A BORA-hansgrohe e a Red Bull juntaram-se para lançar um novo programa de prospeção de jovens talentos no ciclismo de estrada. O “Red Bull Junior Brothers” será lançado no dia 1 de fevereiro e, no final, dois corredores irão integrar a equipa de desenvolvimento da estrutura alemã, a Team Auto Eder.

PUB
Cube Stereo ONE

Além deste prémio, ambos também assinarão um contrato de atleta com a Red Bull que, entre os ciclistas de estrada, conta, por exemplo, com Wout van Aert e Tom Pidcock, ambos escolhidos pela marca quando começaram a destacar-se no ciclocrosse, antes da aposta na estrada. O britânico também gosta bastante do BTT (é o campeão olímpico de XCO).

O anúncio foi feito na Austrália, numa altura em que a época do World Tour se prepara para arrancar esta terça-feira no Tour Down Under, no que ao calendário masculino diz respeito. O feminino começou no domingo.

Quanto aos pormenores do programa, a BORA-hansgrohe explica que está aberto a todos os participantes que nasceram em 2006 e 2007 e irá decorrer entre 1 de fevereiro e 31 de maio.

“Os ciclistas poderão usar o Strava ou o Zwift para competir pela hipótese de se tornarem um Red Bull Junior Brother. Podem completar a inscrição online de 1 a 30 de junho, com os ciclistas mais fortes a participarem depois num estágio em agosto”, refere a BORA-hansgrohe.

Esse estágio será o último passo para eleger os dois jovens que integrarão a equipa de desenvolvimento a partir de setembro.

“Esta é a primeira vez que a Red Bull está envolvida num projeto de ciclismo de estrada globalmente e estou orgulhoso que o façam juntamente com a BORA-hansgrohe”, começou por destacar o diretor da formação alemã, Ralph Denk.

PUB
KTM

“Além disso, o próprio programa também é um marco para nós em termos de ‘scouting’. Através do ‘Red Bull Junior Brothers’ podemos procurar talentos em todo o mundo e até mesmo alcançar aqueles que de outra forma não participariam sequer em corridas”, acrescentou.

O responsável pelo “scouting” e desenvolvimento de jovens atletas da equipa, Christian Schrot, realçou que os participantes devem “trazer com eles talento e força, mas também potencial para melhorar”.

Diz ainda que no estágio haverá a oportunidade para conhecer melhor os ciclistas como atletas, mas também as suas personalidades: “O caráter é importante porque, para se ter uma carreira profissional, é necessário dedicação e resistência.”

Também vais querer ler…

Equipamento da BORA-hansgrohe inspirado no que venceu o Giro mas mais aerodinâmico [com vídeo]

PUB
KTM

Fotografia: Sprint Cycling Agency/Facebook BORA-hansgrohe

Também vais gostar destes!