“Para levar a exploração dos trilhos ao limite”, diz a marca sobre esta nova elétrica de Gravel da Canyon… É a Grizl:ON, a versão eletrificada da gama Grizl de gravel da Canyon, neste caso o modelo para 2024. E, a julgar pelas imagens e pelo vídeo, está muito bem conseguida. Vamos ver pormenores.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

O “coração” da nova gravel Canyon Grizl:ON é o motor Bosch Performance Line SX, mas a marca destaca também outros dois itens comuns a todas as versões: nas escoras, as luzes Canyon x Lupine SightStays, e também o espigão de selim Canyon VCLS e a bolsa Fidlock QuickLoader.

Na parte da frente, algo interessante e que já vimos nas Grizl “normais”: a suspensão de 40 mm, algo que pode dar bastante jeito em muitas viagens de gravel.

Com 2 kg, o motor Bosch SX mostra-se mais leve que a versão CX e debita 55 Nm, acompanhado por uma bateria de 400 Wh que pode ser complementada por um Range Extender opcional de 250 Wh. Como seria de esperar, a app para smartphone Bosch Flow permite gerir todo o sistema elétrico da bicicleta.

Já vamos olhar para cada versão em resumo, mas refira-se que algumas delas trazem alguns acessórios a pensar nas tiradas mais longas e também num uso mais versátil. Exemplo disso são as luzes. Atrás, as já referidas Canyon x Lupine SightStays, uma de cada lado (em cada uma das escoras); à frente, a luz Lupine Nano SL, no novo guiador HB0064 com formato flare.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Voltando ao espigão, que neste caso a Canyon indica como um importante “trunfo” desta gravel, o S14 VCLS 2.0 é feito em carbono e permite uma “flexão de +2 a -10 mm para trás. Está em todas as versões deste modelo, com exceção da CF Trail, que conta com espigão telescópico sem fios RockShox Reverb AXS XPLR (75 mm).

Os modelos Grizl:ON CF têm quatro montagens em carbono. No topo da gama, a CF Trail, com transmissão Sram Force AXS XO (42t/10-52t), suspensão frontal RockShox Rudy Ultimate XPLR, rodas DT Swiss HGC14000 e pneus Schwalbe G-One Ultrabite de 50 mm, entre outros componentes. Custa 7.149 euros em Portugal.

Depois a Grizl:ON CF 9, a 6.249 euros. Pesa 15,3 kg, com Sram Force AXS XPLR (42t/10-44t), suspensão RockShox Rudy Ultimate XPLR de 40 mm, espigão S14 VCLS 2.0, rodas DT Swiss HGC1800 e pneus Schwalbe G-One Bite Evo de 45 mm.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Por sua vez, a Grizl:ON CF 7 está na entrada de gama, custando 4.499 euros: transmissão Shimano GRX de 11x, rodas DT Swiss HG1800, pneus Schwalbe G-One Bite Evo de 45 mm… Vê mais no site da Canyon, estão lá todas as listas de especificações.

Por fim, e num estilo diferente, a Grizl:ON Daily. Como o nome indica, destina-se a um uso mais versátil e quotidiano, por assim dizer. Tem também transmissão Shimano GRX, mas de 12x (42t/10-45t), rodas DT Swiss HG1800 e pneus Schwalbe G-One Overland de 45 mm. Aqui vem de origem o acessório Defend Fender Carrier. Custa 4.899 euros.

Mais info:

Também vais gostar destes!