Wout van Aert venceu a terceira etapa da Volta ao Algarve, conquistando a primeira vitória da temporada. O belga da Visma-Lease a Bike foi o mais forte no sprint para a meta em Tavira, mas Rui Oliveira (UAE Emirates), em recuperação tardia, cruzou a linha muito pouco atrás daquela vedeta do pelotão mundial, numa meritória, mas frustrante segunda posição.

PUB
TrekFest 2024

“Como é que eu perdi isto?”, perguntava-se, desolado, o português de 27 anos, após ver fugir-lhe por meros centímetros aquela que seria a sua primeira vitória com as cores da sua equipa. “Acho que não podia perder para um ciclista melhor. Tentei dar luta e vencer em casa, ganhar para aqueles que me apoiam. Estive quase, estou frustrado, mas amanhã vou estar orgulhoso”, disse, lembrando que foi “a única oportunidade” que teve para sprintar para si “nestes últimos anos”.

Numa etapa plana, espantou que o trepador Frederico Figueiredo (Sabgal-Anicolor) se aventurasse na fuga do dia, junto com mais seis parceiros de formações lusas: Afonso Eulálio (ABTF-Feirense), Carlos Miguel Salgueiro (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense), António Ferreira (Efapel) e Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), o argentino Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) e o espanhol Raúl Rota (Rádio Popular-Paredes-Boavista).

Os sete colaboraram para construir uma diferença superior a quatro minutos, que nunca perturbou as equipas dos sprinters, Intermarché-Wanty, Arkéa-B&B Hotels e EF Education-EasyPost. Esta última viria a perder Rui Costa, na sequência de uma queda quando faltavam cerca de 80 quilómetros para a meta.

Anulada a fuga, preparou-se o sprint em Tavira, onde Van Aert foi o mais forte. “Por acaso, foi uma decisão de última hora [sprintar], mas foi fantástica. O meu objetivo era manter-me fora de apuros, mas a aproximação ao sprint foi mais fácil e segura do que na primeira etapa. A determinada altura, vi-me na frente com a equipa, e pensei ‘por que não?’”, confessou o belga.

O triunfo, após uma jornada de 192,2 quilómetros, permitiu ainda ao corredor da Visma-Lease a Bike subir ao oitavo lugar da geral, liderada pelo colombiano Daniel Martínez (BORA-hansgrohe), seguido do belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) a quatro segundos. O norte-americano Sepp Kuss (Visma-Lease a Bike) é terceiro, a 12.

PUB
TrekFest 2024

No sábado, contrarrelógio de 22 quilómetros em Albufeira, num exercício que pode provocar mudanças significativas na geral.

Classificações:

www.voltaaoalgarve.com


Créditos das imagem: Volta ao Algarve Facebook – https://www.facebook.com/photo.php?fbid=795219322636608&set=pb.100064456435993.-2207520000&type=3&locale=pt_PT

Também vais gostar destes!

Destaque

António Morgado soma e segue

António Morgado venceu a segunda etapa da Volta às Astúrias, impondo-se, em sprint, a um pelotão restrito. Afonso Eulálio (ABTF-Feirense), sexto no primeiro ...