Mais um duro revés para a Visma-Lease a Bike esta temporada. No início da 11ª etapa do Giro, esta quarta-feira, o jovem líder da classificação geral, Cian Uijtdebroeks, foi forçado a abandonar a corrida por motivo de doença.

PUB
Giant TCR 2024

“O Giro terá de continuar sem o maior sorriso do pelotão. Cian não se sentia bem nos últimos dias e depois da etapa de ontem (terça-feira) adoeceu”, anunciou a equipa neerlandesa na sua conta no X.

A Visma já tinha perdido Robert Gesink e Christophe Laporte, lesionados, e Olav Kooij, vítima de vírus que circula no pelotão há vários dias, que agora terá afetado também o líder da formação, e fica com apenas quatro corredores em prova: Jan Tratnik, Atilla Valter, Edoardo Affini e Tim Van Dijke.

PUB
Giant TCR 2024

O Giro perde, assim, o quinto classificado da geral, detentor da camisola branca de melhor jovem, que passa para o italiano Antonio Tiberi (Bahrain Victorious).

Cian Uijtdebroeks já não estava bem durante a 10.ª etapa, na terça-feira, após o primeiro dia de descanso do Giro. Nos últimos quilómetros, o belga descaiu do grupo dos favoritos, perdendo 13 segundos para Tadej Pogacar.

PUB
Specialized Levo

No final da etapa, Uijtdebroeks apresentava, como muitos corredores na prova, leves sintomas de infeção respiratória. “Espero recuperar nos próximos dias. […] Todos estão um pouco doentes no pelotão. É preciso garantir que a situação não piore. Se hoje for o meu único dia mau, ficarei feliz”, afirmou. Todavia, o seu estado de saúde agravou-se durante a noite de quarta-feira, obrigando-o a desistir.

Antes do início da 11.ª etapa, o diretor desportivo da Visma, Marc Reef, falou pelas redes sociais sobre a equipa. “Esta manhã tomámos a decisão de que Cian não continuaria a corrida. Estamos desapontados por ter de fazê-lo retirar-se”.

“É um grande golpe para a equipa. Viemos ao Giro, preparamo-nos durante meses e agora estamos nesta situação” continuou Reef, que diz confiar no resto da formação. “Ainda faltam etapas e os nossos quatro corredores que permanecem em prova estão bem de saúde. Estão em forma. E também se prepararam bem durante semanas, meses, para lutar pelos nossos objetivos, e continuaremos a fazê-lo, para alcançar mais vitórias. Já mostrámos com o Jan [Tratnik, na fuga e terceiro classificado na 10.ª etapa]” concluiu o diretor desportivo.


Crédito da imagem: Visma Lease a Bike Twitter – https://twitter.com/vismaleaseabike/status/1790336649978675218/photo/1

Também vais gostar destes!