O Tour Down Under feminino alcançou um marco importante com a sua estreia no calendário World Tour. A primeira etapa decorreu este domingo e a polaca Daria Pikulik (Human Powered Health) surpreendeu as favoritas, vencendo e tornando-se assim na primeira vencedora da corrida australiana no ano em que o Tour Down Under entrou para a elite das provas de ciclismo.

PUB
Orbea Genius Dealers

Não consigo acreditar”, desabafou Pikulik, “A minha equipa trabalhou tanto para isto e é uma honra fantástica”, acrescentou. Mas há mais um pormenor que torna esta vitória ainda mais memorável: “É a minha primeira corrida World Tour pela minha nova equipa.”

Daria Pikulik, uma ciclista que muito aposta na pista, é um dos reforços da Human Powered Health. A polaca de 26 anos não poderia desejar melhor começo, pois é apenas a segunda corrida pela formação americana. A estreia foi no sábado na Schwalbe Classic, uma prova que serve de aperitivo ao Tour Down Under, pois dura uma hora e uma volta no circuito urbano de Adelaide.

Pikulik foi 10ª, mas esteve muito melhor no sprint em Aldinga. Foram 110,4 quilómetros, que começaram em Glenelg, algo nervosos. O vento obrigou a trabalho extra a muitas ciclistas, pois o pelotão chegou a ficar cortado. Ocorreram algumas quedas e apesar das tentativas de fuga, a primeira etapa do Tour Down Under disputou-se ao sprint.

A FDJ-Suez e a equipa da casa Jayco AlUla fizeram de tudo para colocar as suas sprinters numa boa posição. Porém, sempre atenta às movimentações, Pikulik surgiu no meio para bater Clara Copponi e Georgia Baker, segunda e terceira, respetivamente.

A polaca partirá para a segunda etapa como líder e com uma vantagem de quatro segundos, beneficiando das bonificações. Serão 90 quilómetros (a tirada mais curta da competição) entre Birdwood e Uraidla.

Race Routes | Women's Singapore Airlines Stage 2 | Santos Tour Down Under 2023
PUB
Prototype

Classificações completas: 

Também vais querer ler…

Maria Martins dá o salto para o World Tour

Fotografia: Facebook Tour Down Under

PUB
Orbea Genius Dealers

Também vais gostar destes!