O suíço Gino Mader (Bahrain-Victorious) morreu hoje após ter sofrido uma grave queda numa ravina durante a quinta etapa da Volta à Suíça, ontem.

PUB
Beeq

“É com a mais profunda tristeza e coração pesado que anunciamos a morte de Gino Mader”, escreveu a equipa Bahrain em comunicado.

Na quinta-feira, Mader, de 26 anos, caiu na descida do Albula Pass, a caminho da meta, no final da etapa entre Fiesch e La Punt, depois de ter perdido o controlo da sua bicicleta a quase 100 km/hora.

O ciclista, que venceu uma etapa do Giro em 2021 e foi o melhor jovem na Vuelta no mesmo ano, foi prontamente socorrido no local, onde teve de ser reanimado pelo médico da corrida, antes de ser transportado de helicóptero para o Hospital de Chur.

O britânico Magnus Sheffield, da Ineos Grenadiers, também esteve envolvido no incidente (na imagem em baixo), caindo na mesma ladeira, mas saiu pelo seu próprio pé.

PUB
Giant TCR 2024

“Na sexta-feira, 16 de junho, depois de uma grave queda na quinta etapa da Volta à Suíça, Gino perdeu a batalha para recuperar das graves lesões que sofreu. A nossa equipa está devastada com este trágico incidente e os nossos pensamentos e orações estão com a família de Gino”, refere a equipa.

“Apesar dos melhores esforços da equipa de médicos fenomenal no Hospital Chur, Gino não conseguiu superar o seu último e maior desafio, e às 11h30 despedimo-nos de uma das estrelas da nossa equipa. Gino foi um atleta extraordinário, um exemplo de determinação, um membro valorizado da nossa equipa e de toda a comunidade do ciclismo. O seu talento, a sua dedicação e sua paixão pelo desporto inspirou-nos a todos.”, pode ler-se na mesma nota da formação WorldTeam.

Milan Erzen, diretor geral da Bahrain Victorious pronunciou-se sobre a tragédia que se abateu sobre a sua equipa. “Estamos arrasados ​​com a perda de nosso excecional corredor Gino Mäder. Ele não era apenas um ciclista extremamente talentoso, mas também uma pessoa maravilhosa fora da bicicleta. Enviamos as nossas mais profundas condolências à sua família e entes queridos, os nossos pensamentos estão com eles neste momento difícil. A Bahrain Victorious competirá em sua homenagem, mantendo a sua memória viva em todas as estradas que percorrermos. Estamos determinados a mostrar o espírito e a paixão demonstrados por Gino, e ele sempre será parte integrante da nossa equipa”, escreveu Erzen.

Nascido em Flawil (St. Gallen, Suíça) a 4 de janeiro de 1997, Gino Mader deu o salto para o profissionalismo em 2019 depois de se ter destacado como sub-23. Como jovem, em 2018, entre muitos outros sucessos, venceu duas etapas de montanha e foi 3º classificado na Volta ao Futuro, dividindo o pódio com Tadej Pogacar e Thymen Arensman).

Mader estreou-se nas fileiras da equipa Dimension Data, onde esteve duas temporadas – no segunda anos (2020), a equipa passou a denominar-se NTT Pro Cycling – antes de assinar, em 2021, pela Bahrain Victorious, equipa em que conquistou as suas duas vitórias mais importantes: na 6.ª etapa do Giro em 2021, no topo de Ascoli Piceno, e na 8.ª etapa da Volta à Suíça nesse mesmo ano. A terceira vitória do seu palmarés – a primeira por ordem cronológica – foi conquistada no final de 2018 numa etapa do Tour de Hainan.

PUB
Giant TCR 2024

Exímio trepador, Mader correu quatro grandes voltas, destacando-se o 5.º lugar na Vuelta em 2021. Ainda na Volta a Espanha foi 20.º nas edições de 2020 e 2022. Na Vuelta 2021, Mader preconizou uma curiosa iniciativa, em que prometeu doar um euro a uma organização ambientalista por cada ciclista que terminasse atrás de si em cada etapa da corrida espanhola.

Na temporada de 2022, o suíço terminou em 2.º a Volta à Romandia, depois de Aleksandr Vlasov, e em 2023 foi 5.º da geral no Paris-Nice, atrás de grandes nomes como Tadej Pogacar, David Gaudu, Jonas Vingegaard e Simon Yates nos quatro primeiros lugares.

Lê também:

Volta à Suíça: Ayuso vence em dia de Rui Costa

 Imagens: Bahrain Victorious Twitter

Também vais gostar destes!