A época ainda está a começar e já há uma surpresa. Thibaut Pinot anunciou que 2023 será a sua última temporada e irá retirar-se com apenas 33 anos (que fará a 29 de maio). Ficou a garantia que está muito motivado para uma despedida em grande.

PUB
KTM

O anúncio foi feito numa entrevista ao L’Equipe e, entretanto, também nas redes sociais da Groupama-FDJ. Esta equipa foi a casa de Pinot em toda a sua carreira profissional, desde que começou em 2010.

“É uma decisão que considerei cuidadosamente ao longo dos anos. Estou empolgado com as coisas novas que poderei descobrir após a minha carreira”, salienta o ciclista francês na declaração publicada pela Groupama-FDJ.

E garante: “Raramente estive tão motivado antes de uma temporada e quero terminar em grande estilo. Farei tudo e continuarei a fazer tudo para alcançar os melhores resultados possíveis.”

PUB
TrekFest 2024

Marc Madiot, o diretor da equipa, não ficou surpreendido com a decisão do ciclista. Afirmou à imprensa francesa que em meados de 2022 a opção de terminar a carreira por parte de Pinot começou a ganhar forma. “Houve sinais”, realçou, que se confirmaram no final da temporada passada, quando o ciclista deu a conhecer a sua intenção.

Contabiliza, para já, 33 vitórias, que incluem etapas nas três grandes voltas e um monumento: Il Lombardia (2018). Thibaut Pinot fez sonhar os adeptos do seu país que poderia ser ele o francês que voltaria a conquistar um Tour depois de Bernard Hinault, em 1985.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Em 2014 subiu ao pódio (terceiro lugar), mas a carreira ficaria marcada ou por lesões ou pela dificuldade em lidar com intensa pressão francesa. Ainda assim, sempre foi um corredor que trabalhou para melhorar, sendo que nos seus primeiros tempos era um terror a descer e fraco no contrarrelógio. Entretanto, até conquistou um título nacional da especialidade e, pelo menos, defende-se melhor nas descidas.

Pode não ter cumprido o desejo dos adeptos franceses – aquele Tour de 2019 em que surgiu tão forte, mas abandonou, lesionado, em lágrimas, será um dos momentos marcantes da carreira -, mas quando esteve no seu melhor, Thibaut Pinot realizou grandes exibições e alcançou vitórias memoráveis.

Este ano irá apostar na Volta a Itália para tentar chegar ao pódio que escapou no passado. Porém, em época de despedida, também deverá estar no Tour, mesmo que David Gaudu seja o líder.

Também vais querer ler…

Groupama-FDJ aposta na prata da casa

Fotografia: Facebook Groupama-FDJ

Também vais gostar destes!