De volta ao normal no AlUla Tour! Depois de um dia louco, o da 3.ª etapa, marcado pelo vento e pelos ‘abanicos’, os corredores encontraram condições muito mais calmas esta sexta-feira durante a 4.ª tirada, de 142,5 km de extensão e mais uma vez prometida aos velocistas.

PUB
Specialized Levo

No final de um cenário clássico nestas estradas desertas e sem dificuldades montanhosas, aconteceu o esperado sprint, que deu numa segunda vitória consecutiva de Tim Merlier.

 

PUB
TrekFest 2024

Depois de passar incólume por uma queda coletiva, o belga da Soudal Quick-Step impôs-se num duelo de cortar a respiração com o francês Bryan Coquard (Cofidis), forçando o recurso ao foto-finish para determinar o vencedor. Tim Merlier, ganhador da etapa por alguns centímetros, é o novo líder da classificação geral!

A luta entre equipas pelo melhor posicionamento dos seus velocistas animou o final da jornada, rumo a Maruya, em ligeiro falso plano ascendente, com um quilómetro final a apresentar mesmo passagens a 5%.

 

A tensão esteve na origem de uma grande queda à cabeça do pelotão, com corredores rápidos como Arvid de Kleijn (Tudor), Henok Mulubrhan (Astana Qazaqstan) ou Juan Sebastian Molano (UAE Emirates) envolvidos.

Depois de muito trabalho da equipa dsm-firmenich, Tim Merlier lançou o sprint de muito longe… e parecia ter sido demasiado…  Bryan Coquard recuperou e cruzou a linha lado a lado com o belga, erguendo mesmo os braços crendo na vitória. Todavia, Merlier manteve alguns centímetros de vantagem e assinou a dobradinha.

Terceiro, o neerlandês Casper van Uden (dsm) cede a camisola de líder geral ao vencedor do dia por 4 segundos. O Bryan Coquard sobe ao pódio a 14″, na véspera da etapa rainha da competição.

Rui Oliveira voltou a estar em destaque no final da etapa, alcançando o 9.º lugar, a 3 segundos do septeto da frente, depois do 7.º posto na tirada da véspera. Este gémeo, dos dois portugueses que estão a competir pela UAE Emirates nesta prova, ocupa a 19.ª posição da geral, a 36 segundos do novo líder, Tim Merlier.

O irmão Ivo teve de se sacrificar pelo sprinter da equipa, o colombiano Juan Sebastian Molano – que ficou envolvido na referida queda coletiva – e foi penúltimo na etapa, a 10.14 minutos, descendo a 95.º, a 11.10 minutos do líder.

Classificações

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Créditos da imagem: Twitter ALula Tour – https://twitter.com/thealulatour/status/1753420644459438373/photo/1

Também vais gostar destes!

Destaque

António Morgado soma e segue

António Morgado venceu a segunda etapa da Volta às Astúrias, impondo-se, em sprint, a um pelotão restrito. Afonso Eulálio (ABTF-Feirense), sexto no primeiro ...