ritchey

Também vais gostar destes!