Tem muita “pinta”, esta nova bicicleta de gravel da BH. Pelo menos a julgar pelas fotos e pelo vídeo que podes ver acima. A BH GravelX já está disponível nas lojas e no site da marca espanhola, sendo que promete “conforto, leveza e agilidade para competir ou devorar quilómetros”.

PUB
Prototype

A BH explica assim o “nascimento” desta nova GravelX: “uma evolução com o objetivo de igualar as sensações de agilidade e velocidade dos modelos de estrada, mas com a capacidade de filtrar as vibrações para desfrutar de qualquer trilho”. Até porque é a estreia deste fabricante no segmento de gravel.

A BH GravelX não apresenta muitas fixações para acessórios e bolsas, pois é um modelo destinados às corridas de gravel e aos passeios quotidianos, como a própria marca afirma. E em destaque está o sistema antivibrações SRS.

O objetivo aqui é minimizar os impactos gerados ao longo das várias horas a pedalar por trilhos irregulares. Para isso foi desenvolvido o sistema de absorção de vibrações SRS (Smooth Riding System), que, graças à forma das escoras e ao ponto de articulação que une o tubo do selim e os tirantes, dá origem a uma zona de flexão controlada e capaz de filtrar as vibrações do terreno.

O sistema gera um movimento de 3 a 5 mm consoante o peso do ciclista. Além disso, a forqueta Air Bow Gravel, com conceção herdada dos mais recentes lançamentos de estrada da BH, também promete ajudar a dissipar as vibrações vindas do terreno.

Sendo uma bicicleta de competição, o quadro e a forqueta da BH GravelX, em carbono, são fabricados através do processo HCIM da marca. “”Fibras de carbono de alto módulo combinadas com carbono Ballistic, um tipo de carbono especialmente selecionado pela sua maior resistência aos impactos e utilizado nos modelos de BTT”, explica a marca.

PUB
Giant TCR 2024

O peso do quadro está nos 1.050 gramas, com clearance para receber pneus de até 45 mm, isto tanto no quadro, atrás, como na forqueta, à frente. Mas também há integração noutras partes da bicicleta.

O sistema de aperto do selim está completamente oculto no quadro, existindo também uma passagem de cabos interna com sistema de direção ICR. É possível usar hastes e guiadores convencionais, refere a BH, para obter a maior compatibilidade possível com o quadro. O aperto das rodas conta com alavancas completamente ocultas no interior, como noutros modelos da marca.

Há ainda um compartimento dentro do tubo diagonal para transportar itens como uma mini bomba, um cartucho de CO2 e uma câmara de ar. Com abertura e fecho sem ser preciso usar ferramentas. 

PUB
TrekFest 2024

Também vindos das bicicletas de estrada, a BH GravelX integra o bidon e a grade Aerolight, bem como o sistema Aerolight Toolbox. Já o espigão de selim apresenta uma fixação para a luz de presença traseira BH Planck.

A BH GravelX tem disponíveis na gama quatro versões, com preços a partir de 3.299 euros, sendo que estes preços podem ser mais baixos em Portugal devido à redução do IVA nas bicicletas. Existem cinco cores padrão à escolha para o quadro e ainda a possibilidade de criar designs exclusivos através do programa BH Unique.

Mais info:

Lê também:

Nova BH Lynx Race: concebida para conquistar pódios? [com vídeo]

Também vais gostar destes!