Com o aumento generalizado dos preços, é certo que serão menos os praticantes de BTT a trocarem de bicicleta e a apontarem aos modelos topo de gama… Mas existem opções mais baratas que são muito válidas, disso temos a certeza! Para ajudar na escolha, fizemos uma seleção das melhores bicicletas de BTT (e XC) que custam menos de 2.000 euros.

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Não estão aqui todas, é verdade, mas este lote inclui os modelos que nos chamaram a atenção mais recentemente, sendo que, nesta gama de preços, são as hardtail que melhor adaptam a qualidade e capacidade dos componentes ao segmento de preço em causa.

O preço não é o critério principal, contudo, pois a ideia passa também por apresentar opções bem equipadas e produzidas com recurso às tecnologias mais recentes de cada marca. E encontrar as melhores relações entre preço, qualidade e performance esperada em função deles.

Melhores bicicletas de BTT (e XC) abaixo de 2.000 euros

Modelos neste artigo:


Berria Bravo 5 S – 1.999 €

Começamos por um modelo que foi sugestão de um dos nossos leitores após termos publicado o artigo originalmente. Chega-nos do país vizinho, tal como várias outras marcas presentes nesta seleção, e é a Berria Bravo 5 S, com um quadro full carbon com uma geometria bastante convencional tendo em vista o XC: escoras com 427 mm (tamanho M) e distância entre eixos de 1.123 mm.

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Entre os componentes, conforme se pode ver na lista de especificações abaixo, destacam-se as rodas em alumínio Fulcrum Red Zone 99 e a suspensão, que é uma RockShox Shox Recon RL de 100 mm, “fugindo” ao modelo Judy que equipa vários modelos neste artigo. Um conjunto de componentes bastante interessante.

Ficha técnica Berria Bravo 5 S:

Quadro: Bravo 5 EVO, XCO Racing Geometry BGC 29″, Full carbon HMR2X // Suspensão: RockShox Recon RL 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Sram NX Eagle (prato: 34d / cassete: 11-50d) // Travões: Sram Level // Rodas: Fulcrum Red Zone 99 // Pneus: Vittoria Barzo 29×2.25 // Selim: Fizik Taiga // Guiador: Avanforce 2 740 mm // Espigão: Avanforce 0 // Peso: N.D.

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BH Ultimate RC 7.0: 1.949 €

A Ultimate RC da BH é uma versão mais acessível da fantástica Ultimate EVO que tão bem conhecemos: muda o processo de fabrico do quadro (esta RC incorpora fibras Toray T700 e T800), mas herda o design com ADN de competição. A geometria beneficia com isso: um front-center amplo, direção lançada a 68° e escoras curtas, com 420 mm.

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Na tentativa de dar mais controlo a descer, o guiador é de 780 mm. E o nível de equipamento é suficiente se pensarmos em competir, com transmissão numa mistura entre “peças” Shimano XT e Deore (1×12), travões Shimano MT201 e suspensão Rock Shox Recon RL com comando de bloqueio no guiador

Ficha técnica BH Ultimate RC 7.0:

Quadro: Fibra de carbono RC // Suspensão: RockShox Recon RL 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Shimano XT/Deore 1×12 (prato: 32d / cassete: 10-51d) // Travões: Shimano MT201 // Rodas: BH Lite 25mm // Pneus: Maxxis Ikon 29×2.20 // Selim: Prologó Nago RS // Guiador: BH Lite Flat 780 mm // Espigão: BH Lite // Peso: N.D.

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Bianchi Nitron 9.4: 1.893 €

A Bianchi é uma marca com menos expressão no nosso país, mas esta Nitron 9.4 está numa posição imediatamente abaixo à da Methanol, que é o modelo apontado à competição. O quadro assume um formato e uma estrutura um pouco mais tradiconal e uma pouco menos talhado à imagem das tendências atuais.

O ângulo de direção (69,5º), o reach curto (424 mm no tamanho M) e a distância entre eixos (1.110 mm no tamanjo M) resumem esta geometria mais old school, bem como o guiador com apena s720 mm.

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O equipamento está em linha com o preço: suspensão RockShox Judy TK e transmissão Shimano 12x, com desviador XT e manípulo Deore, entre outros elementos a ter em conta.

Ficha técnica Bianchi Nitron 9.4:

Quadro: Fibra de carbono Monocoque // Suspensão: RockShox Judy Silver TK 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Shimano XT/Deore 1×12 (prato: 32d / cassete: 10-51d) // Travões: Shimano MT200 // Rodas: Velomann KOM 25mm // Pneus: Kenda Booster 29×2.20 // Selim: Velomann 1285URN // Guiador: Velomann Flat 720 mm // Espigão: Velomann 6061 // Peso: N.D.

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BMC Twostroke AL ONE – 1.999 €

Não é das mais leves deste gurpo, certamente, até porque o quadro e em alumínio (com cablagem interna, como acontece com praticamente todas as bikes a este preço). Mas é uma BMC. Neste caso com uma suspensão frontal que é a Recon RL e não a Judy, como acontece de resto com vários outros modelos nesta seleção.

A geometria é interessante e aponta à performance nos trilhos: ângulo de direção a 67 graus, uma frente alongada e 75 graus no ângulo do tubo de selim.

A marca explica que esta Twostroke AL pretende “emular” o comportamento que a Twostroke 01, em carbono e mais bem equipada, consegue apresentar, e destaca também as rodas SHL280S.

Ficha técnica BMC Twostroke AL ONE:

Quadro: Twostroke AL Premium Aluminium // Suspensão: Rockshox Recon RL com bloqueio remoto // Transmissão: Shimano NX/SX 1×12 (prato: 32d / cassete: 11-50d) // Travões: Shimano Deore // Rodas: SHL28OS 25 mm // Pneus: Vittoria Barzo 29×2.25 // Selim: Velo VL-1831 // Guiador: BMC MFB03 Alloy 750 mm // Espigão: BMC MSP03 // Peso: 13.06 kg

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Cannondale Trail SL1 : 1.699 €

A Cannondale Trail SL1 é o único modelo deste lote que é apontado pela marca ao trail, apesar de ser uma opção perfeitamente adequado ao XC. O quadro é em alumínio, mas, para compensar, o nível de equipamento está em bom plano: suspensão RockShox Reba RL, transmissão Sram NX Eagle e até está presente o sensor de roda da Cannondale, que permite registar dados com a ajuda da app para smartphone.

Como referimos, este modelo foge um pouco ao XC clássico, com uma geometria bastante “moderna”: direção a 68º, front-center maior (696 mm no tamanho M) e distância entre eixos de 1.123 mm no M, algo que promete um comportamento estável.

Ficha técnica Cannondale Trail SL1 :

Quadro: Aluminio Premium Smart Form // Suspensão: RockShox Reba RL 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Sram NX Eagle 1×12 (prato: 30d / cassete: 11-50d) // Travões: Shimano MT400 // Rodas: WTB STX i23 TCS // Pneus: Schwalbe Rocket Rick 29×2.20 // Selim: Cannondale Ergo XC // Guiador: FSA Alloy Riser 760 mm // Espigão: Cannondale 3 // Peso: N.D.

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Canyon Exceed CF5: 1.949 €

Esta Exceed CF5 herda o design e a geometria da toda-poderosa CFR da Canyon,  apesar de neste caso o fabrico com recurso a carbono deixe o quadro mais pesado, com 1.312 gramas. Mas a estrutura sugere reatividade e controlo: direção bastante vertical (69º) para aprumar a direção, guiador de 740 mm, reach longo e distância de eixos maior (435 e 1.123 mm no tamanho M). Promete muito nas descidas…

O equipamento acompanha: transmissão full Shimano Deore destoa um pocuo disso, mas o resto está em bom plano, com suspensão RockShox Recon RL, travões Shimano SLX, rodas DT Swiss LN e periféricos Race Face…

Ficha técnica Canyon Exceed CF5:

Quadro: Fibra de carbono CF // Suspensão: RockShox Recon RL 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Shimano Deore 1×12 (prato: 32d / cassete: 10-51d) // Travões: Shimano SLX // Rodas: DT Swiss LN XC // Pneus: Schwalbe Rocket Ron 29×2.25 // Selim: Selle Italis Model X // Guiador: Race Face Ride Rise 740 mm // Espigão: Race Face Ride // Peso: 11,74 Kg

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Coluer Poison SL 4.1 – 1.919 €

Confessamos que, quase imperdoavelmente, nos esquecemos de colocar esta Coluer quando escrevemos este artigo na sua primeira versão. Mas, efetivamente, a Poison SL 4.1, pelas suas características em linha dentro do segmento, merece figurar nesta seleção.

E também porque, tal como fazem marcas como a Orbea, por exemplo, existe uma possibilidade muito interessante no momento em que escolhemos a bicicleta no site da Coluer: podemos pedir desde logo a substituição de alguns componentes.

É o caso da suspensão, se preferirmos ter algo mais acima na gama do que a RockShox Recon Silver RL de 100 mm que vem de origem (podemos mandar instalar uma Sid Select por mais 284 euros ou uma Sid Ultimate por mais 636 euros); e das rodas, já que podemos trocar as Fulcrum Red Zone 7 por um par Prototype: as RW 29 por mais 255 euros, as Zenith por mais 498 euros ou as Carbon Zero por mais 797 euros.

De resto está alinhada (por baixo) com o que encontramos em muitas bicicletas neste segmento de preço, sem grandes surpresas.

Ficha técnica Coluer Poison SD 4.1:

Quadro: Carbono HMC T700/800 // Suspensão: RockShox Recon Silver RL de 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Shimano Deore/SLX 1×12 (prato: 32d / cassette: 10-51d) // Travões: Shimano MT200 // Rodas: Fulcrum Red Zone 7 // Pneus: Continental Cross King 29×2.20 // Selim: Selle Italia X3 // Guiador: Icon Supernova 720 mm // Espigão: Icon Supernova // Peso: N.D

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Cube Reaction C:62 Pro: 1.949 €

A Cube Reaction C:62 Pro tem uma excelente relação entre qualidade, componentes e preço, como é habitual nas bikes da marca. Os componentes escolhidos estão em bom nível, com transmissão com elementos Shimano XT/Deore e travões XT. A suspensão é a RockShox Judy na versão Gold RL.

O quadro é bem acabado, pelo que já tivemos oportunidade de ver ao vivo, e dá um peso aceitável à bike: 11,20 kg. A geometria aponta à reatividade com distância entre eixos curta (1.091 mm no tamanho M) e direção bastante vertical (69º). O guiador de 720 mm, contudo, é mais típico do XC clássico.

Ficha técnica Cube Reaction C:62 Pro:

Quadro: Fibra de carbono C:62 // Suspensão: RockShox Judy Gold RL 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Shimano XT/Deore 1×12 (prato: 32d / cassette: 10-51d) // Travões: Shimano XT // Rodas: Answer Atac AM // Pneus: Schwalbe Racing Ray 29×2.25 // Selim: Natural Fit Venec // Guiador: Cube Flat Race Bar 720 mm // Espigão: Cube Performance // Peso: 11,20 Kg

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Focus Raven 8.6 – 1.899 €

Há algumas diferenças entre esta hardtail da Focus e o que muitas outras concorrentes apresentam em termos de componentes. Exemplos? As rodas Rodi Viper 21 e os travões MT2 da Magura.

Com a presença da suspensão Judy da RockShox é bom ver que é a versão Gold RL (100 mm na mesma), tal como o quadro em carbono mostra uma geometria com medidas bastante alinhadas com a prática do XC convencional: escoras com 435 mm, exatamente a mesma medida do reach. A distância entre eixos é de 1.116 mm (medidas no tamanho M).

Ficha técnica Focus Raven 8.6:

Quadro: Carbon frame, PF30 BB // Suspensão: Rock Shox Judy Gold RL 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Sram NX 12x (prato: 32d / cassette: 10-50d) // Travões: Magura MT2 // Rodas: Rodi Viper 21 // Pneus: Schwalbe Racing Ray/Ralph Performance 29×2.25 // Selim: Focus Race SL // Guiador: BBB Horizon BHB-108 720 mm // Espigão: BBB Deluxe // Peso: 11,95 Kg

Mais info:


Ghost Nirvana Trail Universal – 1.799 €

Tal como a Cannondale acima, esta Nirvana da Ghost não é uma bicicleta puramente para XC, aponta um pouco mais para o trail (os modelos da marca para XC são os Lector, um pouco mais caros…). E isto vê, por exemplo, nos pneus Schwalbe Nobby Nic com 2.40 e nos 140 mm da suspensão frontal. Esta é uma RockShox Recon Silver RL com bloqueio remoto.

Não esquecer também que o quadro é em alumínio, talvez a pensar nos “abusos” extra que este modelo poderá sofrer nos trilhos tendo em conta a vocação mais trail. Mas atenção: este modelo adequa-se perfeitamente a um uso de BTT dentro do XC, sendo por isso que também figura neste artigo.

Ficha técnica Ghost Nirvana Trail Universal:

Quadro: Nirvana AL // Suspensão: Rock Shox Recon Silver RL 140 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Sram GX/SX 12x (prato: 32d / cassette: 11-50d) // Travões: Shimano BR-MT410 // Rodas: WTB ST i25 // Pneus: Schwalbe Nobby Nic Super Trail Addix Soft 29×2.40 // Selim: WTB volts // Guiador: Ground Fiftyone Race Dia 720 mm // Espigão: Eightpins hydraulic // Peso: N.D.

Mais info:


GT XTC Advanced 29 3 – 2.025 €

Também passa do limite de preço, neste caso 25 euros, mas achamos que vale a pena, até porque esta GT é uma bela hardtail, sim senhores. Quadro em carbono, um pouquinho menos longa que outras concorrentes (1.106 mm entre eixos) e com escoras de 425 mm (tamanho M). Para XC puro.

A suspensão é na verdade uma RockShox Giant de 100 mm (no site oficial é indicada uma Giant Crest 34 RRL) e a transmissão assenta num conjunto Deore da Shimano. Nível de equipamento “normal” neste segmento de preço, mas abaixo da relação qualidade/preço que várias concorrentes nesta seleção apresentam. O guiador tem 780 mm!

Ficha técnica GT XTC Advanced 29 3:

Quadro: Advanced-Grade Composite // Suspensão: Rock Shox Recon 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Shimano Deore 12x (prato: 32d / cassette: 11-51d) // Travões: Shimano BR-MT410 // Rodas: Giant XCT 29” alloy // Pneus: Maxxis Recon Race 29×2.25 // Selim: Giant Contact // Guiador: Giant Contact SL XC Flat 780 mm // Espigão: Giant Connect // Peso: N.D.

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KTM Myroon Pro – 2.099 €

O quadro em carbono e geometria da Myroon dispensa apresentações no mercado português, certo? Especialmente pela característica que coloca o tubo do espigão descentrado sobre o centro pedaleiro para dar algum efeito de amortecimento vertical passivo do quadro.

Uma bicicleta relativamente bem equipada, apesar de estar um pouco abaixo do que podemos encontrar em termos de componentes em vários outros modelos nesta seleção. Atenção, contudo, pois está 100 euros acima da fasquia de 2.000 euros que temos como limite neste artigo.

Ficha técnica KTM Myroon Pro:

Quadro: Myroon 29″ Performance Carbon / M-6886 // Suspensão: RockShox Judy Silver TK 29″ 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Shimano Deore 12x (prato: 32d / cassette: 10-51d) // Travões: Shimano MT201 // Rodas: KTM Line – Shimano MT410B CL 32H // Pneus: Schwalbe Rapid Rob K-Guard 57-622 // Selim: KTM Line Sport // Guiador: KTM Comp flat 2X 720 mm // Espigão: KTM Comp 27.2/400 // Peso: 12,9 kg

Mais info:


Lapierre Prorace SAT CF 6.9 – 1.799 €

Outra “perita” em XC com preço bem abaixo dos 2.000 euros e com alguns pontos que valem efetivamente o que pagamos por esta hardtail. Quadro feito com o carbono UD SL da marca e com uma geometria bastante interessante e diferente, ostentando o design típico da Lapierre no top tube, pelo menos neste segmento.

Esta é uma bicicleta que já leva alguns meses de mercado, mas ainda assim surpreende em dois pontos acima dos outros: nas rodas Mavic XC621 TBLS e no sistema patenteado SAT. 

O que é? É aquele pequeno “pedaço” de elastómero que está no triângulo que une o tubo do selim ao top tube por baixo do próprio selim. Trata.se de um sistema de ligeiro amortecimento das vibrações que chegam dos trilhos. Algo que já experimentámos e que funciona efetivamente. 

Por outro lado, a suspensão frontal Suntour Raidon Remote QR15mm a ar, com 100 mm de curso, poderá eventualmente ser o primeiro componente a “pedir” um upgrade…

Ficha técnica Lapierre Prorace SAT CF 6.9:

Quadro: UD SL Carbon // Suspensão: Suntour Raidon Remote QR15mm Air 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Shimano Deore 12x (prato: 32d / cassette: 10-51d) // Travões: Shimano MT401 // Rodas: Mavic XC621 TBLS // Pneus: Maxxis Ardent 29×2.25 // Selim: Lapierre by Velo // Guiador: Lapierre 6061 Top Flat W 720 mm // Espigão: Lapierre Alloy Forged // Peso: N.D

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Merida Big Nine 3000: 1.999 €

A Big Nine 3000 está na fronteira dos 2.000 euros e apresenta linha fluidas no quadro, com triângulo traseiro Flex-Stay com tirantes que absorvem vibrações. A geometria tanto nos mostra um ângulo de direção a 70º e eixos distantes a 1.110 mm como escoras longa de 433 mm, o que deixa antever uma máquina boa para acelerar e trepar.

Quando ao equipamento, pelo preço podia estar um pouco mais acima na gama:suspensão Manitou Markhor Comp com bloqueio remoto, transmissão Shimano XT/Deore 12x, travões Tektro M25 e rodas Merida Comp.

Ficha técnica Merida Big Nine 3000:

Quadro: Fibra de carbono CF3 // Suspensão: Manitou Markhor 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Shimano XT/Deore 1×12 (prato: 32d / cassete: 10-51d) // Travões: Tektro M25 // Rodas: Merida Comp // Pneus: Maxxis Ikon 29×2.20 // Selim: Merida Comp CC // Guiador: Merida Expert 720 mm // Espigão: Merida Comp CC // Peso: 11,78 Kg

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MMR Rakish 90: 1.899 €

A MMR Rakish 90 não ostenta a designação SL que faz referência á produção em carbono mais elaborada da marca, que aponta à competição, mas a geometria é a mesma, com medidas bastante compactas: direção a 69,5º e 425 de extensão nas escoras. Características próprias para a aceleração…

O patamar de equipamento está muito alinhado com o que acaba por ser normal neste segmento de valores: suspensão RockShox Judy Silver, transmissão Shimano XT/Deore, travões Shimano MT200… Destaca-se o guiador de 720 mm (um pouco “estreito”…) e ainda o avanço e o espigão com o selo da Ritchey.

Ficha técnica MMR Rakish 90:

Quadro: Fibra de carbono G3 // Suspensão: RockShox Judy Silver 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Shimano XT/Deore 1×12 (prato: 34d / cassete: 10-51d) // Travões: Shimano MT200 // Rodas: XCR 9800 // Pneus: Hutchinson Cobra  29×2.10 // Selim: Selle Italia Model X // Guiador: Ritchey Comp 720 mm // Espigão: Ritchey Comp // Peso: N.D.

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Mondraker Chrono R: 1.699 €

Um bom exemplo de como o carbono no quadro pode não fazer falta a uma bicicleta que pode inclusive entrar em competições. É que a Chrono R bebe das mesmas águas que as XC mais mediáticas da Mondraker, com quadro em alumínio 6061 de geometria reativa: curta entre eixos (1.107 mm no tamanho M), triângulo posterior compacto (430 mm de dimensão nas escoras) e direção a 70 graus.

O equipamiento, por sua vez, está um patamar acima de algumas concorrentes diretas: suspensão RockShox SID RL, transmissão Sram GX Eagle, travões Sram Level e periféricos da marca ONOFF, em que se destaca o espigão e o guiador de 740 mm. O peso anda pelos 12,5 kg.

Ficha técnica Mondraker Chrono R:

Quadro: Aluminio Xtralite 6061 // Suspensão: RockShox Sid RL 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Sram GX Eagle (prato: 34d / cassete: 10-50d) // Travões: Sram Level // Rodas: MDK-XPI 25mm // Pneus: Maxxis Ikon 29×2.20 // Selim: Mondraker serie XC // Guiador: ONOFF Sulfur 740 mm // Espigão: ONOFF Sulfur // Peso: 12,5 kg

Mais info:


Orbea Alma M51: 1.999 €

Também na fronteira dos 2.000 euros, esta Orbea Alma M51 incorpora um “trunfo” único entre as bicicletas desta seleção: o espigão telescópico OC2 Dropper Post, algo que mostra um compromisso com o XC mais técnico. O quadro é feito com fibras de carbono OMR, as mais baratas, mas a geometria é idêntica à mais prestigiada OMX. A saber: direção a 68º, eixos a 1.118 mm (tamanho M), reach de 426 mm (tamanho M)…

Nível de equipamento? Além do jé referido espigão telescópico, está num patamar “normal” no segmento: a popular RockShox Judy Silver, transmissão Sram NX Eagle, periféricos da marca OC, que é própria da Orbea. Uma opção à altura das voltas mais exigentes.

Ficha técnica Orbea Alma M51:

Quadro: Fibra de Carbono OMR // Suspensão: RockShox Judy Silver TK 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Sram NX Eagle (prato: 32d / cassete: 10-50d) // Travões: Shimano MT201 // Rodas: Orbea OC1 25 mm // Pneus: Maxxis Ikon 29×2.20 // Selim: Selle Italia Model X // Guiador: ONOFF Sulfur 740 mm // Espigão telescópico: OC2 Dropper Post // Peso: N.D.

Mais info:


Rockrider XC 900 29” GX Eagle – 1.899 €

Não haja dúvida de que as Rockrider da Decathlon consegue garantir uma relação entre preço e componentes que é bastante difícil de bater… E esta marca e cadeias de lojas aposta também no peso ao comunicar estas bicicletas, já que no site oficial constam os pesos de praticamente todos os elementos desta XC 900.

Exemplos de componentes que estão um pouco acima na gama face a várias concorrentes a estes preços: a suspensão RockShox Reba RL de 100 mm, a transmissão Sram GX Eagle e as rodas Mavic Crossmax. O quadro é em carbono, sim, e ajuda a que a bike fique pelos 10,5 kg no tamanho M.

Ficha técnica Rockrider XC 900 29” GX Eagle:

Quadro: Carbono integral com 1.080 gramas // Suspensão: RockShox Reba RL 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Sram GX Eagle (prato: 32d / cassete: 10-52d) // Travões: Sram Level T // Rodas: Rodas Mavic Crossmax
(1.850 gramas) // Pneus: Hutchinson Kraken 29×2.3″ // Selim: Rockrider XC Ergofit // Guiador: Alumínio Rockrider plano 720 mm // Espigão: Carbono 27,2 mm // Peso: 10,5 kg

Mais info:


Scott Scale 940: 1.999 €

Esta é uma bicicleta que no catálogo da Scott assume a posição de uma das hardtails mais acessíveis e “eficazes” tendo em conta a relação preços/componentes, à partida. E um dos pontos mais positivos é certamente a qualidade e robustez do quadro em carbono HMF, isto a julgar pelas bicicletas feitas feitas com esta mesma fibra que já testámos e de que já fomos donos.

Entre o lote de componentes e os detalhes que a marca adiciona a esta gama destacamos o RideLoc, o sistema com acionamento no guiador que permite bloquear a suspensão frontal RockShox Judy de 100 mm em duas posições distintas.

Ficha técnica Scott Scale 940:

Quadro: Scale 3 Carbon // Suspensão: RockShox Judy 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Sram SX Eagle (prato: 32d / cassete: 11-50d) // Travões: Shimano MT200 // Rodas: Syncros X-25 25 mm // Pneus: Schwalbe Rapid Rob 29×2.25 // Selim: Syncros Belcarra Regular 2.5 // Guiador: Syncros Alloy 6061 740 mm // Espigão: Syncros // Peso: 12,40 kg

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Specialized Chisel: 1.950 €

A Chisel de Specialized tem quadro em alumínio com soldaduras muito bem disfarçadas e perfis minimalistas, algo que dá um look muito elegante e deportivo à bicicleta. A geometria segue as tendências atuais: direção lançada a 68º e eixos separados por 1.124 mm (tamanho M) para garantir estabilidade (e controlo, graças a um guiador com 750 mm) e um curto triângulo traseiro com escoras de 432 mm.

O equipamento é de entrada de gama, prometendo cumprir a sua missão, contudo: suspensão RockShox Judy Silver, transmissão Sram SX Eagle, rodas de alumínio da própria Specialized e os habituais pneus Specialized Fast Track, entre outros componentes e elementos.

Ficha técnica Specialized Chisel:

Quadro: D’Aluisio Smartweld M5 Alloy // Suspensão: RockShox Judy Silver 100 mm // Transmissão: Sram SX Eagle (prato: 34d / cassete: 10-50d) // Travões: Sram Level T // Rodas: Specialized Alloy 25mm // Pneus: Specialized Fast Track 29×2.35 // Selim: Body Geometry // Guiador: Specialized Alloy XC 750 mm // Espigão: Specialized Alloy // Peso: N.D.

Mais info:


Superior XP 929 – 1.949 €

É a própria Superior que refere que esta é a versão “barata” da versão Team, que está bem mais acima na gama de preços do catálogo da marca. Mas será por isso que o desempenho nos trilhos se ressente? A julgar pela lista de componentes, talvez não muito…

Além de periféricos da ON1 como o guiador (760 mm) e espigão de selim Race, eis que a XP 929 se apresenta com 11,7 kg e um Recon RL R de 100 mm no amortecimento frontal. Destaque também para a presença de origem de prato de 34t no pedaleiro (com guia de corrente).

Quanto à geometria, não tem as escoras mais curtas desta seleção (432 mm) e a distância entre eixos comprova uma vocação de puro XC: 1.133 mm no tamanho M. Uma opção muito interessante.

Ficha técnica Superior XP 929:

Quadro: Carbon MTB Race Pro Mid Modulus // Suspensão: RockShox Recon Silver RL R 100 mm // Transmissão: Shimano Deore (prato: 34d / cassete: 10-51d) // Travões: Shimano BR-MT410 // Rodas: Stars J25DH // Pneus: Schwalbe Racing Ralph Performance 29×2.25 // Selim: Fizik Taiga // Guiador: ONE1 Race 760 mm // Espigão: ONE1 Race Alloy // Peso: 11,7 kg

Mais info:


Trek Procaliber 9.5 – 2.049 €

Abrimos um exceção nesta Trek Procaliber, pois está 50 euros acima dos 2.000 euros… Mas vale a pena! O quadro em carbono OCLV dispensa apresentações, mas marca diferença pelos pormenores. Damos dois exemplos, rapidamente. Um é um pormenor grande, passamos a redundância: a marca chama-lhe desacoplador e talvez seja isso mesmo, o IsoSpeed. Trata-se de uma pequena membrana em borracha que está instalada no ponto de contacto entre o top tube e o tubo do selim.

O objetivo é absorver as vibrações, impactos e trepidações que chegam dos trilhos na medida do possível e sabendo, claro, que este não é um sistema de suspensão traseiro. Funciona, asseguramos, pois estamos de momento a testar uma versão da Trek Procaliber. Review e vídeo em breve!

Outro pormenor, este mais “pequeno”: a tecnologia Knock Block, um sistema de limitação de viragem integrado na caixa de direção e que evita que o guiador rode totalmente em caso de queda. Assim, o quadro não é danificado pelo toque das extremidades do guiador e dos manípulos, tal como as guias dos travões e das mudanças não são puxadas. Há outras marcas que o fazem, já, e é algo que todas as bicicletas deviam ter.

Ficha técnica Trek Procaliber 9.5:

Quadro: Carbono OCLV Mountain // Suspensão: RockShox Judy SL 100 mm com bloqueio remoto // Transmissão: Shimano Deore 12x (prato: 30d / cassete: 10-51d) // Travões: Shimano MT200 // Rodas: Bontrager Kovee // Pneus: Bontrager XR2 Team Issue 29×2.20 // Selim: Bontrager Arvada // Guiador: Bontrager Comp 720 mm // Espigão: Bontrager alumínio // Peso: 11,64 kg

Mais info:


Notas importantes

Inicialmente, este artigo contava apenas 13 bicicletas. Após sugestões dos nossos leitores, fomos adicionando modelos que, tal como os restantes, “merecem” figurar neste lote. Assim, esta seleção conta agora com 22 modelos (última atualização a 24 de Março 2022).

Como estamos numa altura em que continuam os lançamentos dos modelos de bikes para 2022, refira-se que todos as bicicletas neste artigo são já de 2022. Ainda assim, ao tentar encontrar algumas delas nas lojas, os modelos disponíveis em stock podem ainda ser referente a 2021.

Avisamos também que, dada a elevada procura de bikes hoje em dia, pode ser difícil encontrar em stock alguns destes modelos no tamanho desejado. Apressa-te a contactar a tua loja caso pretendas adquirir uma delas.

As bicicletas que compõem este artigo estão dispostas por ordem alfabética. Os pesos são referimos apenas quando são indicados pelas marcas nas listas de especeficações, visto que, como não se trata de um teste de grupo, não tivemos oportunidade de pesar cada bicicleta.


Sobre os artigos GoRide Top…

Este artigo não é um teste de grupo. Os GoRide Top são artigos em que juntamos uma série de produtos e/ou equipamentos que são referência em determinada área e/ou para determinada finalidades.

São escolhidos em função do que cada marca disponibiliza no momento, do que vemos noutros sites internacionais e da nossa experiência neste sector.

Conheces algum modelo que podia estar neste artigo e que tenhamos deixado de fora? Diz-nos qual, temos todo o gosto em adicioná-lo à seleção.


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Artigo redigido por José Escotto e Jorge Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.

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