Foi em meados de fevereiro que a marca norte-americana apresentou  Propero 4, a mais recente do conhecido capacete Specialized que promete leveza, frescura e um “pacote” muito aerodinâmico… E a promessa foi cumprida!

PUB
Cube Stereo ONE

O Specialized Propero 4 é um capacete de gama média, diz a marca), mas note-se que a qualidade de construção e as características de segurança não são deixadas ao acaso. Porque, sejamos sinceros, este continua a ser um capacete de praticamente 200 euros (190, para sermos mais exatos).

A 4ª geração do Propero traz consigo algumas características muito animadoras, prometendo aliar “a aerodinâmica do S-Works Evade 3 à ventilação do Prevail 3”, que são dois dos mais vendidos capacetes deste fabricante. Pois bem, a Specialized tentou juntar dois mundos num só, e n verdade parece ter conseguido, pelo que temos vindo a experimentar na estrada.

O novo Propero 4 junta bem a aerodinâmica e a leveza, e é realmente um capacete muito confortável. É como se ficássemos sem o sentir na cabeça. Em andamento sentimos claramente pouca “pressão” ou resistência ao vento, principalmente quando os ritmos ficam mais vivos… Também gostámos de o utilizar em cenários de BTT, é ambiente onde não desilude (vê aqui o teste à nova Specialized Epic 8 Pro, em que o utilizámos durante muitos kms).

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Por outro lado, e talvez graças à tecnologia de Micro Channeling (canais com 2 mm de diâmetro que criam turbulência no fluxo de ar, ajudando a criar um “turbilhão”contínuo), a frescura e a ventilação eficaz manteve-se sempre presente. Mesmo em dias quentes (como a semana em que treinámos várias vezes com temperaturas bem altas…), o capacete está aprovado neste campo.

O ajuste é perfeito. Nnão integra fivelas de aperto magnéticas, mas, na verdade, isso não é o mais importante. O sistema de “rodinha” traseira FS3 e as fitas Tri-Fix proporcionam um “casar” do capacete com a cabeça muito bom. Mesmo para quem tem mais cabelo (ou menos…), o capacete permanece bem colocado todo o tempo.

Um pormenor (que para nós é importante!) é o suporte para os óculos e a Specialized aqui trabalhou bem, mais uma vez. Os óculos não mexem, não abanam e não fazem ruídos parasitas. Sentimos um grande à vontade com os óculos colocados na frente do capacete.

PUB
Prototype

O nosso Specialized Propero 4 veio nesta cor branco desgastado/brilhante. Gostámos muito mas, em caso de o sujarem, recomendamos que o lavem assim que chegarem a casa, pois é possível criar algumas manchas mais difíceis de retirar no futuro…

Depois, relembramos que este é um capacete com a tecnologia Mips ao serviço da segurança e que obteve cinco estrelas nos testes da Virginia Tech.

Por 190 euros, com boa aparência e com todos os restantes (bons) detalhes aqui referidos, a conclusão é de que o Specialized Propero 4 pode ser uma escolha acertada na hora de escolher um capacete de ciclismo de estrada.

Mais info:

Também vais gostar destes!