Após uma temporada memorável, com muitas e importantes vitórias, David Valero conseguiu ainda tornar-se o número um no ranking mundial da UCI no XCO. Em modo de despedida da época de 2022, mas também já a pensar no próximo ano, o espanhol decidiu competir numa corrida por etapas: a Titan Desert na Arábia Saudita.

PUB
Beeq

O corredor da BH Tamplo Cafés UCC reconhece que esta será a sua primeira participação num evento da Titan World Series. Embora a NEOM Titan Desert Arábia Saudita seja o último evento que o espanhol disputará em 2022, o foco é claro: Valero espera “uma aventura” que até possa servir para começar a ganhar algum ritmo a pensar na próxima temporada.

“A minha ideia é aproveitar a NEOM Titan Desert Arábia Saudita para pedalar com bom tempo e começar a fazer quilómetros até 2023”, referiu o espanhol. Não quer falar em estar na luta pela vitória, mas admite, em declarações à organização, que é um atleta sempre com a competição no sangue: “No fundo sou um corredor, sou competitivo e tenho a certeza que um dia vou estar com vontade e vou tentar ganhar.”

David Valero, como não poderia deixar de ser, classifica a temporada que realizou de uma forma muito positiva. Até se dizer que começou antes de 2022, com o bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Essa medalha deu-me muita tranquilidade”, confessou. E parece que essa tranquilidade ajudou a dar o seu melhor nas corridas que se seguiram e até chegar a número 1 do mundo no XCO, sendo medalha de prata na Taça do Mundo, com 10 vitórias.

“Estou muito muito feliz. Foi a melhor temporada da minha carreira. No final, há sempre uma espinha atravessada na garganta, especialmente quando se termina em segundo na Taça do Mundo. Mesmo assim estou muito feliz e ansioso para começar o próximo ano”, afirmou o corredor de Baza (Granada).

PUB
KTM

Um corredor com a qualidade de David Valero, não pode duvidar de como irá competir numa prova. Porém, sendo esta a primeira participação num evento da Titan World Series, o espanhol admite que vai um pouco à descoberta.

“Para mim será a primeira vez. A verdade é que vou com alguma incerteza, embora uma coisa que me tranquilize é que na Arábia basta seguir a pista e não há muita navegação. Para mim será uma aventura muito bonita. Tenho a certeza que vou me divertir”, salientou.

“Para mim é um desafio. É uma aventura. Eu nunca competi num evento da Titan World Series. Tenho certeza que vou pecar por ser novato, por correr em algo que não é minha disciplina. Tenho certeza que muitas coisas me escapam. Mas vou aprender a navegar e correr de outra maneira”, continuou.

“Acho que vai ser um aprendizagem para depois regressar noutras edições e, se as puder disputar, então disputarei. Seria um título muito bonito para colocar no meu palmarés”, concluiu Valero.

PUB
Specialized Levo

Mais informações sobre o Titan Desert na Arábia Saudita:

Também vais querer ler…

Entrevista GoRide | Konny Looser: ‘Não faço um plano antes da corrida. Confio nos meus instintos’

Fotografias: Titan Desert

Também vais gostar destes!