Um grande bluff, este Wout van Aert! Ontem de manhã, antes da partida para a 3.ª etapa, o belga da Visma-Lease a Bike afirmava: “Vou tentar manter-me tranquilo no pelotão e proteger-me no final, para passar bem este fim de semana”.

PUB
Beeq

Afinal, venceu na tirada em Tavira, na sequência de um sprint ao seu estilo. Com a sua habitual destreza na aproximação à meta, Van Aert soube esperar o momento certo para se lançar, seguindo nas rodas e só acelerando a apenas 100 metros da linha. Eis a primeira vitória da temporada para WVA, que no final fez declarações interessantes.

“Por acaso, foi uma decisão de última hora [ri-se], mas uma fantástica. O meu objetivo era manter-me fora de apuros, mas a aproximação ao sprint foi mais fácil e segura do que na primeira etapa. A determinada altura, vi-me na frente com a equipa, e pensei ‘por que não?’”.

PUB
Nova Trek Supercaliber

“É sempre importante vencer no início da temporada, é bom para a confiança. Especialmente num sprint, nunca é fácil”, disse Van Aert. “O final foi um pouco caótico, com estradas um pouco estreitas. Tive de vir de trás, mas encontrei-me numa boa posição na última curva. Com o vento contrário e a subida em falso plano, também foi bom vir de trás.”, explicou o belga, que já foi menos reservado nas suas aspirações à classificação geral…

PUB
Beeq

“Estou numa boa posição na classificação geral, por isso meu plano é, primeiro, fazer um bom contrarrelógio, e depois logo veremos a posição em que estarei na geral amanhã ao fim do dia, para ver se conseguimos uma boa classificação”, afirma Van Aert, que ocupa o 8º lugar, a 22 segundos de Daniel Martinez (BORA-hansgrohe) e a 18″ de Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), que considera o homem a bater nesta 50ª edição da corrida algarvia.

“Claro que Evenepoel é o grande favorito, já tem uma pequena vantagem e é campeão do mundo de contrarrelógio. Mas também fiquei surpreendido com o nível de alguns corredores no Alto de Foia.

Se ainda tivermos alguns corredores em boa posição [na geral] depois do contrarrelógio, podemos jogar as nossas cartas no domingo”, antecipa Van Aert. Se isso acontecer – entenda-se, se após o exercício individual deste sábado, Van Aert, Jan Tratnik e Sepp Kuss estiverem condições de lutar pela vitória à geral na derradeira etapa que termina no Malhão. Então a Visma, como é seu timbre e tanto gosto, poderá montar uma estratégia para sacar alguma carta da manga… e derrotar a Soudal e a BORA.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Créditos da imagem: Twitter Visma-Lease a Bike – https://twitter.com/vismaleaseabike/status/1758545983024091632/photo/1

Também vais gostar destes!