Sim, há novidades no Zwift, aquela que é uma das mais utilizadas plataformas de ciclismo virtual indoor em todo o mundo!

PUB
Giant TCR 2024

Como habitualmente, os responsáveis pelo Zwift apresentam e disponibilizam de imediato alguns novas funcionalidades sempre que começa uma nova estação. Foi o que aconteceu agora (e irá acontecer nas próximas semanas), por isso dá uma olhada abaixo a esta meia dúzia de novos “atrativos” na plataforma.

Nova expansão ao mapa Watopia – The Grade

Disponível apenas em Junho, a Zwift The Grade é uma zona que ficará situada no lado oeste da secção mais recente do mapa Watopia, a Southern Coast. E esta é uma passagem direta entre  a Ciudad de La Cumbre e o Epic KOM. Esta expansão trará novos percursos também para exploração livre, bem como para treinos e corridas.

My List

Esta funcionalidade facilita a tarefa de procurarmos o treino que queremos fazer, algo que pode roubar-nos algum tempo assim que começamos. Já aconteceu a todos, certamente, perdermos ali uns bons cinco minutos na escolha do percurso que vamos tomar…

Com a My List podemos assim ter opções já selecionadas, sendo que esta lista vai sendo criada e surge sempre no ecrã principal assim que nos ligamos à plataforma. Nota: funciona através da app Zwift My Companion, que decerto já conheces.

PUB
KTM

Atualização do HUD

O HUD do Zwift recebe agora mais informação, com destaque para apresentação de um novo ecrã, o Climb Mode, que fica bem no centro da interface e que não é mais do que a indicação da informação relativas aos kms que vão ser passados a subir.

Passa a ser possível também personalizar praticamente todo o look do HUD através dos menus da plataforma a nível estético e ao nível dos campos de informação. Exemplos: Speed, Average Power, Power-to-Weight Ratio (W/KG), Cadence e Heart Rate.

Ligação a plataformas de treino externas

Além das formas de treinar através da própria plataforma, esta ligação, que chega no verão, vai permitir ligar o Zwift a outras plataformas de treino ou a sistema externos preparados por um treinador ou outra opção que requeira a importação de um plano de treinos, por exemplo.

PUB
Prototype

Isto é uma espécie de API que outras plataformas podem usar para serem compatíveis com o respetivo sistema de importação do Zwift. Os treinos importados por este meio aparecerão no nosso espaço Custom Workouts.

Volta a França 2024 no Zwift

Esta novidade é, basicamente, um conjunto de conteúdos alusivos ao Tour, que acontece em julho.

Exemplo, o Climb Portal terá oito subidas emblemáticas da corrida francesa, bem como vários outros eventos relacionados com a prova. São três semanas de Tour, pelo que o Zwift irá libertar nas alturas certas os seguintes eventos:

Semana 1:

  • Côte des Forche – Stage: 1, Elevation: 159 m, Avg Grade: 6.3 %, Distance: 2.5 km
  • Col du Galibier (Lautaret) – Stage: 4, Elevation: 563 m, Avg Grade: 6.6 %, Distance: 8.6 km

Semana 2:

  • Pas de Peyrol/Puy Mary – Stage: 11, Elevation: 628 m, Avg Grade: 6.9 %, Distance: 9.2 km
  • Pla d’Adet – Stage: 14, Elevation: 873 m, Avg Grade: 8.2 %, Distance: 10.7 km
  • Col de Peyresourde (Avajan) – Stage: 15, Elevation: 555 m, Avg Grade: 7.7 %, Distance: 7.2 km

Semana 3:

  • Isola 2000 – Stage: 19, Elevation: 1157 m, Avg Grade: 7.1 %, Distance: 16.2 km
  • Col de la Couillole – Stage: 20, Elevation: 1145 m, Avg Grade: 7.2 %, Distance: 15.9 km
  • La Turbie/Col d’Eze – Stage 21, Elevation: 616m, Avg Grade: 3.1%, Distance: 15.9km

Os mapas de Paris e de França também estarão personalizados à imagem do Tour.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Treinos de Primavera

Por fim, uma novidade que já está em curso: os treinos de primavera no Zwift. Esta é uma série de treinos de seis semanas que tem como objetivo preparar-nos para as grandes voltas reais, no exterior, que chegam com o tempo mais quente.

Cada treino tem um versão longa e uma curta, sendo possível escolher sessões entre 30 e 50 minutos. Se ainda não reparaste nesta opção nova, fica tranquilo, já que é possível fazer os treinos que ficaram para trás desde o início.

Mais info:

Também vais gostar destes!