Se nas versões para bicicletas de estrada e gravel o mote era fazer desaparecer a necessidade de duplo prato no pedaleiro e desviador frontal, então agora a ideia é outra: “já experimentaste o 1x, agora vê até onde pode chegar”. É este o slogan no lançamento do sistema de transmissão Classified Powershift para BTT.

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Há muito que se esperava e finalmente chegou, e com uma apresentação bastante detalhada à imprensa europeia. E há uma frase que define tudo, dita pela própria marca: o sistema Powershift aumenta o range de mudanças de uma pequena cassete 11-40t até 530%”…

Tal como no kit para estrada e gravel, aqui o conjunto varia na quantidade de elementos que traz, o que também faz mudar o preço, naturalmente. Podemos comprar o kit mais básico, que não inclui cassete e rodas, por exemplo, ou podemos avançar para o conjunto completo.

O que está sempre presente é o eixo traseiro com o manípulo para o guiador (que comunica com o sistema instalado na roda de trás por emparelhamento Bluetooth), a chaveta de aperto e o cubo traseiro, que é onde a “magia” acontece.

A tecnologia no interior do cubo é equivalente à que encontramos no sistema para bicicletas de estrada e gravel. Consegue uma desmultiplicação baseada em dois rácios e com velocidades de transição entre mudanças de até 150 milisegundos, garante a Classified.

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“O rácio 1/1 coloca a cassete em harmonia com a roda, mas rodando mais depressa que esta numa redução de 0.7; é isto que faz aumentar o range da cassete, que é apenas 11-40t”, explica o fabricante belga. Estamos ansiosos para testar este novo sistema para verificarmos se a escolha da mudança passa a ser também aqui mais eficaz, de certa forma.

Vantagens de uma cassete mais pequena? Leveza e menos “esforço” para o desviador traseiro, de certa forma. A marca afirma também que podemos mudar de velocidade em força e em pedalada plena (até 1.000 watts), tal como diz que o sistema é todo à prova de água.

Há compatibilidade com transmissões eletrónicas da Sram.

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Além do cubo, o eixo também importa. Neste caso não só por apertar a roda no sítio, ajustando a cassete, mas porque é o elemento que recebe o sinal Bluetooth vindo do manípulo no guiador. Este, o manípulo, dá pelo nome de Classified Ringshifteron e, a julgar pelas imagens e vídeos, parece ser bastante compacto e minimalista.

Uma nota sobre o manípulo Classified Ringshifteron: não confundir com o manípulo “normal” que controla o desviador e muda as velocidades normalmente.

Este manípulo do sistema Classified está instalado no lado esquerdo do guiador e é o que faz mudar o rácio da cassete através da ação do cubo. É como se tivessemos dois pratos pedaleiros, um mais pequeno, outro maior, cada um com a sua ação sobre as relações da cassete.

Ou seja, temos 12x, mas ao pressionar o botão do manípulo o sistema muda o rácio para termos outras 12 x mais “leves” (ou mais “pesadas”, dependendo daquele em que estávamos).

Por sua vez, a cassete que a Classified produz para estes kits destinados a bicicletas de BTT é de 12x e com uma relação 11-40t, como já referimos. Tem o design proprietário da marca e pesa 248 gramas.

Depois há também a questão das rodas da Classified, sendo que podemos adquirir um kit com ou sem elas. O sistema funciona com rodas de outros fabricantes, mas há uma lista de compatibilidade.

Neste caso são as rodas M25/30, disponíveis com o cubo já referido e possibilidade montagem de discovia Centerlock ou sistema de seis parafusos. Com aros em carbono e peso de 1.365 gramas o par, diz a marca.

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Aconselhamos uma visita ao site da Classified para consulta das listas de especificações completas do Powershift para BTT. Os preços começam nos 1.449 euros, como podes ver na imagem abaixo.

Mais info:

Lê também:

Teste GoRide.pt: kit transmissão Classified Powershift [com vídeos]

Bicimax é o novo distribuidor ibérico da Classified

Imagens: Classified / Mirror Media / Gregory Van Gansen / Imagetting

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