A Ineos Grenadiers é uma equipa que dispensa apresentações: todos os ciclistas que dela fazem parte são de uma qualidade incrível. Em cada corrida em que participam têm em cima deles os olhos de todo o mundo.

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E todos esses fãs e seguidores atentam também, naturalmente, nas bicicletas que a equipa e estes atletas de topo usam. Topos de gama da Pinarello, exatamente.

Da mesma forma, a Pinarello também não precisa de apresentação. A marca italiana acaba por ser presença constante nos pódios de qualquer corrida desde a sua fundação, praticamente. São bicicletas que fazem parte dos “sonhos” de muitos utilizadores como nós, “comuns mortais” do ciclismo.

Neste artigo, assim, olhamos não apenas para uma bicicleta, mas sim para os vários modelos que a malta da Ineos Grenadiers usa em função das necessidades em cada momento: a Pinarello Dogma F (estrada), a Bolide TT (contrarrelógio) e a Crossista (ciclocrosse).

O palmarés destes modelos, e apenas em 2021, é incrível: sem referimos competições menos conceituadas, por assim dizer, vejamos que a Dogma F foi campeã olímpica com Richard Carapaz e venceu o Giro com Egan Bernal (aqui, a Bolide TT também ajudou…).

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A própria Bolide TT foi também campeã do mundo de contrarrelógio com Filippo Ganna. Já a Crossista “serviu” Tom Pidcock com um grande “andamento” no Mundial de ciclocrosse de 2022, que o britânico conquistou!

Pinarello Dogma F

A Pinarello Dogma F é a “estrela” do catálogo e a bicicleta mais utilizada deste conjunto, claro. A marca afirma que se trata de um modelo all around, que tanto serve para as etapas com mais subida como para outras com percursos mais planos e rolantes a alta velocidade.

O quadro é em fibra de carbono Torayca T1100, o 1K Dream Carbon com tecnologia Nanoalloy. O look aerodinâmico (com a característica forqueta Onda Dogma F) não esconde o espírito desportivo que sustenta a geometria.

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A bicicleta tem escoras com 406 mm (no tamanho 53) que garantem reatividade e uma rigidez trazida pelo formato contundente (bem visível, por exemplo, na caixa do pedaleiro com aparência mássica e robusta.

Os pormenores aero são muitos, na forqueta, no espigão de selim, em todo o lado… E o equipamento acompanha o nível, com transmissão Shimano Dura-Ace Di2. Aliás, o quadro é compatível apenas com transmissões eletrónicas! Curioso é o facto de a equipa alternar entre travões de disco e de calços, um ponto que depende de cada ciclista e das características de cada competição.

A Dogma F ‘olímpica’ de Richard Carapaz.

O lote de equipamento principal conta ainda com um set de rodas Dura-Ace em carbono (rodas e pneus tubulares, geralmente), que, de acordo com as necessidades, variam no perfil escolhido: 36, 50 ou 60 mm…

Pinarello Bolide TT

A Bolide TT é a essência da velocidade no catálogo da marca. E esteve recentemente nas “bocas do mundo” por causa do acidente sofrido por Egan Bernal durante um treino.

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O quadro é em fibra de carbono Torayca T1100 1k, também, com linhas aerodinâmicas dificilmente vistas noutros modelos: nos elementos do sistema de travagem, no design integrado da direção, no tubo do selim, na icónica forqueta Onda…

A Bolide TT de Filippo Ganna.

De momento, este modelo específico para o contrarrelógio apresenta-se com travões de calço, enquanto o modelo Bolide mais focado no triatlo, o TR, esse sim incorpora travões de disco. Mas é aceitável pensarmos que em breve também a TT contará com este sistema, naturalmente.

Falamos aqui da Bolide TT com que Filippo Ganna se tornou campeão do mundo em 2021 em setembro último, com uma versão personalizada nas cores e com elementos como o grupo de transmissão Shimano Dura-Ace Di2, por exemplo.

Destaca-se também o set de rodas de fabrico totalmente artesanal: atrás uma Blur 663 da marca Princeton Carbonworks e à frente uma Aeox Titan da marca AeroCoach, com perfil de 100 mm. Os pneus são uns Continental Grand Prix TT. O guiador é da Most (sub marca da Pinarello) e grade para o bidon é da Elite.

Pinarello Crossista+

A Ineos Grenadiers é sempre relacionada com as competições de estrada, mas não podemos esquecer o que se tem passado nas pistas de ciclocrosse recentemente, com Tom Pidcock a sagrar-se recentemente campeão do mundo da especialidade!

E é esta a bike utilizada pelo britânico: a Crossista+ utiliza a fibra de carbono Torayca T1100 1k no quadro e é por isso que surge no nome da bicicleta o sinal de ‘+’, visto que existe uma versão em que o quadro é feito de fibras de carbono T700. A Pinarello mantêm de momento no catálogo o modelo da imagem acima, que é o que esteve disponível na gama de 2021.

Já por aqui falámos da Crossista que utiliza Pidcock. E das alterações que foram feitas à bicicleta, que acreditamos que cheguem  aos modelos de série muito em breve.

A alteração mais significativa será eventualmente o design do tubo superior, que apresenta uma curvatura que faz com que essa parte se adapte melhor à entrada e saída do ciclista quando é preciso desmontar.

Outro pormenor é o triângulo traseiro, uma herança direta da Dogma F, com escoras e linhas mais aero juntamente com uma posição mais baixa do tubo do selim. Esta Crossista de Pidcock conta ainda com um set de rodas Shimano Dura-Ace em carbono e pneus tubulares Vittoria.

Mais info:


Fotos: Pinarello // Getty Images // Ineos Grenadiers

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