A empresa americana Chris King é um clássico entre os clássicos, com uma aura de exclusividade muito elevada derivada do requinte (e qualidade) que imprime em todos os seus produtos. Bicicletas que querem ter um toque de classe devem ter um componente assinado por Chris King. Não?

PUB
KTM

Chris King é uma marca nascida em Portland (Oregon, EUA), em 1976 e sempre ofereceu componentes para bicicletas. Uma novidade dentro da oferta são as rodas que acaba de lançar, inéditas até o momento, pois geralmente possuem rodas montadas com aros de fabricantes terceiros e seus componentes habituais. Mas agora também lançou a fabricação dos anéis (neste caso, fibra de carbono).

Existem dois modelos produzidos até agora: o GRD23 (gravel) e o MTN30 (BTT). Da própria marca, várias características de ambos os modelos que os destacam dos demais: são ‘Made in USA’ e têm garantia vitalícia.

Chris King GRD23 (3.599 euros)

As GRD23 são rodas com os olhos postos no gravel, mas são perfeitamente válidas para a estrada. Elas são fabricadas exclusivamente com o diâmetro 700c. “O aro GRD23 é feito com FusionFiberTM, um termoplástico de última geração que incorpora polímeros de cadeia longa”, explica a empresa.

PUB
Specialized Levo

O que procuram é dar uma grande rigidez às rodas (elas têm 23 mm de largura), mas sem torná-las duras, dando o conforto suficiente que se pode desejar num modelo destinado a rodar pelo campo. Esta fibra de carbono muito especial também é reciclável, o que a torna amiga do ambiente. A propósito, têm um peso de 1.468 g, bastante ajustado para suas dimensões.

Destacam-se os espetaculares cubos R45D, também assinados pela marca (custam 877 euros separadamente!), que incluem o sistema de engrenagens RingDrive™ no núcleo que, com 45 dentes, garante uma grande aceleração instantânea. São fornecidos apenas com fixação central para discos e eixos passantes 100×12 na roda dianteira e 142×12 na traseira. São usados rolamentos de aço como padrão, mas, opcionalmente, podem ser cerâmicos. Os anéis vêm preparados para o tubeless. Os núcleos, são apenas compatíveis com os da Shimano e Sram.

Mais informações:

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Chris King MTN30 (3.469 euros)

Por seu lado, as rodas MTN30 para as montanhas têm uma abordagem mais ‘allmountain’, em parte devido a uma largura de aro de 29 mm e ao cubo Chris King Boost que, neste caso, oferece 72 pontos de engate em seu núcleo. Quanto aos rolamentos, é igual ao das rodas gravel, ou de aço ou cerâmica (com o respectivo suplemento de preço).

A fibra de carbono utilizada responde ao mesmo conceito das rodas GRD23, com o especial FusionFiberTM. A empresa norte-americana fornece este conjunto de rodas nas três combinações mais procuradas: com diâmetros de 29″, 27,5″ e Mullet. O peso? 1746g (29″).

Mais informações:

Também vais querer ler…

Novas rodas Specialized Rapide CL II: para uma experiência ao nível do World Tour?

PUB
Giant TCR 2024

Também vais gostar destes!