Já foi apresentada há alguns dias: há um novo sistema de transmissão Sram sem fios dirigida a bicicletas de gravel. Falamos do novo grupo Apex AXS, que neste caso vem também acompanhado de uma renovação do Apex mecânico. Como seria de esperar, este Apex AXS entra no mercado com um preço muito competitivo, tornando mais fácil o acesso a um grupo eletrónico nesta vertente.

PUB
Specialized Levo

O Sram Apex é o conjunto de entrada de gama da marca norte-americana e até agora ainda não tinha recebido atualizações “eletrónicas”. O grupo já oferecia travões hidráulicos, transmissões 1x e um leque alargado de andamentos, mas o “caminho” AXS ainda faltava. Já não falta. E, por sua vez, o novo Apex mecânico é agora de 12 velocidades.

“Estamos orgulhosos por lançar o novo Apex AXS, que pensamos ser a escolha ideal para novos ciclistas, tanto em especificações como no preço. Isto é a continuação do nosso empenho em entregar o melhor grupo de transmissão para gravel, seja gravel aquilo que tu defines que é”, diz em comunicado a Sram.

Sram Apex AXS

O grupo mais acessível da marca sempre se deu a conhecer como “inovador e fiável” e nesta sua recente atualização a história não é diferente. “Com 12 velocidades, ergonomia melhorada e sistema wireless bastante intuitivo”, revela a marca.

SRAM Road AXS | How to: Shift a 1x AXS Drivetrain

Somente disponível na versão 1x, o sistema é também personalisável e a montagem é sem fios, conferindo imediatemente um aspeto mais limpo à bicicleta.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Este novo Sram Apex AXS está disponível em duas versões:

SRAM Apex XRLP AXS

Aqui está uma cassete 11-36t ou 11-44t. O XLPR é a nomenclatura que se encaixa no “all-around”, ou seja, esta versão é a mais versátil e também a que mais se adapta a diferentes tipos de terrenos e desafios, à partida.

SRAM Apex Eagle AXS

PUB
Giant TCR 2024

Esta versão tem cassetes com mais amplitude: 11-50t e 11-51t. Os componentes Eagle diferem das coleções de BTT, como já sabemos, com uma amplitude de 520%, apontando a uma versão para o gravel mais agressivo…

Outras das características, e que torna mais uma vez este novo grupo acessível, é o facto de este Apex ser compatível com cepo 11-speed HG-splined, e não ser um XDR, que é específico Sram. Ainda assim existe uma perda de rendimento, em teoria, porque ficamos com um andamento final 11t, e não 10t.

Em ambas as versões o sistema conta com um sistema de Spring Slutch no desviador traseiro e nos pratos X-Sync, para que a corrente assente de forma mais estável tanto em estrada como em todo o terreno, explica a Sram.

Não vem incluido, mas pode ser instalado um potenciómetro no pedaleiro, e a marca tem também idealizada uma opção para flatbar, mais orientada para gravel, fitness bikes, citadinas e e-bikes. Isto tanto na versão mecânica como no AXS.

As bicicletas flatbar equipam com travagem de discos S-300 e manípulos de troca de mudanças Eagle (gripshift ou AXS). O preço para a Europa deste novo Sram Apex AXS é de 1.456 euros.

PUB
Beeq

Mais info:

Lê também:

Nova transmissão Sram XX e X0 ao pormenor – Parte III: o grupo XX AXS [com vídeo]

Imagens: Sram

 

Também vais gostar destes!