Gerben Thijssen, corredor da equipa da Intermarché-Wanty, venceu a primeira etapa da Volta ao Algarve, entre Portimão e Lagos, na extensão de 200,8 km, a mais longa da 50.ª edição da corrida portuguesa.

PUB
Beeq

O belga, de 25 anos, impôs-se, em sprint, à frente do neerlandês Marijn van den Berg, da EF Education-EasyPost, segundo classificado, e do compatriota Jordi Meeus, da BORA-hansgrohe, que completou o pódio da etapa, todos com o mesmo tempo do vencedor, excluindo bonificações.

Thijssen vence pela segunda vez esta temporada, após a conquista do Troféu de Palma, corrida integrada no Challenge de Maiorca, nesta ilha espanhola, no dia 28 de janeiro. O corredor, que está a iniciar a quarta época na formação belga Intermarché-Wanty, em que alinhou Rui Costa em 2023, foi ainda 5.º classificado na Clássica de Almeria, no último domingo.

Rui Oliveira, da UAE Emirates, foi o corredor português melhor classificado na etapa, na 6.ª posição, seguindo de Luís Mendonça (Sabgal-Anicolor), no 9.º lugar, ambos a 1 segundo do vencedor.

Após a contabilização destes bónus de tempo, Gerben Thijssen é o primeiro líder da Volta ao Algarve 2024, com quatro segundos de vantagem sobre Marijn van der Berg e seis em relação a Jordi Meeus.

Na quinta-feira, realiza-se a segunda etapa, que tem a distância de 171,9 quilómetros, ligando Lagoa e o Alto da Foia, na Serra de Monchique, em que meta coincidente com uma contagem de montanha de 1.ª categoria, o ponto a maior altitude do Algarve.

“Já tenho duas vitórias e estamos apenas na metade de fevereiro. É incrível”, disse Gerben Thijssen após a etapa. “O ano passado não tive um bom início de temporada, então este período é muito importante para mim. Especialmente neste nível competitivo. Trabalhei muito para estar nesta forma agora, e meu trabalho duro está a dar os seus frutos”, acrescentou o belga.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Thijssen também vê o sucesso de hoje como coletivo: “A equipa também fez um excelente trabalho. Tive sempre seis homens comigo e controlámos a corrida. Também é uma honra que Mike Teunissen queira trabalhar para mim”, destacou.

“A fase final da etapa foi difícil devido ao vento contrário”, continuou o vencedor. “Mas sabia que se estivesse numa boa posição, poderia vencer”, referiu o corredor da Intermarché-Wanty, que quer voltar a celebrar no Algarve, mas não ele… “Esperamos ter mais sucesso esta semana. Com Rune Herregodts visamos a geral. Ele é muito bom no contrarrelógio. E no terceiro dia queremos sprintar novamente, mas com essa vitória em mãos já me sinto melhor”.

Classificações:


Créditos da imagem: Twitter Intermarché-Wanty https://twitter.com/IntermarcheW/status/1757809465217138905/photo/1

PUB
Nova Trek Supercaliber

Também vais gostar destes!