Com uma etapa curta e rápida esperava-se que a fuga tivesse uma oportunidade no dia de hoje. Mas, assim que se percebeu que este não seria o desfecho desta etapa dezasseis, a Jumbo-Visma controla e Jonas Vingegaard ataca rente ao final para a sua segunda vitória na Volta a Espanha 2023.

PUB
Orbea Genius Dealers

Após o segundo dia de descanso, a etapa de hoje poderia correr muito bem a alguns e talvez menos a outros. Os 120 kms de extensão entre Liencres Playa e Bejes não pareciam grande dificuldade no papel, mas com a conjugação de alguns topos, pernas frescas e alguma chuva à mistura os ritmos foram muito elevados.

Com quase todas as equipas a tentarem integrar a fuga do dia, o grupo de fugitivos não teve a tarefa facilitada por um pelotão com “fome” de etapas. E o primeiro grupo que se destacou levou com ele dez ciclistas, que, apesar da rápida colaboração, viram o seu destino a ser traçado muito rapidamente, muito por culpa da perseguição intensa da Ineos-Grenadiers.

Após serem alcançados, o “jogo” recomeçou e com ele mais tentativas até à formação da segunda fuga da etapa. E esta teve seis elementos: Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Ste), Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), Julius van den Berg (EF Edcuation-EasyPost), Nicolas Prodhomme (AG2R Citroën), Max Poole (DSM-Firmenich) e Joel Nicolau (Caja Rural-Seguros RGA).

PUB
Beeq

O problema, esse, era que agora restavam apenas 50 kms para o final da corrida, que terminava em Bejes e numa difícil subida com 4.8 kms e 8.8% de pendente média…

A Jumbo-Visma optou por controlar e não deixar a diferença superar a barreira de um minuto para o pelotão. Pouco a pouco, e com o trabalho de homens mais frescos na frente do pelotão, os últimos ciclistas da fuga são alcançados a 10 kms do fim.

A subida é iniciada com o “comboio amarelo” na frente e a mensagem era clara: a Jumbo-Visma ia para a etapa. A 4.000 metros do fim, Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) ataca e segue a solo subida acima, a fazer lembrar a performance do Tour de France.

PUB
TrekFest 2024

Rapidamente a diferença cresce para um minuto e para um grupo que se encontrava “confuso” em relação ao sucedido… João Almeida ainda lança o seu ataque, Primoz Roglic (Jumbo-Visma) também e Sepp Kuss (Jumbo-Visma) mostra fraqueza…

Jonas Vingegaard ergue os braços mais uma vez em terras espanholas, seguido por Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) em segundo lugar e Wout Poels (Bahrain-Victorious) em terceiro.

PUB
KTM

Na geral, Vingegaard encurta em muito a distância para o seu colega de equipa, mas Sepp Kuss mantém a liderança da Volta a Espanha com 29 segundos de vantagem para ele, que agora ocupa o segundo posto da geral. Primoz Roglic é terceiro, a 1m33s.

Classificação Geral

Mais info:

Lê também:

Vuelta 2023 – etapa 15: português Rui Costa triunfa na fuga [com vídeos]

Também vais gostar destes!