Miguel Angel ‘Superman’ Lopez venceu nas esgotantes vertentes do Alto d’El Gamoniteiro (14,6 km com uma inclinação média de 9,8%) a 18º etapa da Vuelta a Espanha, esta quinta-feira. O colombiano atacou nos últimos 4 km da etapa rainha da competição, com um esmagador desnível acumulado de 4500 metros, para garantir a vitória, à frente do camisola vermelha Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e do seu companheiro da Movistar, Enric Mas.

PUB
Specialized Levo

Depois de um dia louco na etapa dos Lagos de Covadonga, na véspera, o pelotão da Vuelta enfrentou outra jornada monstruosa, que incluiu as ascensões ao Puerto de San Llaurienzo, La Cobertoria e El Cordal, antes de um cume sem precedentes, o Alto d’El Gamoniteiro.

Storer e De la Cruz… tentaram

A etapa começou com uma fuga aos 10 km, de um grupo de 32 corredores, que integrava, entre as principais figuras, Michael Storer (Team DSM), Rafal Majka (Emirates Emirates) e Rein Taaramäe (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux).

No entanto, a Movistar começou a trabalhar na frente do grupo dos favoritos, em parceria com a Bahrain-Victorious, e a diferença dos fugitivos fixou-se 2.30 minutos no sopé da penúltima subida do dia, Alto del Cordal (8,2 km, 5,8%).

Nesta ascensão de 2.ª categoria, Michael Storer isola-se na dianteira, chegando às primeiras rampas do temível Gamoniteiro com pouco mais de 2 minutos. Em seguida, é David De la Cruz (Emirates) que salta do grupo do camisola vermelha a pouco mais de 10 km da meta, onde a Bahrain mete o ‘passo’.

Ataque do ‘Superman’

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

De la Cruz alcança Storer ainda com 7 km do ‘inferno’ para escalar. Atrás, Egan Bernal (Ineos Grenadiers) ataca a 5 km do alto, e Miguel Angel Lopez contra-ataca nos últimos 4 km. O colombiano da Movistar apanha rapidamente De la Cruz… e deixa-o pregado ao asfalto.

Miguel Angel ‘Superman’ Lopez arranca para a vitória para completar o seu conjunto de triunfos em chegadas em alto na Vuelta, depois de Calar Alto e Sierra Nevada em 2017. O corredor da Movistar cortou a meta com 14 segundos de vantagem sobre Primoz Roglic, segundo na etapa e ‘mais’ camisola vermelha, e 20 segundos sobre o seu companheiro de equipa Enric Mas, terceiro no dia e segundo na classificação geral.

Também vais gostar destes!