Sempre que olhamos para uma bicicleta de competição de uma equipa oficial das próprias marcas, chegamos à mesma conclusão: as diferenças para com as bicicletas de série, das quais derivam, são (quase) sempre poucas. É o caso da Yeti SB 150 da Yeti Fox Racing Factory Team.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Nestes casos, os fabricantes aplicam melhorias às versões de catálogo das bicicletas. Apenas isso, o que significa que quase sempre o quadro é o mesmo. E assim também sabemos que comprar a bicicleta dá-nos acesso ao mesmo quadro que anda em competição, que foi feito para isso…

Neste caso, a Yeti SB150 que se pode encontrar nas lojas “deve” muito pouco à que é utilizada pelos membros da Yeti Fox Factory Team no Enduro World Series (EWS). E, como se isso não bastasse, trata-se de uma bicicleta campeã nas mãos de Richie Rude

O quadro desta versão é fabricado com recurso a duas fibras de carbono distintas. Ou seja, há dois quadros diferentes: a série C e a mais exclusiva série T (Turq series), que tem uma relação rigidez-peso muito mais favorável. Como se poderá imaginar, é esta última a versão utilizada pela equipa.

PUB
KTM

Como o próprio nome indica, o amortecimento traseiro tem curso de 150 mm, um patamar que pode parecer escasso para uma bicicleta com estas características. Contudo, graças ao sistema de braço oscilante com a tecnologia Switch Infinity (um pistão que se desloca verticalmente), é possível criar curvas de compressão na roda traseira, garante a marca, o que faz com que os 150 mm se expandam mais do que o esperado.

Este vídeo mostra o funcionamento deste sistema Swicth Infinity, que foi criado em parceria com a Fox:

PUB
Riese & Müller Multitinker

A geometria da bicicleta é bastante particular, pois tem dimensões que a podiam muito bem colocar na família das all-mountain ou mesmo das de trail. A traseira é especialmente compacta, com um triângulo com escoras de 433 mm. A frente é bastante “aberta”, para dar estabilidade e controlo, com uma direção a 64,5º e um centro frontal de 790 mm (tamanho M), com eixos separados por 1.223 mm (tamanho M).

Quanto à suspensão frontal, a equipa opta pela Fox como fornecedor, o mesmo que nas bicicletas de série. Podemos encontrar aqui uma Fox 38 Factory com 170 mm e um amortecedor Fox Float X2 atrás, com os já mencionados 150 mm.

De salientar que em algumas corridas encontramos versões desta bicicleta com amortecedor traseiro de mola (mais especificamente o Fox DHX2 Factory). Outro item que está nesta e na versão de loja é o espigão telescópico Fox Transfer Factory.

A transmissão, contudo, é um dos pontos em que diferem. É a Shimano quem fornece o material à equipa, instalando grupos de transmissão XTR. E os travões são da Saint. Já nas montagens de série, a única coisa que podemos encontrar assinada pelo fabricante japonês é a transmissão XT do modelo SB150 T1. O resto é tudo Sram.

PUB
Giant TCR 2024

Outros exemplos: há guia de corrente instalado na SB150 da equipa e a montagem de série não tem. Em contraponto, os pneus nas bicicletas da equipa são fornecidos pela Maxxis, os mesmos que se encontra nos modelos de série.

Mais info:

Também vais querer ler…

Seleção GoRide: Top 8 melhores calças para enduro neste inverno [com vídeos]

Fotografias: Yeti Cycles

Também vais gostar destes!