Depois de várias semanas num impasse sobre o seu arranque na temporada de ciclocrosse, Mathieu van der Poel vai finalmente retomar a competição este domingo na Taça do Mundo, em Dendermonde (Bélgica).

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Ferido num joelho, devido a uma queda sofrida durante um treino há algumas semanas, o neerlandês afirma-se apto a recomeçar as corridas. “O joelho está melhor. A ferida tinha de fechar, o que ainda não é o caso, mas já posso fazer qualquer coisa”, explicou o corredor da Alpecin-Fenix, que reconheceu não estar completamente recuperado da lesão nas costas, provocada pela queda na prova de BTT cross country (XCO) dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em agosto.

“As costas também não estão 100%, mas fiz tudo o que estava ao meu alcance para estar em boa forma para este domingo. O meu nível é aceitável, creio. Precisei de mais uma semana para estar realmente pronto para começar o ciclocrosse, depois da recente queda. Acho que agora estou em boa forma para fazê-lo”, disse MVP em conferência de imprensa.

Na Taça do Mundo de Dendermonde, Van der Poel enfrentará desde logo o seu eterno rival Wout Van Aert (Jumbo-Visma), que dominou as três provas em que participou desde o seu retorno ao ciclocrosse este final de ano.

“Espero poder vencê-lo. Foi para isso que treinei, mas Wout deu a impressão de estar muito forte. Mas vou tentar vencê-lo de qualquer maneira. Se não, o nível do pelotão atrás de Wout deverá estar ao meu alcance neste momento. Vamos ver como as pernas respondem e espero que possa surpreender-me”, disse Van der Poel, admitindo estar surpreso com o nível de Van Aert. “Ainda estou um pouco surpreso. Era normal que estivesse à frente nas corridas, sabia que ele poderia ganhar imediatamente, mas está mais forte do que eu pensava”.

PUB
Riese & Müller Multitinker

De qualquer forma, Mathieu van der Poel afirma que abordará a corrida de domingo sem pressão, já que tem apenas um objetivo este ano no ciclocrosse: renovar o título de campeão mundial no dia 30 de janeiro em Fayetteville, nos Estados Unidos. “Há apenas uma corrida em que preciso estar no topo de forma, o campeonato mundial”, concluiu.

Também vais gostar destes!