O Red AXS recebe uma atualização completa e que abrange todos os componentes que dão forma a este grupo de transmissão Sram eletrónico. O melhor de tudo: está mais leve (apesar de a diferença de peso para a geração anterior não ser assim tão grande…) e, diz o fabricante, está muito mais avançado em termos de tecnologia.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

O que não falta agora também são novas versões de bicicletas de grandes marcas que acolhem este renovado conjunto que tem um preço que não está ao alcance de todos. É exemplo disso as novas Specialized (Aethos, Roubaix e Tarmac SL8), a nova Cannondale LAB71 SuperSix Evo, as novas BH Aerolight e Ultralight e muitas outras!

O desviador traseiro é um dos elementos que mais mudou: o peso fica-se pelos 262 gramas e agora há compatibilidade com cassetes que vão de 10-28t a 1036t.

Os carretos são maiores e foi integrado o mini amortecedor com fluido Orbit que conhecemos do desviador do conjunto Sram XX das bicicletas de BTT.

As manetes são dos elementos que mais evoluem neste grupo. Baixaram 83 gramas na balança e apresentam ergonomia mais apurada, com um ajuste de alcance que facilita a adaptação a utilizadores com diferentes tamanhos de mão.

Uma das maiores novidades é a incorporação dos Bonus Buttons, botões que permitem ligação a dispositivos ANT+ ou um uso como triggers adicionais, isto sem se retirar as mãos do lugar.

PUB
Prototype

Estas manetes acionam pinças de travões de disco totalmente novas (com um novo design bastante minimalista) e o sistema de purga também foi revisto, com a tecnologia Bleeding Edge a tornar essa tarefa mais limpa e rápida. É posível ajustar o ponto de contacto das manetes para personalizar a ação dos travões.

O desviador da frente é talvez o que menos muda. Mantém a já existente tecnologia Yaw com ajuste eletrónico e que vai efetuando ligeiras mudanças de posição para que a corrente “acerte” perfeitamente em todas as possibilidades de combinação de cassete e prato no pedaleiro.

Os cranques também têm um novo design, sendo compatíveis com sistemas de dois pratos ou monoprato. São em fibra de carbono e também aqui o peso baixa qualquer coisa como 29 gramas.

PUB
Giant TCR 2024

Existem com ou sem potenciómetro. Este elemento tem um margem de erro anunciada de +-1,5%, um valor muito pequeno, algo que corresponde ao desnivelamento entre a potência de um perna para a outra. As medidas de cranques disponíveis fazem com que haja uma opção para cada tipo de utilizador: 160, 165, 167.5, 170, 172,5 ou 175 mm.

E a combinação com o prato pode ser variada, como são exemplos as combinações 50/37t, 48/35t e 46/33t em prato duplo e 50t em monoprato.

A cassete (XG-1290) existe em diferentes opções: 10-28t, 10-30t, 10-33t e 10-36t. Fabricadas com a tecnologia X-Dome, um design exclusivo de um só peça em aço, o que também permite redução de peso, garante a Sram.

Por fim, a corrente, que também é nova. Tem agora o conhecido design dos conjuntos de BTT, o Flattop, cuja parte superior plana e formato permite economizar 13 gramas, garantem.

Mais info:

Também vais gostar destes!