Pedro Miguel Lopes foi 25.º classificado na prova de fundo de sub-23 do Campeonato da Europa de Estrada, disputada em Trento, Itália.

PUB
Specialized Levo

O corredor minhoto lamenta a precocidade do ataque que desferiu na penúltima das dez voltas ao circuito trentino. A 20 quilómetros da meta, após o alto da subida de Povo, num momento de indecisão do pelotão, Pedro Miguel Lopes destacou-se do pelotão, na companhia de quatro outros corredores.

No entanto, a Itália, com um elemento no grupo de Pedro Miguel Lopes, mas insatisfeita com a situação de corrida, anulou a fuga nas últimas rampas da derradeira escalada a Povo. Nesse momento, deu-se novo ataque, que isolou sete homens, que viriam a discutir o título de campeão da Europa.

“Se soubesse como a corria ia desenrolar-se não tinha atacado naquela altura, porque tinha condições para ter saído com os corredores que estiveram na movimentação decisiva. Mas no momento em que ataquei pareceu-me uma boa opção, porque já estávamos na penúltima volta, o pelotão estava a parar e o grupo em que saí era composto por corredores fortes. Ainda pensei que desse para chegar”, conta Pedro Miguel Lopes, que terminaria a 23 segundos do vencedor, o belga Thibau Nys, filho da superestrela do ciclocrosse, Sven Nys.

O representante da Bélgica bateu ao sprint o italiano Filippo Baroncini e o espanhol Juan Ayuso, medalhas de prata e bronze, respetivamente.

Entre os demais representantes de Portugal na prova, Miguel Salgueiro e Pedro Andrade a perderam o “comboio” da frente, a quatro voltas do final, quando o pelotão ficou dividido em dois grupos. Salgueiro foi 58.º, a 6.00 minutos do vencedor, e Andrade terminou no 65.º posto, com igual atraso. Fábio Fernandes não concluiu a corrida.

PUB
TrekFest 2024

Também vais gostar destes!