A temporada de 2021 de Mikel Landa contrastou com a da sua equipa Bahrain Victorious. A época do corredor espanhol ficou aquém das expectativas, enquanto a da formação árabe superou-as.

PUB
TrekFest 2024

Landa era o apontado líder da Bahrain na última edição do Giro de Itália, mas acabou por ser forçado a retirar na primeira semana após uma queda grave. A saída prematura do basco foi ‘aproveitada’ pelo seu companheiro de equipa Damiano Caruso para brilhar, conquistando o segundo lugar da classificação geral, atrás de Egan Bernal (Ineos Grenadiers), e venceu uma etapa de alta montanha.

Mikel Landa, regresso no final da temporada, evidenciando boa forma ao ganhar a Volta a Burgos, desempenho que sugeria que o espanhol poderia ser um dos principais protagonistas da Vuelta, objetivo que determinou após a desilusão no Giro. Todavia, teve uma passagem discreta pelas estradas do seu país, acabando por desistir da prova, e uma vez mais foi ofuscado pelas excelentes prestações de companheiros de equipa, então de Jack Haig e de Gino Mäder, que terminaram, respetivamente, em 3.º e 5.º da geral, liderada por Primoz Roglic (Jumbo-Visma).

“O meu objetivo é voltar a ser competitivo”

Após uma temporada de 2021 para esquecer, Landa apresenta-se revigorado para a época de competições do próximo ano. “O meu objetivo é voltar a ser competitivo. A última temporada foi complicada, depois da minha queda no Giro, por isso quero apenas voltar a ser competitivo”, confidenciou o corredor da Bahrain Victorious durante uma teleconferência de imprensa. O espanhol, que completou 32 anos na última segunda-feira (dia 13), só pediu um presente de aniversário: “Estar saudável”.

PUB
Giant TCR 2024

O seu calendário de 2022 ainda não é conhecido, mas deve apontar para um ou duas grandes voltas, previsivelmente o Giro e o Tour de França. “Gostaria de fazer o Tour novamente. O Giro pode ser uma corrida muito boa para mim no próximo ano, com poucos quilómetros contra o relógio. Ainda não decidimos o que vou fazer, vamos discutir com a equipa, para ver se farei o Giro ou o Tour, ou os dois”, revelou.

Landa poderá participar ainda em algumas clássicas. “Vai depender do meu programa. Se eu apenas fizer o Tour, poderei ir às clássicas as Ardenas, mas veremos”, admitiu.

“Pré-temporada tranquila”

Mikel Landa diz que não sente mais pressão, considerando que alguns dos seus companheiros de equipa estarão à espreita de uma oportunidade de liderança nas grandes corridas. “Todos queremos fazer sempre melhor. A última temporada foi muito boa para a equipa, pelo que teremos de dar continuidade e se possível melhorar”, declarou.

“A pré-temporada está a ser tranquila, como sempre, umas pequenas férias, uns dias em casa… descansei, removi a placa de metal que tinha desde a queda no Giro e estou pronto para o ataque a temporada de 2022 em boa forma”, garantiu Landa.

PUB
Beeq

Também vais gostar destes!