O gravel parece estar a despertar em muitas pessoas o espírito aventureiro. É uma vertente do ciclismo relativamente recente, que combina na perfeição a liberdade de fazer o que e quiser (estrada, trilhos, estradões de terra…) com a adrenalina de se andar em bicicletas que desenvolvem altas velocidades ou então então de se apenas dar longos passeios a pedalar pela natureza.

Specialized Levo

Caleb Kerr é um fotógrafo texano (de Austin) que sempre gostou de ciclismo de aventura, por isso a modalidade gravel entrou na sua vida para ficar. As muitas aventuras com a bicicleta estão a ser imortalizadas pelo fotógrafo, podendo-se admirar seu trabalho em calebkerr.com e na sua conta de Instagram.

Foto: Caleb Kerr (site Sram)

Caleb Kerr publicou no site da Sram o que a sua primeira aventura de Bikepacking significou e, mais do que a própria história do que fez ou não, ficamos com alguns conselhos que consideramos altamente recomendados se se estiver a pensar numa aventura/viagem bikepacking como as deste protagonista.

O próprio comenta: “Admiro a perseverança daqueles que viajam milhares de quilómetros sem apoio em terrenos brutais em jornadas épicas. Não tenho a certeza se tenho tempo ou desejo de enfrentar algo de proporções tão épicas, mas acredito firmemente que encaixar a aventura em minha vida quotidiana é infinitamente gratificante.”

E acrescenta: Assim, com uma nova bolsa de quadro e algumas bolsas emprestadas depois, eu estava preparado para partir no meu primeiro passeio de bicicleta. Se também estás a mergulhar no ciclismo pela primeira vez, podes apreciar um pouco do que aprendi ao longo do caminho.”

Aqui ficam os pontos que Caleb Kerr considera importantes ter-se em mente.

Schwalbe Pro One Tubeless

Adequa a bicicleta às tuas necessidades

Segundo Caleb Kerr, é importante ter uma bicicleta adequada ao percurso. Também no GoRide já lhe dissemos noutros artigos que é importante estudar o terreno onde vai se pedalar e adaptar, na medida do possível, a bicicleta. As transmissões monoprato são um grande aliado devido à sua simplicidade, mas em certos terrenos pode ficar aquém, por exemplo.

Foto: Detalhe KTM X-Strada em GoRide

Outro ponto a ter em conta são os pneus: dependendo do terreno, eles podem sofrer bastante. Terá de ter um bom sistema anti-furo e meios para reparar caso aconteça um. Kerr considera que os tubeless são a melhor opção, mas não são infalíveis.

“A nossa rota subiu Rollins Pass de Rollinsville, Colorado, não muito longe de Boulder. Era bastante exigente e exigia um ‘cavalo capaz’. Enquanto três mil pés de subida [cerca de 900 metros] em 20 milhas [32 quilómetros] não é muito no papel, as ‘trilhos 4×4 acidentados’ com grandes pedras soltas, fizeram com que a condução fosse fosse lenta e técnica”, indicou Kerr sobre o perfil de percurso.

Foto: Luces Ravemen PR2400 em GoRide

Specialized Levo

O mesmo acontece com a iluminação. Mesmo que se pretenda andar sempre durante o dia, há que pensar que, por alguma eventualidade, a noite pode cair (principalmente no inverno). Caleb Kerr fala sobre isso mais tarde.

Não te coíbas de levar contigo tudo o que precisas

“Na hora de carregar o equipamento na bicicleta, vou poupar-te alguns problemas. Certifica-te de que não te esqueces do essencial (tenda, comida, etc.), porque há um linha muito ténue entre estar muito pronto e não estar pronto. Estarás de um lado ou do outro, por isso, aceita que não é um sistema perfeito.”

Foto: Canyon Grizl em GoRide

E é verdade que tantas vezes temos a sensação de não ter o suficiente e às vezes, por esse medo, vamos longe demais… Ou pelo medo de ir longe demais, às vezes não chegamos lá.

Como a aventura de bikepacking de Kerr envolvia passar a noite, o seu conselho vai nessa direção. “Tem em mente que carregar por uma única noite acaba exigindo quase tanto equipamento quanto uma viagem de várias noites porque precisas do mesmo conjunto básico de equipamento. Então não esperes pedalar superleve só porque a pedalada é curta. Se suas pernas aguentarem, é melhor começar com um pouco de excesso de bagagem e, à medida que se for ganhando experiência, retirar os itens desnecessários.”

Leva um amigo contigo

“Embora pedalar com amigos seja melhor do que pedalar sozinho, para uma primeira experiência é ainda melhor. Não ter de enfrentar os desafios sozinho, pode tornar tudo mais divertido (…). Achei que deveria recrutar alguém que já tivesse feito algo assim antes, então chamei o experiente ciclista Josh.”

Foto: Cannondale Topstone Carbon Lefty e GT Grade Bolt em GoRide

Schwalbe Pro One Tubeless

“Há também os benefícios óbvios de segurança de não estar totalmente sozinho. A tua mãe certamente diria para levar um amigo. É que viajar com alguém mais familiarizado com a área também é útil para determinar a rota ou as necessidades. Como primeira viagem, eu estava mais focado em encontrar um local pitoresco e divertido para pedalar e acampar, e menos preocupado em percorrer muitos quilómetros.”

O bikepacking não é uma competição

Há que ir com calma. Uma bicicleta carregada até ao topo vai significar que a resistência na hora de andar seja muito alta, que subir custa de verdade. A velocidade média vai ser significativamente menor do que a habitual nas saídas em gravel. Por isso, é muito importante que, ao planear a agenda, se seja conservador, não se estabeleça metas irrealistas e depois se vá com a ‘faca entre os dentes’.

Foto: Caleb Kerr (site Sram)

Kerr ficou surpreendido com o comportamento da sua bicicleta de gravel totalmente carregada. “Eu estava à espera que os quilos extras apenas tornassem o esforço mais difícil, mas na verdade fez a bicicleta parecer mais firme, com melhor tração e mais impulso para continuar a rolar sobre as pedras soltas. O que perdeu em agilidade, ganhou em impulso, que se sentia poderoso e estável.”

Foto: Ktm X-Strada em GoRide

“Descobri que andar numa bicicleta pesada o dia todo foi uma mudança mental, que me afastava do meu objetivo típico de andar rápido. Em vez disso, foi uma combustão lenta. Continuei a girar as pernas e mantive minha frequência cardíaca mais baixa do que o normal. Senti-me como o pequeno motor que poderia subir lenta mas seguramente a montanha. Não é uma corrida. Há que ir na velocidade em que nos sentimos bem, apreciar a paisagem, fazer pausas e aproveitar o passeio.”

Confia no teu instinto

O exemplo que Caleb nos dá talvez esteja um pouco longe da realidade nas nossas fronteiras, principalmente porque fala sobre ser surpreendido no meio da noite por algum alce! Mas, a leitura que deve ser feita acreditamos ser a seguinte: segue o teu instinto. Seja para ir por um caminho que não encontramos, por pensar que nos perdemos, por aquela primeira impressão de que algo pode não correr bem… talvez estejas errado mas é melhor errar conscientemente, ou seja, por escolha, do que por não termos tomado a decisão que achávamos correta.

Foto: Caleb Kerr (site Sram)

Kerr relata uma experiência que tiveram uma noite… “(…) Eu ouvi, quando estava a adormecer na minha tenda às 23 horas, um barulho alto de chocalho e Josh sussurrou da sua tenda: “Acho que é um alce. Que fazemos?” Tivemos uma discussão silenciosa sobre se deveríamos ficar ou arrumar nossas tendas e mudar-nos para um novo local mais distante. No final, não sabíamos a resposta. Então, seguimos nosso instinto e decidimos colocar todo o nosso equipamento nas bicicletas e encontrar um novo local. Quando saímos, seis olhos bem espaçados miravam-nos.”

“Então, percorremos o quilómetro mais longo de nossas vidas com faróis fracos como nossa única fonte de luz, até encontrarmos um novo local. Poderia ter sido bom ficar, mas ouve o teu instinto. Não sabíamos qual era a decisão certa, e ainda não sabemos, mas deixámos o nosso orgulho e cansaço de lado e mudámo-nos para dar espaço aos alces.”

Esperamos que este artigo, que se baseia numa experiência pessoal com um ponto de vista muito casual, tenha sido útil para te dar alguns conselhos na hora de partir para a aventura de bikepacking ou pelo menos para que passes algum tempo tempo divertido.

Também vais querer ler…

5 histórias do gravel: como a modalidade está a mudar o ciclismo [com vídeos]

Também vais gostar destes!