Não foi à primeira, foi à segunda etapa… Tadej Pogacar conquistou a camisola rosa, cuja conquista madrugadora relativizou em antevisão a este Giro. Mas o esloveno não está para estratégias, que poderiam protegê-lo e à sua equipa de terem de defender a lideranças nas próximas etapas – depois de se terem esforçado para que o seu líder chegue ao primeiro lugar nestas duas etapas.

PUB
Giant TCR 2024

Pogacar foi igual a si próprio. Nem mais, nem menos… bom. Ou exuberante a impor-se aos adversários. Fê-lo como bem sabe, atacando, isolando-se e a vencer. À segunda etapa já tem praticamente um minuto de vantagem sobre os mais diretos perseguidores, também sem surpresa, Geraint Thomas, e para já, Daniel Martinez. Não parece haver mais em condições. Talvez o jovem Cian Uijtdebroeks, da Visma. As semanas que aí vêm dirão.

A tendência da corrida no topo da geral, agora, é para estabilizar. Mas só até à próxima chegada em alto. Então, Pogacar vai outra vez tentar aumentar a vantagem e sentenciar, o mais rapidamente possível, a questão da vitória neste Giro. O Tour segue-se e aí haverá concorrência mais forte (na teoria), ainda que a maior, de Jonas Vingegaard, não se mera suposição… de otimismo.

A minha dúvida está na capacidade desta equipa da UAE Emirates para controlar a corrida durante três semanas. No entanto, quando, quiçá, estiverem a acusar o cansaço (e mais do que isso), já Pogacar deverá ter uma vantagem suficiente para se defender sozinhos dos oponentes diretos, um a um. Porque não haverá segundas linhas nas formações rivais que estejam em condições, na geral, para fazer perigar a liderança do esloveno numa eventual manobra de ataque por vagas.

E não se espere em alianças (por mais que os comentadores acreditem na possibilidade de haver), porque estarão todas a pensar em defender as suas posições, mesmo que secundárias. Ou seja, os degraus do pódio abaixo do mais alto. É sempre assim, quando se olha para um corredor… inalcançável.


Crédito da imagem: UAE Emirates Twitter -https://twitter.com/TeamEmiratesUAE/status/1787184677259776271/photo/2

PUB
Specialized Levo

Também vais gostar destes!