Hoje já não temos dúvidas: o gravel chegou para ficar. Até já começam a aparecer provas e passeios exclusivos nesta vertente do ciclismo. De facto, seja para algo mais aventureiro ou para umas voltas mais pequenas e “a fundo”, é certo que tens de estar sempre de olho nas melhores bicicletas de gravel.

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Damos-te uma ajuda, caso procures de momento uma bike do género abaixo de 2.000 euros: estão aqui nove opções incríveis tendo em conta o preço. Uma delas até se apresenta com quadro em carbono, a Canyon, que viu o seu preço passar para 2.049 quando inicialmente, quando a experimentámos, custava 1.999 euros. Todas as bikes mostram-se com uma boa escolha de componentes escolhidos e com looks fantásticos.

Melhores bicicletas de gravel abaixo de 2.000 euros

Nota prévia: todos os modelos que apresentamos neste artigo não foram testados por nós, com exceção da Canyon Grizl CF. Ao referirmos que são as melhores bicicletas de gravel (abaixo dos 2.000 euros), estamos a afirmar que são as mais recentes e as mais bem equipadas entre todas as opções que figuram no portfólio de cada marca (dentro do orçamento indicado).


BH GravelX Alu 2.0

Quadro: Alumínio 7005
Forqueta: Gravel X Carbon
Transmissão: Shimano GRX 1×11
Travões: Shimano 105
Rodas: Shimano RS171
Pneus: Hutchinson Overide 700×38
Selim: San Marco Monza
Roscas para fixar alforges: Não
Grades para bidão: 2
Preço: 1.899 euros
Site da marca: www.bhbikes.com/pt_PT

Entre os componentes escolhidos para esta bike está em destaque a transmissão monoprato, sempre bem-vinda nos tempos que correm, e também uma forqueta em carbono, o que também é bom, especialmente no campo da leveza…

Apesar de existir em apenas três tamanhos, o que pode ser limitativo, esta BH consegue ainda assim ser uma boa opção de entrada no gravel. Isto porque é talhada para um uso equilibrado, pelo que diz a marca, e para longas viagens, com comodidade e reatividade.

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BH GRAVELX CARBON | Experience the freedom

Cannondale Topstone 2

Quadro: Alumínio SmartForm C2
Forqueta: BallisTec Carbon
Transmissão: Shimano GRX 2×10
Travões: Shimano GRX
Rodas: WTB i23 TCS
Pneus: WTB Riddler 700×37
Selim: Fizik Aliante Delta
Roscas para fixar alforges: traseiras/barra superior
Grades para bidão: 2
Preço: 1.899 euros
Site da marca: www.cannondale.com

O que mais salta à vista nesta Cannondale são os bons acabamentos do quadro e também as muitas possibilidades de instalar bagagem e bidões de água.

A geometria promete estabilidade e comodidade, com forqueta em carbono, e um lote de equipamento em bom nível, apesar de sermos adeptos do sistema de transmissão monoprato, algo que não encontramos nesta versão da Topstone. Mais acima da gama já o encontramos, certamente.

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Topstone: Born to Roll & Roam

Canyon Grizl CF SL 6

Quadro: Carbon CF
Forqueta: Canyon Carbon
Transmissão: Shimano GRX 2×10
Travões: Shimano GRX
Rodas: DT Swiss C1850
Pneus: Schwalbe G-One Bite 700×45
Selim: Selle Italia ModelX
Roscas para fixar alforges: traseiras/frontais/barra superior
Grades para bidão: 3
Preço: 2.049 euros (o preço entretanto aumentou 50 euros desde o lançamento)
Site da marca: www.canyon.com/pt-pt

Já tivemos oportunidade de experimentar este quadro e podemos dizer que surpreende a vários níveis, especialmente na clara tendência para o bikepackaging, com muitos pontos de apoio para bagagem, bolsas e outros itens do género.

É única deste conjunto com quadro em carbono, sendo que, assim, pode ficar abaixo dos 10 kgs, mas também é a única que tem um preço acima dos 2.000 euros de limite deste artigo. Na altura do lançamento custava 1.999 euros, agora custa 50 euros adicionais…

A transmissão com dois pratos é versátil, sim, foi o sistema que testámos quando olhámos para a versão 8, mas nos tempos que correm é preferível o monoprato, mesmo em gravel. Uma boa bicicleta!


Cube Nuroad Race FE 2022

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Orbea Genius Dealers

Quadro: Aluminium 6061 T6
Forqueta: Cube Nuroad Flat Mount Disc, Full Carbon
Transmissão: Shimano GRX 2×11
Travões: Shimano BR-RX400
Rodas: Cube GR 2.3, 622x23C
Pneus: Schwalbe G-One Allround
Selim: Natural Fit Venec
Roscas para fixar alforges: traseiras/frontais/barra superior
Grades para bidão: 2
Preço: 1.799 euros
Site da marca: www.cube.eu

Com estrutura metálica por cima da roda de trás para instalação de alforges e com “descanso” do tipo “pé de cabra”, dois itens que normalmente não vêm de série, mesmo em bikes com tendência para o bikepacking.

Transmissão com dois prato no pedaleiro e forqueta em carbono, algo que favorece o comportamento, à partida. Tendo em conta o preço, um pouco ainda longe dos 2.000 euros, é uma opção bastante equilibrada, pelo que observamos na lista de especificações. E pelo bom aspeto, também.

Falamos aqui do modelo já de 2022, ao passo que todos os outros são ainda de 2021.

Nuroad [2022] - CUBE Bikes Official

Giant Revolt 1

Quadro: ALUXX Grade Aluminum
Forqueta: full composite, OverDrive steerer
Transmissão: Shimano GRX 11×2
Travões: Shimano GRX
Rodas: Giant S-X2 Disc
Pneus: Giant CrossCut AT 2 Tubeless, 700x38C
Selim: Giant Approach
Roscas para fixar alforges: traseiras/frontais
Grades para bidão: 2
Preço: 1.525 euros
Site da marca: www.giant-bicycles.com/pt

Um bicicleta de gravel que nos parece mais talhada para as voltas curtas, rápidas e a alta velocidade, do que propriamente para as aventuras mais longas em regime de bikepacking…

Mas o ponto mais interessante é o preço, quase 500 euros abaixo deste nosso limite, mas algo que ainda assim não nos limita muito no equipamento que encontramos instalado na Revolt 1.

Transmissão Shimano GRX, uma características transversal a todas as sugestões neste  artigo…


Orbea Terra H30 IX

Quadro: Alu Hydro Disc
Forqueta: Orbea OMP Carbon
Transmissão: Shimano GRX 1×11
Travões: Shimano GRX
Rodas: Orbea Ready GR
Pneus: Vittoria Terreno Dry 700×38
Selim: Selle Royal Seta RS
Roscas para fixar alforges: traseiras/frontais
Grades para bidão: 2
Preço: 1.999 euros
Site da marca: www.orbea.com/pt-en

Dá-nos a sensação de que a geometria do quadro favorece as grandes viagens de bicicleta, graças a uma geometria bem distribuida. É bem-vinda a transmissão monoprato, pela simplicidade de uso e pela manutenção mais fácil.

As rodas proprietárias da marca são bem acabadas, apesar de menos glamourosas, diga-se assim. Também neste modelo encontramos uma forqueta em carbono, o que torna a bicicleta mais leve e ajuda a justificar o preço a “morder” os 2.000 euros.

 


Scott Speedster Gravel 30

Quadro: Alu 6061 Disc
Forqueta: Speedster HMF Carbon
Transmissão: Shimano GRX 2×10
Travões: Shimano GRX
Rodas: Syncros Race X25
Pneus: Schwalbe G-One Bite 700×45
Selim: Syncros Tofino
Roscas para fixar alforges: toptube
Grades para bidão: 2
Preço: 1.599 euros
Site do importador: www.jasma.pt

Juntamente com a sugestão da Giant, esta Scott tem um preço a rondar os 1.500 euros, o que faz com que apresente uma excelente relação preço/componentes/performance, certamente.

Pelo nível de equipamento e pela geometria, promete muita funcionalidade, comodidade e descontração em movimento. Pena é que escasseiem formas de instalar alforges e bagagem de maior dimensão, o que faz com que tenhamos de basear o bikepacking em bolsas mais pequenas no guiador ou no espigação de selim, por exemplo.


Specialized Diverge Elite 5

Quadro: Alu 6061 Disc
Forqueta: Fact Carbon
Transmissão: Shimano GRX 2×10
Travões: Shimano GRX
Rodas: Specialized Alu
Pneus: Specialized Road-Sport 700×35
Selim: Body Geometry Bridge
Roscas para fixar alforges: toptube / frontais / traseiras
Grades para bidão: 3
Preço: 2.000 euros
Site da marca: www.specialized.com/pt

Com muitos tamanhos disponíveis, muitos pontos de fixação para bikepacking e uma geometria de quadro equilibrada, que parece favorecer tanto as aventuras mais longas como os treinos mais curtos ao longo da semana de trabalho, por exemplo.

Apesar de incluir transmissão com dois pedaleiros nesta gama de preço, esta Diverga apresenta um nível de componentes e equipamento bastante interessante para o preço pedido e ainda inclui uma forqueta em carbono.

Espreita abaixo o vídeo que fizemos há uns meses com a Diverge, neste caso com a Expert Carbon, que é uma versão um pouco mais dispendiosa…


Trek Checkpoint ALR 4

Quadro: Alumínio Alpha 300 Series
Forqueta: Checkpoint em carbono
Transmissão: Shimano GRX 2×10
Travões: Shimano RX400
Rodas: Bontrager, Tubeless Ready, 28 furos
Pneus: Bontrager GR1 Comp, 700x40c
Selim: Bontrager Montrose Comp
Roscas para fixar alforges: toptube / frontais / traseiras
Grades para bidão: 3
Preço: 1.999 euros
Site da marca: www.trekbikes.com/pt

Também com forqueta em carbono, como a maioria das bicicletas de gravel neste artigo, esta Trek Checkpoint conta com muito material Bontrager, naturalmente, e parece-nos equilibrada tendo em conta o preço que custa.

A geometria do quadro não surpreende, mas parece-nos em linha com o que é preciso em termos de descontração e comodidade tanto para dar voltas curtas como para passar vários dias seguidos a pedalar.


Nota importante: modelos 2021

Como estamos numa altura em que são muitos os lançamentos dos modelos de bikes para 2022, diga-se que oito destas bicicletas são de 2021. A única de 2022 é a Cube Nuroad Race FE.

Avisamos também que, dada a elevada procura de bikes hoje em dia, pode ser difícil encontrar em stock alguns destes modelos no teu tamanho. Apressa-te a contactar a tua loja caso pretendas adquirir uma delas.

Os nove modelos que compõem este artigo estão dispostos por ordem alfabética.

Sobre os artigos GoRide Top…

Este artigo não é um teste de grupo. Os GoRide Top são artigos em que juntamos uma série de produtos e/ou equipamentos que são referência em determinada área e/ou para determinada finalidades.

São escolhidos em função do que cada marca disponibiliza no momento, do que vemos noutros sites internacionais e na nossa experiência neste sector.

Quando referimos que são “os melhores”, dizemo-lo de acordo com estes critérios e não por os termos experimentado a todos. Os artigos em que testamos todos os modelos são os Testes de Grupo GoRide.

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