Jan Ullrich, vencedor do Tour de 1997 e da Vuelta em 1999, bicampeão mundial de contrarrelógio em 1999 e 2001, e campeão olímpico também de contrarrelógio em 2000, confirma que será protagonista e tema principal de um documentário televisivo na Amazon Prime. O antigo corredor alemão promete “contar a [sua] história, toda a história”.

PUB
Giant TCR 2024

Anunciado na primavera de 2022 e aguardado com ansiedade pelos fãs de ciclismo, “Der Gejagte” (“A Presa”) será lançado a 28 de novembro e recria a vida e a carreira de Jan Ullrich, de 49 anos. Doping, drogas, depressão… Todas as questões e problemas em que se envolveu o ciclista, durante e já após o final da carreira serão abordados, sem filtros, segundo as primeiras imagens da série reveladas pela plataforma, num aliciante teaser que se encontra desde já no Youtube (através deste link).

“Sacrifiquei toda a minha vida para chegar onde cheguei”, começa por declarar Jan Ullrich no referido trailer. O colosso de Rostock, o único alemão a vencer a Volta a França, experimentou uma descida ao inferno, tão rápida e impressionante como a sua aparição no pelotão mundial, chegando a antecipar-se um verdadeiro conto de fadas.

Segundo classificado do Tour com apenas 22 anos, atrás do seu companheiro de equipa Bjarne Riis na Deutch Telekom em 1996, e incontestado vencedor da Grande Boucle em 1997, a história de sucesso de Jan Ullrich, um dos mais impressionantes corredores da sua geração, mobilzando uma legião de fãs e não apenas no seu país, terminou em 2006, sob fortes suspeitas de doping, após revelações sobre as suas ligações ao médico espanhol Eufemiano Fuentes, envolvido em inúmeros casos de doping e no centro do caso Puerto.

Jan Ullrich diz que fará confidências e afirma querer “contar [sua] história, toda a história”, sem deixar nada de fora e principalmente o doping. “Vinte anos depois, temos de admitir as nossas falhas. Seria errado dizer que não enganei ninguém. Os fãs, em particular”, anuncia o alemão, que enfrentou uma autêntica cruzada pela sobrevivência, contra as drogas pesadas, o álcool e a depressão, com constantes recaídas e internamentos em unidades de reabilitação de drogas e clínicas psiquiátricas.

Entre os ilustres convidados do documentário, o famigerado médico Eufemiano Fuentes – “Eles (os corredores) vieram ter comigo a pedir-me uma fórmula milagrosa para vencer” – mas também Lance Armstrong, antigo grande rival de Jan Ullrich e de quem é agora muito próximo.

O americano apoiou-o nos momentos mais difíceis do pós-carreira, quando mergulhou na depressão e chegou ao limiar da sobrevivência. “Escapei mesmo da morte. Consumi cocaína e bebi uísque como se fosse água”, confessa o Ullrich, um dos mais brilhantes corredores da sua geração.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Lê também:

Diário do Tour 2023: Após duas semanas ao segundo, em 30 minutos… golpe fatal!

Imagens: Twitter

Também vais gostar destes!